J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
03-Informação Paroquia de 19 a 26 de Janeiro 2014 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL  19 DE JANEIRO a 26  JANEIRO  a  DE 2014

01.  Missa pelos Párocos de Gondomar falecidos – Dia 20 de Janeiro – 19h, na Igreja Paroquial. Recordamos o saudoso Sr. Padre Vaz, no 12.º Aniversário da sua Morte e todos os Párocos.

02.  Coros Litúrgicos – Reúnem para preparar a Caminhada Pascal, com Pároco e Dr. Paulo Antunes, dia 21 de Janeiro, 21,30h no Salão Paroquial. Trazer Reportório da Quaresma e Páscoa, para convergência na Páscoa.

03.  OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA – continuam este belo Serviço, Oficinas de Oração e Vida, próxima será encontro dia 22 janeiro às 21h.

04.  Encontro de Todos os Catequistas da Paróquia – Dia 23 de Janeiro, 21,30h, Na Igreja Paroquial, participam na Adoração Eucarística todos os Catequistas da Paróquia. Segue-se um Chá e Informações do Pároco.

05.  Comissão das Festas Sacerdotais – Reúne dia 24 de Janeiro, 21,30h, no Salão Paroquial.

06.  Dia Vicarial do Catequista em Gondomar – Dia 25 de Janeiro, em Valbom- Neste Dia não há Catequese

07.  Oração do Rosário com as Famílias todos os Dias 25 de cada Mês – Matriz, 21,30h. Orienta o CPM(Centro de Preparação para o Matrimónio). Convidam-se todos os Casais CPM e todas as Famílias.

08.  Dia Mundial do Leproso – dias 25 e 26 de Janeiro – Peditório para os leprosos na rua

09.  Festa de S.Vicente Diácono e Mártir- Dia 26 de Janeiro, Missa 11horas, na Capela Monte Crasto.

10.  Bênção das Mãe Filhos depois do Parto – Matriz de Gondomar, Dia 26 de Janeiro, 11h.

11.  DIREITOS PAROQUIAIS – Todas as Famílias cristãs participam na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

 

ACONTECE PROXIMAMENTE

REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

12.  CAE(Conselho Assuntos Económicos) e 3 Confrarias. Visita guiada à nossa Igreja e formação, Dia 28 de Janeiro, 21,30h.

13.  MCC(Movimento Cursilhos de Cristandade) – 38.º Aniversário da Ultreia de Gondomar, Dia 30 de Janeiro, 21,30h, nos Capuchinhos.

14.  Acolhimento aos Noivos – Dia 31 de Janeiro, 21,30h – No Salão Paroquial.

15.  Jornada Diocesana da Família em Vilar: Dia 01 Fevereiro, Inicio às 09,00h. Para Pais e Filhos.

16.  Apresentação do Senhor e Bênção das Velas:

a.    Sábado, dia 01 de Fevereiro, nas Missas Vespertinas das 16,30h e 19h.

b.    Domingo, dia 02 de Fevereiro, nas Missas da Matriz.

c.    Bênção das Crianças que ainda não andam na Catequese – Dia 02 Fever.16h, na Matriz

17.  S. Brás – Dia 03 de Fevereiro - Missa às 09:30h na Capela de Santo António.

18.  Direção Agrupamento Escuteiros – Reúnem dia 3 de Fevereiro às 21:30h.

19.  Marcação de Casamentos para 2014 – Já podem fazer a marcação de todos os Casamentos. Agradecemos muito, que façam também a Marcação das bodas de Prata e Ouro para 2014, a partir desta data. Com antecedência para poderem fazer uma bela preparação pastoral.

20.  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e depois do Parto, é momento feliz para esta preparação. A Bênção após o Parto, para Mãe e Filho, é também um momento necessário na preparação do Sacramento do Batismo.

 

EM 2014

B ê n ç ã o    d a s    M ã e s    G r á v i d a s    e m    2 0 1 4

Sempre que solicitada.

E… Próxima:  19 de Março, 21,30H – Em S. José;      

B Ê N Ç Ã O   D A   M Ã E  E  D O   F I L H O,   A P Ó S   O   P A R T O   e m   2 0 1 4

Nos seguintes Domingos, na Igreja Matriz:

26/Janeiro=11h;     23/Fevereiro=11h, na Igreja Matriz;  

23/Março=11h, na Igreja Matriz;      27/Abril=11h, na Igreja Matriz;     

25/Maio = 19H, na Igreja Matriz;      22/Junho=11h, na Igreja Matriz;   

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

DOMINGO II – Tempo Comum – A       EVANGELHO – Jo 1, 29-34

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’. Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água». João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. Eu não O conhecia, mas quem me enviou na baptizar na água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’. Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus». Palavra da salvação.

 

Páginas de apoio litúrgico:

Dehonianos, Sacerdotes do Coração de Jesus

E

Secretariado Nacional de Liturgia

 

A Paróquia no FACEBOOK:  

Acompanhe também a vida da nossa Comunidade paroquial

E  melhor poderá vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

 

Ligação Importante: http://www.osservatoreromano.va/pt

 

O Pároco, cumprimenta todos os prezados Irmãos e Irmãs, navegantes destas ondas do mar da Fé e da Vida, certos todos de que nos guia e acompanha, Jesus, Nosso Amigo, Senhor e Mestre. Bom Domingo para si, família e companheiros. O Pároco: P. Alípio Barbosa



 

 

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA. E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

Rogando ao Senhor, que o Papa proclame 2017 Ano Santo Mariano

 

No Próximo Dia 22 de Março teremos na nossa Paróquia UM DIA DE RETIRO COM AMENSAGEM DE FÁTIMA.

Orienta o Monsenhor Dr. Luciano Guerra, antigo Reitor do Santuário de Fátima.

Vamos participar, inscrevendo-nos, podendo até almoçar na Tenda. Ver Informação própria.

Em tempos, 06 Maio 2003, o então senhor Reitor, Luciano Guerra, deu à Agencia Ecclesia, uma Entrevista, que agora se segue. Oportuno, como sempre, tem muito a ver com a renovação da Igreja e sociedade portuguesa, com o contributo inalienável de Fátima.

 

O lugar de Fátima no catolicismo, em Portugal

P. Luciano guerra, Reitor do Santuário

O reitor do Santuário de Fátima, Pe. Luciano Guerra, recorda que a vida da Igreja Católica, em Portugal, tem quase dois milénios de história e não se limita ao que aconteceu em Fátima

Agência ECCLESIA - O catolicismo português pode ser qualificado de "peregrinante" por causa da influência de Fátima?


Pe. Luciano Guerra
- Fátima é realmente uma referência contemporânea e há acontecimentos que marcam a vida dos católicos portugueses, como as vindas do Papa, mas não creio que seja Fátima a grande referência da vida católica em Portugal.
Há muitos peregrinos que vêm cá repetidamente, mas a vida da Igreja em Portugal faz-se pela vida paroquial. Fátima não é uma referência verdadeiramente essencial.

AE - No opúsculo sobre o Ano do Rosário publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa afirma-se que "o caminho da santidade, em Portugal, tem um nome: Maria." Até que ponto é que a vivência dos acontecimentos de Fátima é responsável por este facto?


LG -
Tenho a noção de que hoje em dia os cristãos ligam mais o Rosário a Fátima do que anteriormente, mas estou convencido de que já antes se rezava muito o terço em Portugal. É normal que, tendo sido essa a recomendação mais acentuada de Nossa Senhora, Fátima exerça ainda hoje uma acção de persuasão sobre os peregrinos.
O influxo do Santuário, portanto, é importante, mas não é essencial. Entendo que devemos desmistificar a ideia que os não-praticantes têm sobre Fátima: a referência fundamental para os Católicos em Portugal é a Sagrada Escritura, são as posições do Magistério. Fátima é um acidente importante na história da Igreja em Portugal e na história da Igreja Universal.
Este acidente aconteceu no séc. XX e a Igreja Católica tinha já várias centenas de anos de Tradição e de vivência, é importante notar isso.

AE - A peregrinação a Fátima não peca por ser entendida desde um ponto de vista excessivamente individualista?


LG -
Isso acontece com aqueles que só vêem em Fátima o lado utilitário; há mesmo quem não consiga ver mais do que o aspecto económico, por exemplo.
Quem pensar assim, pensa em termos individualistas, mas não podemos esquecer que à volta dessa pessoa há outras, 5, 10, 20 ou 100 mil a participar num acto comunitário. Quem olha para as coisas de longe temos de simplificar e isso acontece a propósito de Fátima. É um preconceito que veda às pessoas a possibilidade de apreender uma realidade rica, complexa e espiritual.

AE - Porque é que essa riqueza não se consegue levar de volta para as comunidades paroquiais em tantos casos?


LG -
Há um trabalho de fundo que é preciso fazer hoje em dia na Igreja a respeito das dificuldades derivantes do excesso de individualismo. Há uma dificuldade imensa em perceber a vida comunitária; há pouca capacidade de fazer comunidade e não podemos esperar que Fátima opere esse milagre. Até porque só quem tiver Fé pode ver Fátima como uma Graça.
Estou convencido, porém, que algumas pessoas se sentem impulsionadas para a vida da Igreja, aqui no Santuário. 

Entrevistas | Octávio Carmo | 2003-05-06

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol