ORAÇÃO NOITE NATAL e às Refeições |
![]() |
![]() |
Celebração do Natal em Família Para a Celebração preparar: § Um presépio -- Uma vela de Natal, bem bonita. § Um retrato de cada pessoa ou da família. § Reproduzir cópias desta Celebração para que todos possam acompanhar. § Anfitrião – Pai ou Mãe de Família. § Uma Leitora e Um Leitor, bem preparados. § Coração cheio de fé e amor, disponível e atento ao outro. _________________________________________________
ACOLHIMENTO Anfitrião(ã) - Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, em nome de Deus que, na Trindade, se revela família. Amém! Todos: Somos da família de Deus, seus filhos e filhas amados, reunidos na alegria, em torno da mesa, farta ou simples, da troca de presentes, de afetos, de saudades... Leitor - Mas o Natal pode e deve ser ainda mais. Nele celebramos a Vida que nasce com Jesus. No Natal, Ele Se faz um de nós. Leitora - É tempo, portanto, de rever essa vida divina que nasce em nós, todos os dias, pensar em como a vivemos e, em especial, como con-vivemos, confirmar o caminho, melhorar o jeito de caminhar. Leitor - Natal é tempo de, pelo perdão, reatar laços; pela esperança, reabrir horizontes; pela fé, celebrar a alegria; pelo amor, semear no coração os sentimentos que queremos fazer brotar ao longo do ano e da vida: solidariedade, generosidade, carinho, atenção, ternura, sensibilidade para com o outro.
Todos - Por tudo isso, celebramos em família. Afinal, no Natal podemos dizer, mais que em qualquer outro tempo e lugar: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! JESUS É O EMANUEL, DEUS CONNOSCO!
Diante do Presépio descobrimos Deus que nasce Menino para nós, encanta-nos e atrai-nos ao seu amor. 1- Os donos da casa onde será celebrada a Ceia de Natal deverão preparar o Presépio no lugar da Ceia de Natal.
2- Junto ao Presépio, uma vela bem bonita, que os donos da casa acenderão rezando, com todos, a seguinte prece:
“Que a Luz de Deus, que veio a nós por Jesus, brilhe em nosso coração, em nossa família e ilumine o mundo”.
3- Em seguida, cada família ou pessoa colocará sua foto no presépio, lembrando e sinalizando que somos todos, ao lado de Maria e José, da família de Jesus.
AS PALAVRAS DA PALAVRA
Anfitrião(ã): Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas:2,1-14 Leitor 1 – Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Leitor 2 – Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: Leitor 3 – «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Leitor 1 – Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo:
Todos – «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
Anfitrião(ã)–Esta é para nós, hoje e sempre Palavra da Salvação.
Todos – Glória a Vós, Senhor.
PARTILHA DA PALAVRA
Momentos de adoração e contemplação do mistério do Menino do Presépio. Breve ressonância e tempo pôr em comum o sentido cristão desta Ceia, a alegria des estarmos juntos, nossos afetos, sentimentos e gratidão que brota do coração. Partilhar a vida a partir da pergunta: “Que me diz Menino Jesus, hoje, nesta hora? Que quero eu dizer nesta hora a Jesus?”.
APÓS A PARTILHA
Todos – Canto: Noite Feliz (ou outro canto, à escolha do grupo)
Anfitrião(ã) – De mão dadas, rezemos(cantemos) a Oração da Família: Pai Nosso... Anfitrião(ã) – Na alegria (desta Noite santa) do Natal, saudemo-nos uns aos outros, em Cristo, dizendo: “A Paz do Menino Jesus esteja no teu coração!” Anfitrião(ã) – Toma a imagem do Menino do Presépio e dá-o a beijar a todos enquanto se canta de novo.
FORMA BREVE DE ORAÇÃO PARA ANTES DA CEIA
Todos – «Senhor, nosso Deus; desde aquela Noite Santa, quando o Céu se encontrou com a Terra, a História humana tornou-se o Lugar do Sagrado e a vossa presença acabou com a solidão de todos os Homens. A nossa mesa, hoje, é altar. O nosso coração deseja ser manjedoura, pronta para acolher vosso Filho e levá-l’O ao mundo.
Pai ou Mãe da Casa – Nós Vos pedimos que, renovados por este encontro, de fé e de família, sejamos nós também sinal deste Amor nas nossas famílias e pelos caminhos da vida quotidiana. Pessoa mais Nova – Abençoai, Senhor estes alimentos, que são sinal de festa, alegria e fartura. Que essa fartura não nos deixe esquecer os necessitados do mundo. Assim, Senhor, dai Pão a quem tem fome e fome de Justiça a quem tem Pão. Amém!
Todos Cantam: Noite Feliz (ou outro canto, à escolha)
Anfitrião(ã) – De mão dadas, rezemos(cantemos) a Oração da Família: Pai Nosso... Anfitrião(ã) – Na alegria (desta Noite santa) do Natal, saudemo-nos uns aos outros, em Cristo, dizendo: “A Paz do Menino Jesus esteja no teu coração!” Anfitrião(ã) – Toma a imagem do Menino do Presépio e dá-o a beijar a todos enquanto se canta de novo.
Jesus Menino nos dê um santo Natal e abençoado Ano Novo 2014 |
< anterior | Seguinte > |
---|