J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
XVI - Semana Biblica dos Capuchinhos de Gondomar - Palavra de abertura do Vigário de Gondomar Imprimir EMail

Santificados pela Palavra – Ser Consagrado, Hoje,

na Igreja e no Mundo,

Logo Testemunhas da Missão

 

Em Ano da Vida Consagrada

Exmos. Senhores e Exmas Senhoras

Saudações a todos, Bem vindos à XVI Semana Bíblica do Capuchinhos de Gondomar. Felizmente já vamos na XVI edição desta Oferta importantíssima para o nosso Concelho.

Saudando a todos, especialmente à Fraternidade dos Capuchinhos que preparou esta Semana com grande esmero e esforço, cumpre-me o feliz dever de apresentar a todos – Os promotores, Os Religiosos da nossa Vigararia que por aqui vão passar – e a todos os presentes votos duma Boa Semana Bíblica.

Faço-o em nome de toda a Vigararia, Párocos e Comunidades Paroquiais e os diversos Movimentos.

Esta é uma importante iniciativa da Igreja, na Igreja e para a Igreja. Como sabemos, as Semanas Bíblicas acontecem em Fátima em Agosto e depois replicam-se por Barcelos, Amial, Madeira, etc e aqui para nós também em Gondomar.

A Vigararia de Gondomar é uma privilegiada por ter esta excelente oportunidade de Formação. Oxalá possa ser fecunda e bem aproveitada pelo maior número possível.

É de facto uma Graça do Senhor, um dom da Igreja e do Consagrados Capuchinhos, termos durante uma Semana um tema  sempre tão atual… com um leque de Conferencistas – normalmente os mesmos da Semana Bíblica Nacional em Fátima – o que lhe confere uma verdadeira dimensão Científica, muito séria e sempre com os temas que estão na emergência da atualidade.

E tudo isto, simplesmente para darem ao Povo de Deus um alimento sólido, credível, sempre em comunhão com o Magistério e na sintonia com as dores e esperanças, alegrias e tristezas do mundo e da Igreja, na Atualidade.

É portanto de louvar e enaltecer o imenso esforço e investimento que os Sr.s Padres Capuchinhos fazem nesta e demais Semanas Bíblicas,

E sublinho este louvável esforço, em trabalho, na perspicácia dos temas e Conferentes, na Revista Biblica Série científica que depois recolhe todas as Conferencias, na Editorial que dispõe de valiosos subsídios e mesmo no esforço financeiro que um Evento desta natureza e envergadura implica.

Mas apesar do seu caráter profundo, académico e científico, é perfeitamente acessível e envolvente para todo o Povo. Com o jeito único dos Capuchinhos.

E este Ano o tema da XVI Semana Bíblica 2015 insere-se no espírito da celebração do «Ano da Vida Consagrada», que, segundo o Papa Francisco, não «diz respeito apenas às pessoas consagradas, mas a todo o povo cristão, aos próprios leigos, para que se tornem mais conscientes do dom,  que é para todos a Vida Consagrada»(C.A. I.1).

Por isso o nosso Programa inclui a apresentação e o Testemunho público de todos os Religiosos da nossa Vigararia ao longo da Semana.

Em Ano da Vida Consagrada, às portas do Jubileu da Misericórdia e na Alegria do Evangelho que é a nossa missão,

Só podemos dizer muito obrigado, Bem Hajam, Parabéns! Continuem, queremos acolher tão belos dons, para que a semente caia em boa terra.

Enquanto Vigário da Vara do nosso Concelho, apresento ao Guardião desta Fraternidade – Padre João Santos Costa e a toda a Comunidade Capuchinha, as nossas sinceras felicitações e agradecimentos.

Uma palavra particular – de afeto e fraterno apreço no Senhor – para o grande arquiteto e engenheiro desta Semana em Gondomar: o venerando ancião Frei Vítor Arantes.

Um belo exemplo de sacerdote lúcido, estudioso, que ama e por isso se empenha com entusiasmo jovial nesta Semana, como na pesquisa e reflexões que regularmente publica na Revista Bíblica.

A Vigararia incentiva-os a continuar e ao povo a participar! Vale a pena. Precisamos desta formação para não caírmos no mero fervorinho, ocasional ou devocional.

Significativamente abre esta Semana com a Palavra do Vigário, em nome do Bispo, mas vai encerrar-se com a presença do próprio Bispo diocesano. O que confere à XVI Semana Bíblica dos Capuchinhos de Gondomar, uma confirmação de Feliz Serviço a toda a Igreja. Bem Hajam. Boa Semana para todos vós.

O Vigário da Vara: Padre Alípio Germano Barbosa

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol