J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
07-Informação Paroquial de 16 a 23 de Fevereiro 2014 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL  16 a  23  FEVEREIRO DE 2014

01.  Refeições TAKE AWAY para fora: Na Tenda da Amizade, dia 16 de Fevereiro. Ementa: Bacalhau com Natas e Arroz de Pato,Pedimos Inscrição prévia na Sacristia da Matriz.

02.  Tertúlia e Missa Missionária, na Matriz de Gondomar/S. Cosme: Presença entre NÓS e Testemunho missionário do senhor Bispo Dom FRANCISCO LERMA, DA DIOCESE DO GURUÉ – MOÇAMBIQUE. Domingo, dia 16 Fevereiro – 17h Tertúlia e Convívio com o senhor Bispo. Depois às 19h, Missa na Matriz presidida pelo senhor Bispo D. Francisco Lema, da Diocese de Gurué – Moçambique. Convidam-se todos os Jovens e Paroquianos para uma tarde de grande riqueza e partilha cultural.

03.  Comissão das Festas Secerdotais – Reunião dia 18, às 21:30h.

04.  CPCM(Conselho Pais Cateqeuse Matriz e EPM(Escola Paroquial Música) – Reunem dia 19, às 21:30h.

05.  Adoração ao Santíssimo – com a Mensagem de Fátima, dia dos Pastorinhos Francisco e Jacinta, dia 20 às 21:30h. Convidam-se todos os Meninos da Catequese, principalmente do Ano da Festa da Eucaristia – 3.º Ano.

06.  GEOP, Responsáveis das Zonas e Organismos – Reúnem dia 21 de Fevereiro, 21:30h,no Salão Paroquial-Para planificar todo o Calendário- Eventos Tenda da Amizade 2014- Contamos com a vossa presença.

07.  Bênção da Mãe e Filho depois do Parto – Dia 23 Fevereiro, 11h na Matriz. Estar pelas 10,40h.

08.  CONTRIBUIÇÃO ANUAL DAS FAMÍLIAS. Todas as Famílias cristãs participam na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

 

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

09.  Oração do Rosário com as Famílias todos os Dias 25 de cada Mês – Matriz, 21,30h, depois reúnem no salão.

10.  Comissão Organizadora do Compasso – Reunião dia 26,  às 21:30h, com responsáveis das Cruzes, no Salão Paroquial.

11.  MEC( Ministros extraodinários da Comunhão) de toda a paróquia – Reunião dia 26, às 21:30h na Matriz.

12.  CPM(Centro de Preparação Matrimónio) – Acolhimento aos Noivos, a 28 de Fevereiro 21:30h

13.  Carnaval na Tenda da Amizade – Dia 01 de Março. Reserve já o seu lugar.

14.  Confissões para a 1ª Sexta-Feira – Dia 05 de Fevereiro, às 15:00h na Matriz.

15.  Cinzas – Inicio da Caminhada Pascal: dia 05 de Março – Missa às 08:30h  e 21:00h na Matriz.

16.  Marcação de Casamentos para 2014 – Convém fazer já a marcação de todos os Casamentos para 2014. Agradecemos muito, que façam também a Marcação das bodas de Prata e Ouro para 2014, a partir desta data. Com antecedência para poderem fazer uma bela preparação pastoral.

17.  Retiro MMF(Movimento Mensagem de Fátima) –Dia 22 de Março de 2014

18.  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e a Bênção da Mãe e Filho depois do Parto, é momento feliz para esta preparação. Próxima Bênção de Grávidas – 19 Março.

 

EM 2014

B ê n ç ã o    d a s    M ã e s    G r á v i d a s    e m    2 0 1 4

Sempre que solicitada.

E… Próxima:  19 de Março, 21,30H – Em S. José;      

B Ê N Ç Ã O   D A   M Ã E  E  D O   F I L H O,   A P Ó S   O   P A R T O   e m   2 0 1 4

Nos seguintes Domingos, na Igreja Matriz:

 23/Março = 11h, na Igreja Matriz;      27/Abril=11h, na Igreja Matriz;     

25/Maio = 19H, na Igreja Matriz;      22/Junho=11h, na Igreja Matriz;   

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

DOMINGO Vl – A Tempo Comum –  EVANGELHO, Forma longa Mt 5, 17-37. Dia16–02 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo. Portanto, se fores apresentar a tua oferta ao altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta. Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo. Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher com maus desejos já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é melhor perder-se um só dos teus olhos do que todo o corpo ser lançado na geena. E se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e lança-a para longe de ti, porque é melhor que se perca um só dos teus membros, do que todo o corpo ser lançado na geena. Também foi dito: ‘Quem repudiar sua mulher dê-lhe certidão de repúdio’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que repudiar sua mulher, salvo em caso de união ilegítima, expõe-na ao adultério. E quem se casar com uma repudiada comete adultério. Ouvistes ainda que foi dito aos antigos: ‘Não faltarás ao que tiveres jurado, mas cumprirás diante do Senhor o que juraste’. Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum: nem pelo Céu, que é o trono de Deus; nem pela terra, que é o escabelo dos seus pés; nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes fazer branco ou preto um só cabelo. A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’. O que passa disto vem do Maligno». Palavra da salvação.Palavra da salvação.

 

Caros visitantes deste “ambiente”, Bom Domingo, boa semana. Nesta semana celebramostrÊs santos portugueses, ou melhor dito: um santo e dois Bem Aventurados. S. Teotónio, Bispo Fundador dos Crúzios. E no dia 20 de Fevereiro, os Beatos Francisco e Jacinta Marto, mais dois Portugueses ilustres. Dia 22 de Fevereiro – Festa da Cadeira de S. Pedro .

 

O Pároco de Gondomar/S. Cosme e S. Damião, P. Alípio Barbosa      

 

 

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA. E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

Rogando ao Senhor, que o Papa proclame 2017 Ano Santo Mariano

 

UM DIA DE RETIRO COM AMENSAGEM DE FÁTIMA  EM GONDOMAR

No Próximo Dia 22 de Março teremos na nossa Paróquia UM DIA DE RETIRO COM A MENSAGEM DE FÁTIMA.

Orienta o Monsenhor Dr. Luciano Guerra, antigo Reitor do Santuário de Fátima.

Vamos participar, inscrevendo-nos, podendo até almoçar na Tenda.

 “Envolvidos no Amor de Deus pelo Mundo”, orientado pelo Monsenhor Doutor Luciano Guerra

Tema: Envolvidos no Amor de Deus pelo Mundo. Que é o tema do Ano 2014.

Público a quem se dirige: Grupo da Mensagem de Fátima e restantes Elementos desta Paróquia e das vizinhas. Convite especial às três Confrarias e Jovens

PROGRAMA:

09,30h – Acolhimento

10,00h – Oração da Manhã

10,30h – Primeira Palestra

11,30h – Intervalo

12,00h – Adoração

13,00h – Almoço

14,30h – Segunda Palestra

15,30h – Plenário, Perguntas e Respostas

16,30h – Eucaristia de Encerramento

Possibilidade de Almoço na Paróquia/Tenda da Amizade

Sopa: 0,50€

Prato e Sobremesa: 3,50€. Em regime de “self-service”

Prazo de Inscrição: Até 16 de Março

______________________________________________________________________________

Diz a Exortação apostólica de João Paulo II – Ecclesiae de Eucaristia( A Igreja vive da Eucaristia):

 

«NA ESCOLA DE MARIA, MULHER «EUCARÍSTICA»

Conclusão

 

6. Receber Jesus na Eucaristia é também receber Maria, junto à Cruz

 

57. « Fazei isto em memória de Mim » (Lc 22, 19). No «memorial» do Calvário, está presente tudo o que Cristo realizou na sua paixão e morte. Por isso, não pode faltar o que Cristo fez para com sua Mãe em nosso favor. De facto, entrega-Lhe o discípulo predilecto e, nele, entrega cada um de nós: «Eis aí o teu filho». E de igual modo diz a cada um de nós também: «Eis aí a tua mãe» (cf. Jo 19, 26-27).

 

Viver o memorial da morte de Cristo na Eucaristia implica também receber continuamente este dom da Mãe de Jesus. Significa levar connosco – a exemplo de João – Aquela que sempre de novo nos é dada como Mãe. Significa ao mesmo tempo assumir o compromisso de nos conformarmos com Cristo, entrando na escola da Mãe e aceitando a sua companhia.

 

Maria está presente, com a Igreja e como Mãe da Igreja, em cada uma das celebrações eucarísticas. Por isso mesmo, desde a antiguidade é unânime nas Igrejas do Oriente e do Ocidente a recordação de Maria na celebração eucarística.

 

7. Maria, no seu Magnificat, ensina-nos a louvar o Pai

 

58. Na Eucaristia, a Igreja une-se plenamente a Cristo e ao seu sacrifício, com o mesmo espírito de Maria. Tal verdade pode-se aprofundar relendo o Magnificat em perspectiva eucarística.

 

De facto, como o cântico de Maria, também a Eucaristia é primariamente louvor e acção de graças. Quando exclama: « A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador », Maria traz no seu ventre Jesus. Louva o Pai «por» Jesus, mas louva-O também « em » Jesus e « com » Jesus. É nisto precisamente que consiste a verdadeira «atitude eucarística».

 

Ao mesmo tempo Maria recorda as maravilhas operadas por Deus ao longo da história da salvação, segundo a promessa feita aos nossos pais (cf. Lc 1, 55), anunciando a maravilha mais sublime de todas: a encarnação redentora. Enfim, no Magnificat está presente, como na Eucaristia, o desejo e a participação da vida eterna.

 

Cada vez que o Filho de Deus Se torna presente entre nós na «pobreza» dos sinais sacramentais, pão e vinho, é lançado no mundo o germe daquela história nova, que verá os poderosos «derrubados dos seus tronos» e «exaltados os humildes» (cf. Lc 1, 52). Maria canta aquele «novo céu» e aquela «nova terra», cuja antecipação e em certa medida a «síntese» programática se encontram na Eucaristia.

 

Se o Magnificat exprime a espiritualidade de Maria, nada melhor do que esta espiritualidade nos pode ajudar a viver o mistério eucarístico.

 

Recebemos o dom da Eucaristia, para que a nossa vida, à semelhança da de Maria, seja toda ela um magnificat! Com o coração repleto de gratidão, bem podemos exclamar em cada Eucaristia: «Oh Verdadeiro Corpo do Senhor, nascido para nós da Virgem Mãe».

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol