J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
28-Informação Paroquial de 12 a 19 de Julho 2015 Imprimir EMail

       

INFORMAÇÃO PAROQUIAL  DE 12 A 19 DE JULHO 2015

 

01.  Está em distribuição o Jornal Paroquial Caminhando. Agradecemos a colaboração de todos.

02.  CONVÍVIO DA CONFRARIA DO ROSÁRIO – Tenda da Amizade, Dia 11 de Julho. A partir das 19h.

03.  RUMO AO JUBILEU FÁTIMA 2017Por ocasião da Festa Litúrgica em Honra de NSª SRª da Atalaia e dos Remédios, em Aguiar, vamos ter uma importante Conferência: ”Maria: da Atalaia ao Remédio, na Alegria do Evangelho”.

04.  Centro do Calvário – Dia 12 de Julho não há Missa às 09.00h.

05.  ORDENAÇÕES SACERDOTAIS NA NOSSA IGREJA DO PORTO: Dia 12, 16h – Na Sé.

06.  Monte Crasto – Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora, dia 13 de Julho, 08:30h no Crasto.

07.  Rosário pelas Vocações – Dia 13 de Julho, 21h – Na Igreja Paroquial, Orienta o MMF.

08.  Reunião Mensal da Confraria do Santíssimo Sacramento – dia 13 de Julho, às 21:30h.

09.  CPM(Centro de Preparação para o Matrimónio) – Reúnem dia 13, 21,30h

10.  GAC(Grupo de Animação e Cultura) – Reunião dia 14 julho, 21:30h.

11.  ASSEMBLEIA PAROQUIAL SOBRE A CONCLUSÃO DO CENTRO PASTORAL-15/07/21,3OH – Vamos ter uma Magna Assembleia Paroquial, para tomarmos importantes decisões sobre a Conclusão do Centro Pastoral.

a.    Convocam-se todos os Paroquianos e Pessoas de Boa vontade, a participarem. É o nosso Futuro que queremos discernir muito bem e “Edificar Comunidade – Concluindo o Centro Pastoral”.

b.    Dia 15 de Julho, às 21:30h – Não faltarão todos os Coordenadores dos Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais. E todos os Animadores e Servidores paroquiais.

c.    Mas Uma Assembleia Paroquial é para TODOS OS PAROQUIANOS EM GERAL. Aí terão uma palavra a dizer em feliz Corresponsabilidade. Importantes decisões esperam por nós.

12.  Reunião com todos os Peregrinos do Menino Jesus de Praga – Viagem 4 Capitais Europeias: Dia 16 de Julho, 21,30h no Salão Paroquial.

13.  TODOS OS CRISMANDOS, COM OS PADRINHOS – Reunimos, Dia 17, às 21,00h – Na Igreja de S. José, Cimo da Serra  -Estrada D. Miguel.

14.  Festa de Nossa Senhora da Atalaia e dos Remédios em Aguiar – Inicio da Preparação:  com Triduo

·          TRIDUO – dias 15, 16 e 17 de Julho, às 21:30:

·          Sábado, dia 18 Missa às 21:00h – Seguida de Procissão de Velas

·         Domingo, dia 19 Missas: 08:00h – Missa Solene às 11:00h;

·         Solene Procissão em Honra de N. Sra. Atalaia às 17:00h: com todos Organismos Paroquiais

·         Segunda dia 20: Missa às 09:00h por todos os Benfeitores.

15.  NOVIDADE, COM A ZONA DE ERMENTÃO CAMINHADA PEDONAL:“Edificar Comunidade  - dia 18 de Julho 2015 - Local : Passadiço da Marginal: Partida 10:00h (Casa Branca). Inscrições na Sacristia e no Bar da Amizade. Oferta Garrafa de Água e Boné.

 

MISSAS DOMINICAIS NA MATRIZ – HORÁRIO DE VERÃO:

         

           Julho e Agosto 2015

 

JULHO:            SÁBADO: 16;30H E 19;00H   

DOMINGO: 07;30H - 09;30H - 11;00H   -   NÃO HÁ MISSA ÀS 19.00H

 

AGOSTO:         SÁBADO: 19;00H E 21;30H

 DOMINGO: 07;30 E 09;30H   -   NÃO HÁ MISSA ÀS 11H, NEM ÀS 19;00H

 

 

         NOTA JULHO E AGOSTONÃO HÁ MISSA DAS 19H À TERÇA E SEXTA

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

16.  MCC – Movimento dos Cursilhos de Cristandade – Um Caminho atual e de compromisso com o Mundo. Para Casais ou Leigos que desejam viver e fermentar os ambientes com a Alegria do Evangelho.

17.  GEOP( Grupo Executivo obras Paroquiais) - Reunião com todas as Zonas/Movimentos. A Preparar Eventos na Tenda da Amizade na Festa do Rosário. Será dia 23 de Julho às 21:30h na Matriz.

18.  Confissões para o Crisma – dia 24 de Julho às 21:30h na Matriz.

19.  Dia de S. Joaquim e Sta. Ana, Avós de Jesus –  Dia Nacional dos Avós dia 26 de julho Vamos celebrar S. Joaquim e Santa Ana, Pais de Nossa Senhora e Avós de Jesus Na Matriz, dia 25  na Missa vespertina das 16,30h, com todos os Avós e Netos da Paróquia.

20.  CRISMA INTER-PAROQUIAL: Na Sé do Porto, Dia 26 de Julho – 17h. Os Candidatos com seus Padrinhos entrarão até às 16,30h: Paróquias de Vermoim da Maia, Covelo, S. Cosme e Jovim de Gondomar. Preparação para os de Gondomar: Reunião com Candidatos e Padrinhos,DIA 17 DE JULHO, 21,30H.Na Igreja de S. José de Cimo da Serra – Estrada D. Miguel, 715 –

21.  Oração do Rosário com as Famílias – Dia 25 de Julho às 21:30h na Matriz. Orienta o CPM(Centro Preparação para o Matrimónio)

22.  Benção de Mãe e Filho Pós Parto – dia 26 de Julho às 11h na Matriz.

23.  PPS ( Pastoral Paroquial Saúde) – Reunião dia 27 de Julho às 21:30h.

24.  MONTE CRASTO – Devoção dos CINCO PRIMEIROS SÁBADOS – Dia 01 de Agosto Rosário às 17h, Seguida Missa às 17:30h.

25.  PRÓXIMA BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS – DIA 05 DE SETEMBRO, às 18,40h – Na Igreja Matriz de Gondomar/S. Cosme. Agradecemos que façam inscrição prévia:

26.  A nossa Casa Comum – Cuidar da Criação – Encíclica do Papa Francisco sobre a Criação. Carregue Aqui.

 

XV  DOMINGO COMUM – B  -  EVANGELHO Mc 6, 7-13

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.  Palavra da salvação.

 







Comentário à Liturgia dominical: http://ecclesia.pt/

Fontes de Apoio à vivência da liturgia Diária: Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Comentário à Liturgia Dominical e diária: http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

Meditação Diária - em formato Áudio – sobre a Palavra do Senhor: http://www.passo-a-rezar.net/

 

 

Α -------------------------------------------------- M-XP --------------------------------------------------

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA.

E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

 

Rogando ao Senhor, que o Papa proclame 2017 Ano Santo Mariano

 

ANO MARIANO 2017: Fátima e Aparecida no Brasil, geminadas

 

·         300  Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Brasil

 

·         100 Anos das Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima

 

______________________________________________________________________________

 

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
 «SIGNUM MAGNUM»


DE SUA SANTIDADE PAPA PAULO VI 
CONSAGRADA AO CULTO DA VIRGEM MARIA,
MÃE DA IGREJA  E MODELO DE TODAS AS VIRTUDES

 I

O CULTO DEVIDO A MARIA COMO MÃE DA IGREJA

Maria Educadora da Igreja com a fascinação das suas virtudes

…….

3. Não se esgota, porém, no patrocínio junto do Filho a cooperação da Mãe da Igreja no desenvolvimento da vida divina nas almas. Ela exerce sobre os homens remidos uma outra influência: a do exemplo. Influência, na verdade, importantíssima, segundo a conhecida máxima: «As palavras movem, mas o exemplo arrasta». Realmente, tal como os ensinamentos dos pais adquirem eficácia bem maior se são apoiados pelo exemplo duma vida dentro das normas da prudência humana e cristã, assim também a suavidade e o encanto das excelsas virtudes da Imaculada Mãe de Deus atraem de maneira irresistível os ânimos para a imitação do divino modelo, Jesus Cristo, de que Ela foi a mais fiel imagem. Por isso o Concílio declarou: «A Igreja, reflectindo piedosamente sobre Maria e contemplando-a à luz do Verbo feito homem, cheia de respeito penetra mais e mais no íntimo do altíssimo mistério da Encarnação e vai tomando cada vez mais a semelhança do seu Esposo» (L.G. 65).

A santidade de Maria, luminoso exemplo de perfeita fidelidade à graça

4. É bom, além disso, ter presente que a eminente santidade de Maria não foi apenas um dom singular da liberalidade divina: foi também o fruto da contínua e generosa correspondência da sua livre vontade às moções interiores do Espírito Santo. É por motivo da perfeita harmonia entre a graça divina e a actividade da sua natureza humana que a Virgem rendeu suprema glória à Santíssima Trindade e se tornou honra insigne da Igreja, que como tal a saúda na Sagrada Liturgia: «Tu (és) a glória de Jerusalém, tu (és) a alegria de Israel, tu (és) a honra do nosso povo».

Exemplos de virtudes Marianas nas páginas do Evangelho

5. Nas páginas do Evangelho admiramos os testemunhos de tão sublime harmonia. Maria, logo que obteve a certeza pela voz do Anjo Gabriel que Deus a elegia para Mãe do seu Filho Unigénito, sem qualquer hesitação, deu o seu consentimento para uma obra na qual teria de empregar todas as energias da sua frágil natureza, declarando: «Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1,38). Desde esse momento, Ela consagrou-se inteiramente ao serviço, não apenas do Pai celeste e do Verbo Encarnado, tornado seu Filho, mas também de todo o género humano, pois compreendeu bem que Jesus, além de salvar o Seu povo da escravidão do pecado, seria o Rei de um Reino messiânico, universal e eterno (cfr. Mc 1,21; Lc 1,33).

 (CONTINUA)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Pode seguir a nossa Paróquia também no Facebook: Carregando: AQUI

 

Aos Noivos que casaram recentemente, aos que vão casar, Saudações de Paz e Bênção. Na Eucaristia, nos “encontramos todos” devido à Comunhão no Senhor e eucarística que celebramos. Espero por vós na Eucaristia. Espera por nós Jesus Cristo.

Às Famílias de Luto, sentidas Condolências e a certeza da nossa Oração e Comunhão convosco.

 

Os Jovens também são chamados a viver a Consagração ao Coração Imaculado de Maria. A Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude 2015, é um abraço caloroso da Igreja aos Jovens. Com o Papa Francisco e o nosso Bispo, deixo o meu abraço a todos os Jovens

 

Saudações do Pároco, Bom Mês de Julho – mês do Precioso Sangue de Cristo – Bom Verão. Em comunhão consigo caro Internauta,

 

Em Ano da Vida Consagrada,

uma especial saudação de Alegria e Comunhão na Missão a todos os Consagrados, particularmente aos da nossa Vigararia e Paróquia de Gondomar S. Cosme:

Sacerdotes do Coração de Jesus;

Padres Capuchinhos;

Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e

Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus.

 

Bendito seja Deus pelo belo Testemunho, evangélico e escatológico.

 

BOM DOMINGO, CAROS PAROQUIANOS, IRMÃOS NA FÉ E NAS ONDAS CIBERNÉTICAS. ABRAÇO MUITO AMIGO PARA TODOS.

 

Vosso Pároco: P. Alípio Barbosa

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol