J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
JAM - Juventude Alegria de Maria, V Aniversário Núcleo S. Cosme Imprimir EMail

NÚCLEO DA JAM DE S. COSME DE GONDOMAR  

CELEBRA V ANIVERSÁRIO

 

No passado dia 24 de Maio, dia de Pentecostes, o núcleo da JAM de S. Cosme, ainda animado pelos momentos vividos na XXVIII Páscoa Jovem, celebrou em clima de acção de graças o seu 5º aniversário na Eucaristia das 19 horas na Igreja Matriz de S. Cosme. A presidir a Celebração litúrgica esteve o Pe. Alípio Barbosa, Pároco de Gondomar.

 

Logo após a entrada em procissão composta pelos Acólitos, Leitores, Membros da Confraria (de S. Cosme, S. Damião e Nª Srª do Rosário), os elementos do núcleo e o Sr. Pe. Alípio e o diácono Adalberto, um JAMista explicou à assembleia o significado da Festa de Pentecostes, referindo que «os JAMistas de S. Cosme, tal como os Judeus, davam graças pela colheita que têm feito ao longo de cinco anos a evangelizar, espalhando a Palavra e dando Alegrias a Maria.»

 

Ao longo da sua Homilia, o Reverendo Pe. Alípio, referiu que o Evangelho «mostra-nos uma comunidade que ainda não tinha tomado consciência das implicações da ressurreição, uma comunidade fechada, insegura e com medo. Uma comunidade que necessita de fazer a experiência do Espírito; só depois, estará preparada para assumir a sua missão no mundo e dar testemunho do projecto libertador de Jesus.

 

Foi o que fizeram os discípulos, que saíram a anunciar a boa nova da ressurreição do Senhor, depois de terem recebido o Espírito Santo sob a forma de línguas de fogo, permitindo-lhes que falassem outras línguas para se fazerem entender.» Foi neste contexto, que o Pároco explicou a razão pela qual estava paramentado de vermelho, «sinal desse fogo do Espírito Santo a contrastar com as cores da Bandeira da JAM, branca e azul. A JAM, Juventude Alegria de Maria, é um movimento Mariano, fundado pelo Reverendo Pe. Amadeu Nogueira, que celebra a Eucaristia na Capela de Aguiar. A JAM, que tem núcleos espalhados de Norte a Sul do país, tem como símbolo um lírio branco, com estiletes amarelos dentro de um círculo azul. A cor branca está relacionada com Fátima, com o Santo Padre, com a pureza e o azul significa o Céu, o universo, mas também está relacionado com o manto da Mãe, da Imaculada Conceição.»

 

Ao terminar a sua Homilia, o Pe. Alípio destacou a importância dos jovens servirem a Igreja do Senhor, invocando o Espírito Santo para que descesse sobre os jovens e que estes fossem fieis à Igreja de Cristo e à sua Mãe, Maria.

Bem ao estilo JAMista, os dons foram levados ao Altar do Senhor, onde apresentamos as línguas de fogo, a camisola da JAM e o pão e o vinho em espécie, acompanhados por um pequeno texto explicativo para cada oferta. Toda a Eucarística foi animada pela JAM, tendo-se formado um pequeno coro com os próprios elementos do núcleo, que foram orientados pelo Samuel no órgão e com a ajuda de uma amiga paroquiana, a Dona Lurdes.

 

Um desses momentos, que mereceu especial atenção por parte de toda a assembleia, foi o momento de acção de graças, onde a responsável do núcleo agradeceu a Deus «por todos os momentos de fraqueza e queda que tivemos e que aprendemos a compreender o Seu imenso Amor por nós.» Depois, dirigindo-se a Nª Srª, nossa Mãe e Rainha, agradeceu-Lhe «por todos os elementos deste núcleo, por aqueles que já não fazem parte, mas principalmente por aqueles que começam a dar os primeiros passos com Maria. Pediu-Lhe que eles encontrassem nos elementos do núcleo um pouquinho da Sua Humildade, da Sua Doçura, da Sua Entrega e do Seu Amor.

 

Terminou os seus agradecimentos afirmando o nosso propósito de estar sempre unidos a Ela e enquanto se firmava este Compromisso, uma pré-JAMista colocava um ramo de flores aos pés de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de São Cosme.

No final, o Pároco anunciou à comunidade que a JAM estava a organizar a Vigília da Imaculada Conceição e fez questão de nos felicitar pela dignidade com que vivemos a Celebração.

Rainha da JAM, rogai por nós!

Samuel e Eduarda

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol