J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
50-Informação Paroquial de 15 a 22 de Dezembro 2013 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL 15   a 22 DE DEZEMBRO DE 2013

 

01.  Operação 10 milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz. Na noite 24 para 25 de Dezembro, acenda uma vela, como manifestação do desejo de Paz de cada um/a. Assim teremos na Matriz e também Centros a Venda de velas ao preço unitário de 1€.

 

02.  PPS(Pastoral Paroquial da Saúde) – Reunião 16 Dezembro, 21:30h.

 

03.  Confissões de Natal:  Dia 17 de Dezembro, na Igreja Paroquial Matriz,

a.      15,00h – Para Anciãos e quem não puder vir à noite;

b.      21,30h – Para Todos: Coros, Confrarias, Ministros Comunhão, Catequistas, Jovens, Pais e todos em geral

 

04.  Coros na Matriz para a Missa do Galo – Ensaio dia 17 Dezembro, 21:30h na Capela Ressurreição.

 

05.  Confissões da Catequese na Matriz: Dia 18 de Dezembro, na Igreja Paroquial Matriz,

a.      09,30h – Para Adolescência e 10,00h – Infância;

 

06.  Associação de Dadores de Sangue de Gondomar – Vai realizar mais uma colheita de sangue:

a.      Dia 18 de Dezembro entre as 16h00 e as 19h30;

b.      Dias 21 e 22 de Dezembro entre as 9h00 e as 12h30, sempre no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Sensibilizamos e apelamos à Dádiva de Sangue nesta quadra Natalícia.

 

07.  Movimento Mensagem de Fátima – Reunião dia 18 Dezembro 09:30h, no Salão Paroquial.

 

08.  Bênção Mães Grávidas – Domingo, Dia 22 de Dezembro, Missa das 11,00h – Igreja Matriz.

 

09.  Venda Natal Conferência Vicentina-Mais uma venda,reverte a favor dos mais carenciados, fim de semana 21 e 22 Dezembro.

 

10.  Coros na Matriz para a Missa do Galo – 2.º Ensaio dia 22 Dezembro, 21:00h na Igreja Matriz – Com o Dr. Paulo Antunes.

 

11.  DIREITOS PAROQUIAIS – Passado o S. Miguel e até final do Ano é ocasião para todas as Famílias cristãs participarem na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

 

         ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

v HORÁRIO DAS MISSAS DE NATAL NA IGREJA MATRIZ DE SÃO COSME:

o   Missa Vespertina de Natal – Dia 24 de Dezembro, às 16,30h.

o   Missa do Galo ou Meia Noite – Dia 24 de Dezembro, às 24h.

o   Missas Dia Natal 25 Dezembro: - 09,30h;   - 11,00h  e – 19,00h

o   Assembleia Geral Ordinária na Sede-Ala Nu'N Álvares-dia 27/12/2013 às 20:30h

v HORÁRIO DAS MISSAS DE ANO NOVO NA IGREJA MATRIZ DE SÃO COSME:

o   Missa Vespertina de ANO NOVO–Dia 31/Dezembro, às 16,30h.

o   Missas Dia de ANO NOVO – 01 de Janeiro 2014: - 09,30h;   - 11,00h  e – 19,00h.

 

v Festa da Sagrada Família com os Casais que fazem Cinco anos de Matrimónio em 2013 – Domingo da Sagrada Família, 29 de Dezembro, Missa das 11h, na Matriz.Pedimos Inscrição prévia na Sacristia, para as Grávidas a 22 e para a Sagrada Família a 29.

 

v Concerto da Sagrada Família – Com todas as Famílias de cinco Anos de Matrimónio, e para toda a Paróquia – Domingo da Sagrada Família, 29 de Dezembro – 15,30h, na Matriz.

 

v OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA – Vamos ter mais um ciclo deste belo Serviço, Oficinas de Oração e Vida, a começar em 08 de Janeiro, 21h, no Salão Paroquial.

 

v Marcação de Casamentos para 2014 –Já podem fazer a marcação de todos os Casamentos. Agradecemos muito, que façam também a Marcação das bodas de Prata e Ouro para 2014, a partir desta data. Com antecedência para poderem fazer uma bela preparação pastoral.

 

v Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e depois do Parto, é momento feliz para esta preparação. A Bênção após o Parto, para Mãe e Filho, é também um momento necessário na preparação do Sacramento do Batismo.

 

 

EM 2013

BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS EM 2013

Em Comunidade, próximo Dia 22 de Dezembro – 11h – Igreja Matriz.

Sempre que solicitadas.

 

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO – Sempre que solicitada.

Em Comunidade – Ao quarto Domingo do mês; às 11h, na Igreja Matriz

- 29 de Dezembro na Matriz, às 11h

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

EM 2014

B ê n ç ã o    d a s    M ã e s    G r á v i d a s    e m    2 0 1 4

Sempre que solicitada.

E…

*  19 de Março, 21,30H – Em S. José;      

*  04 de Maio,19H– Na Matriz;            

*  07 de Setembro, 19H – Na Matriz;      

*  21 de Dezembro, 11H – Na Matriz.

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO em 2014

Nos seguintes Domingos, na Igreja Matriz:

26/Janeiro=11h;    

23/Fevereiro=11h, na Igreja Matriz;  

23/Março=11h, na Igreja Matriz;  

27/Abril=11h, na Igreja Matriz;     

25/Maio = 19H, na Igreja Matriz;   

22/Junho=11h, na Igreja Matriz;   

28/Setembro=11h, na Igreja Matriz;

26/Outubro=11h, na Igreja Matriz;  

23/Novembro=11h, na Igreja Matriz;  

28/Dezembro=11h, na Igreja Matriz

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

Ano 2017 Centenário da Senhora do Rosário de Fátima.

 

Tema do Ano 2014: «ENVOLVIDO NO AMOR DE DEUS PELO MUNDO».

 

A Paróquia no FACEBOOK:  

Acompanhe também a vida da nossa Comunidade paroquial

E  melhor poderá vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

 

DOMINGO III DO ADVENTO A  -  Dia 15 de Dezembro de 2013

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus - Mt 11, 2-11.

Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele». Palavra da salvação.

 

Páginas de apoio litúrgico:

Dehonianos, Sacerdotes do Coração de Jesus

E

Secretariado Nacional de Liturgia

 

Caros Paroquianos e navegantes das ondas destes novos mares da  comun-hão(icação). Neste Domingo da Alegria – Domingo gaudete – aceleramos o passo e o coração para acolher o Salvador… para Ele nos acolher a nós. A Alegria que nasce do Encontro com Cristo… por exemplo na Festa da Confissão. Que felicidade é um coração purificado, uma mente curada e uma memória purificada e em paz.

Quem experimenta uma Confissão serena e profunda, verdadeira e com vontade de abrir o coração ao Senhor, experimenta o mais belo Encontro salvífico com Jesus Cristo. E daqui vem uma imensa paz e alegria. Uma serenidade e o desejo de ser melhor, a partir de Cristo.

Uma semana de alegria e reconciliação. Advento é tempo de “por em ordem a própria vida”, examinar a vida interior.

Boa semana par todos vós. E para si que anda em busca duma pista, duma luz segura, dum conforto que não tolhe mas liberta. Ei-lo: o Encontro com Jesus no Sacramento da Reconciliação.

Para os Paroquianos, neste Terça – Dia 17, teremos Confissões. Depois será a nossa Festa da comunhão, na Ceia do Senhor. “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor”.

Boa semana. O Pároco: P. Alípio Barbosa

 

ADVENTO 2013 – TEMPO DE RE-ENCONTRO COM JESUS,

FONTE DA NOSSA ALEGRIA E ESPERANÇA

 

O QUE É O ADVENTO  -  Com a devida vénia publicamos a última parte do trabalho sobre o Advento do Revmo. Dr. Leão Cordeiro, experiente liturgista, sobre a origem e espiritualidade do Advento.

Conclusão:

….

5. Viver um Advento Cristão

O Tempo do Advento começa nos últimos dias de Novembro ou nos primeiros dias de Dezembro. Porque antecede o Natal e o fim do ano civil, é um período muito importante para a manifestação dos mais nobres sentimentos da pessoa humana. Que o digam as inumeráveis festas de carácter social que nele acontecem, conhecidas pelo nome de "natais": natal dos hospitais, natal da TV, natal dos trabalhadores da empresa X.

Mas a visão cristã do Advento vai mais longe. Ela parte da actividade profética, nomeadamente por parte de João Baptista, e dela deduz que o Advento tem, como finalidade, preparar as comunidades para uma celebração cristã do Natal e lembrar também que a última vinda do Senhor está agora mais próxima do que no momento em que abraçámos a fé. A visão cristã do Advento faz de Deus e não do homem a medida de todas as coisas. Trata-se duma maneira de olhar as coisas e o mundo que contrasta com a visão que a cultura, a política e o social têm dessas mesmas realidades, e que é incómoda. Por isso, a liturgia do Advento deveria interpelar fortemente os que a frequentam, apontando-lhes como objectivo final a última vinda de Cristo, e como metas inter­médias as celebrações do Natal e as manifestações de solidariedade humana, a viver em jubilosa esperança.

Deveria também, nomeadamente nas celebrações do sacramento da Penitência, fazer ressaltar, através da atitude humanamente acolhe­dora e fraterna dos ministros, a inigualável humanidade de Deus que se compadece de todas as fraquezas dos homens, e cujo perdão é imen­samente maior do que os pecados de todos os homens de todos os tempos.

Os cristãos, por seu lado, na sua vida quotidiana, deveriam estar atentos às tentativas do poder económico que pretende transformar o Advento num período de louco consumismo, verdadeiro atentado à dignidade de todos os homens que Cristo veio salvar, e à igualdade e fraternidade que o Natal proclama. O comportamento de cada cristão deveria estar de acordo, não com os modelos culturais que os meios de comunicação criam e impõem, mas com as lições que se aprendem ao ler as páginas do Evangelho que narram o nascimento de Cristo, ou ao contemplar a simplicidade e pobreza do primeiro presépio: uma gruta, uma manjedoira, um Menino, que sendo rico Se fez pobre para ensinar aos homens a mais bela das lições: Felizes os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus.

Onde estão os mestres que queiram dizer isto com palavras e com a vida? Os discípulos não tardariam em ser multidão.

É que o Advento nasceu para introduzir os fiéis no mistério da Encarnação, mistério que faz nascer Deus para o homem e conduz o homem para Deus».

(José de Leão Cordeiro, Boletim de Pastoral Litúrgica, n.º 60 - 1990)

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol