J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
ORAÇÃO NOITE NATAL e às Refeições Imprimir EMail

Celebração do Natal em Família

Para a Celebração preparar:

§  Um presépio -- Uma vela de Natal, bem bonita.

§  Um retrato de cada pessoa ou da família.

§  Reproduzir cópias desta Celebração  para que todos   possam acompanhar.

§  Anfitrião – Pai ou Mãe de Família.

§  Uma Leitora e Um Leitor, bem preparados.

§  Coração cheio de fé e amor, disponível e atento ao outro.

_________________________________________________

 

ACOLHIMENTO

Anfitrião(ã) - Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, em nome de Deus que, na Trindade, se revela família. Amém! 

Todos: Somos da família de Deus, seus filhos e filhas amados, reunidos na alegria, em torno da mesa, farta ou simples, da troca de presentes, de afetos, de saudades...

Leitor - Mas o Natal pode e deve ser ainda mais. Nele celebramos a Vida que nasce com Jesus. No Natal, Ele Se faz um de nós.

Leitora - É tempo, portanto, de rever essa vida divina que nasce em nós, todos os dias, pensar em como a vivemos e, em especial, como con-vivemos, confirmar o caminho, melhorar o jeito de caminhar.

Leitor - Natal é tempo de, pelo perdão, reatar laços; pela esperança, reabrir horizontes; pela fé, celebrar a alegria; pelo amor, semear no coração os sentimentos que queremos fazer brotar ao longo do ano e da vida: solidariedade, generosidade, carinho, atenção, ternura, sensibilidade para com o outro.

 

Todos - Por tudo isso, celebramos em família. Afinal, no Natal podemos dizer, mais que em qualquer outro tempo e lugar: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! JESUS É O EMANUEL, DEUS CONNOSCO!

 

 

Diante do Presépio descobrimos Deus que nasce Menino para nós, encanta-nos e atrai-nos ao seu amor.

1- Os donos da casa onde será celebrada a Ceia de Natal deverão preparar o Presépio no lugar da Ceia de Natal.

 

2- Junto ao Presépio, uma vela bem bonita, que os donos da casa acenderão rezando, com todos, a seguinte prece:

 

Que a Luz de Deus, que veio a nós por Jesus, brilhe em nosso coração, em nossa família e ilumine o mundo”.

 

3- Em seguida, cada família ou pessoa colocará sua foto no presépio, lembrando e sinalizando que somos todos, ao lado de Maria e José, da família de Jesus.

 

AS PALAVRAS DA PALAVRA

 

Anfitrião(ã):

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas:2,1-14

Leitor  1 – Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Leitor 2 – Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo:

Leitor 3 – «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura».

Leitor 1 – Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo:

 

Todos – «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».

 

Anfitrião(ã)Esta é para nós, hoje e sempre Palavra da Salvação.

 

TodosGlória a Vós, Senhor.

 

PARTILHA DA PALAVRA

 

Momentos de adoração e contemplação do mistério do Menino do Presépio. Breve ressonância e tempo pôr em comum o sentido cristão desta Ceia, a alegria des estarmos juntos, nossos afetos, sentimentos e gratidão que brota do coração. Partilhar a vida a partir da pergunta: “Que me diz Menino Jesus, hoje, nesta hora? Que quero eu dizer nesta hora a Jesus?”.

 

APÓS A PARTILHA

 

Todos – Canto: Noite Feliz (ou outro canto, à escolha do grupo)

 

Anfitrião(ã)De mão dadas, rezemos(cantemos) a Oração da Família: Pai Nosso...

Anfitrião(ã)Na alegria (desta Noite santa) do Natal, saudemo-nos uns aos outros, em Cristo, dizendo: “A Paz do Menino Jesus esteja no teu coração!”

Anfitrião(ã)Toma a imagem do Menino do Presépio e dá-o a beijar a todos enquanto se canta de novo.

   

 

FORMA BREVE DE ORAÇÃO           PARA ANTES DA CEIA

 

Todos«Senhor, nosso Deus; desde aquela Noite Santa, quando o Céu se encontrou com a Terra, a História humana tornou-se o Lugar do Sagrado e a vossa presença acabou com a solidão de todos os Homens. A nossa mesa, hoje, é altar. O nosso coração deseja ser manjedoura, pronta para acolher vosso Filho e levá-l’O ao mundo.

 

Pai ou Mãe da Casa – Nós Vos pedimos que, renovados por este encontro, de fé e de família, sejamos nós também sinal deste Amor nas nossas famílias e pelos caminhos da vida quotidiana.

Pessoa mais Nova – Abençoai, Senhor estes alimentos, que são sinal de festa, alegria e fartura. Que essa fartura não nos deixe esquecer os necessitados do mundo. Assim, Senhor, dai Pão a quem tem fome e fome de Justiça a quem tem Pão. Amém!

 

Todos Cantam: Noite Feliz (ou outro canto, à escolha)

 

Anfitrião(ã)De mão dadas, rezemos(cantemos) a Oração da Família: Pai Nosso...

Anfitrião(ã)Na alegria (desta Noite santa) do Natal, saudemo-nos uns aos outros, em Cristo, dizendo: “A Paz do Menino Jesus esteja no teu coração!”   

Anfitrião(ã)Toma a imagem do Menino do Presépio e dá-o a beijar a todos enquanto se canta de novo.

 

Jesus Menino nos dê um santo Natal

e

abençoado Ano Novo 2014

Pode ver outras AQUI….  Ou neste lugar ALI

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol