J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
48-InformaçãoParoquial de 01 a 08 de Dezembro 2013 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL 01 a 08 DE DEZEMBRO DE 2013

01.  Semana Paroquial da Caridade- . Este fim de semana , 30 Novembro e 01   de Dezembro serão recolhidos os envelopes que foram distribuídos  em todas as Missas da Paróquia. As Famílias colocarão a sua Oferta e entregam no Ofertório, para o altar do Senhor .

02.  Abertura  Ano Pastoral e Dia de Santo Elói – Padroeiro dos Ourives: Na Missa das 11h, dia 1 Dezembro na Matriz. Neste Domingo – 01 de Dezembro – Iniciamos Novo Ciclo Litúrgico – Ano A, com o Evangelista S. Mateus, preparando o Natal de Jesus.

03.  Leitores Matriz-Reunião dia 2 de Dezembro, 21:30h

04.  Confraria Santo Isidoro e Nsª Srª da Lapa-Monte Crasto-Reunião dia 02de Dezembro, 21:30h

05.  Confissões para primeira Sexta – Feira- dia 4 Dezembro às 15:00h.

06.  SPEC(Secretariado Paroquial da Educação Cristã) – Reúne Dia 03 – no Calvário, 21,30h.

07.  GEOP(Grupo Executivo de Obras Paroquiais) e EPM(Escola Paroquial de Música) -Reunião da direção, dia 4 Dezembro, 21:30h.

08.  DIA 08 DE DEZEMBRO - Domingo II do Advento-Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria-Padroeira de Portugal e da Ála Nun’Álvares. Celebração de Acção de Graças e Louvor a Nossa Senhora da Conceição, e por todos os Fundadores e Membros da Ála, Vivos e Falecidos e pelos Irmãos da Confraria S.Cosme e Damião, na Missa das 11.00h, na Matriz.

09.  TAKE AWAY”-TENDA AMIZADE - Dia 8 de Dezembro -  Bacalhau com Natas. Faça a sua encomenda, Inscrições na Sacristia da Matriz  até ao dia 7 de Dezembro.

10.  DIREITOS PAROQUIAIS – Passado o S. Miguel e até final do Ano é ocasião para todas as Famílias cristãs participarem na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

         ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

v  Confraria Almas-Reunião dia 9 de Dezembro, 21:30h.

v  Reunião do CAE(Conselho Assuntos Económicos) e GAC(Grupo de Animação e Cultura) – Dia 10 de Dezembro – 21,30h, no Salão Paroquial.

v  Ceia de Natal Paroquial 2013- Dia 14 de Dezembro na Tenda da Amizade, a partir das 20:30h, as Listas das Inscrições encontram-se em todos os Centros e na Matriz, prazo da Inscricão até ao dia 10 de Dezembro.

v  Comissão das Festas Sacerdotais – Reúne Dia 11 de Dezembro, 21,30h – Salão Paroquial.

v  Confissões de Natal:  Dia 17 de Dezembro, na Igreja Paroquial da Matriz,

o   10,00h – Para Adolescência e Infância;

o   15,00h – Para Anciãos e quem não puder vir à noite;

o   21,30h – Para Todos: Coros, Confrarias, Ministros Comunhão, Catequistas, Jovens e Pais e todos em geral

v  Bênção Mães Grávidas – Domingo, Dia 22 de Dezembro, Missa das 11,00h – Igreja Matriz.

v  Festa da Sagrada Família com os Casais que fazem Cinco anos de Matrimónio em 2013 – Domingo da Sagrada Família, 29 d eDezembro, Missa das 11h, na Matriz.Pedimos Inscrição prévia na Sacristia, para as Grávidas e para a Sagrada Família.

v  Concerto da Sagrada Família – Com todas as Famílias de cinco Anos de Matrimónio, para toda a Paróquia – Domingo da Sagrada Família, 29 de Dezembro – 15,30h, na Matriz.

v  OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA – Vamos ter mais um ciclo deste belo Serviço, Oficinas de Oração e Vida, a começar em 08 de Janeiro, 21h, no Salão Paroquial.

v  Marcação de Casamentos para 2014 –Já podem fazer a marcação de todos os Casamentos. Agradecemos muito, que façam também a Marcação das bodas de Prata e Ouro para 2014, a partir desta data. Com antecedência para poderem fazer uma bela preparação pastoral.

v  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e depois do Parto, é momento feliz para esta preparação. A Bênção após o Parto, para Mãe e Filho, é também um momento necessário na preparação do Sacramento do Batismo.

 

 

EM 2013

BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS EM 2013

Em Comunidade, próximo Dia 22 de Dezembro – 11h – Igreja Matriz.

Sempre que solicitadas.

 

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO – Sempre que solicitada.

Em Comunidade – Ao quarto Domingo do mês; às 11h, na Igreja Matriz: 

- 29 de Dezembro na Matriz, às 11h

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

EM 2014

B ê n ç ã o    d a s    M ã e s    G r á v i d a s    e m    2 0 1 4

Sempre que solicitada.

E…

*  19 de Março, 21,30H – Em S. José;      

*  04 de Maio,19H– Na Matriz;            

*  07 de Setembro, 19H – Na Matriz;      

*  21 de Dezembro, 11H – Na Matriz.

 

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO em 2014

Nos seguintes Domingos, na Igreja Matriz:

26/Janeiro=11h;    

23/Fevereiro=11h, na Igreja Matriz;  

23/Março=11h, na Igreja Matriz;  

27/Abril=11h, na Igreja Matriz;     

25/Maio = 19H, na Igreja Matriz;   

22/Junho=11h, na Igreja Matriz;   

28/Setembro=11h, na Igreja Matriz;

26/Outubro=11h, na Igreja Matriz;  

23/Novembro=11h, na Igreja Matriz;  

28/Dezembro=11h, na Igreja Matriz

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

Ano 2017 Centenário da Senhora do Rosário de Fátima. Tema do Ano 2013: «Não tenhais medo»

A Paróquia no FACEBOOK: Acompanhe também a vida da nossa Comunidade paroquial e melhor poderá vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

 

I DOMINGO DO ADVENTO– Tempo Comum C 

EVANGELHO Mt 24, 37-44 - Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. Palavra da salvação.

Páginas de apoio litúrgico:

Dehonianos, Sacerdotes do Coração de Jesus E Secretariado Nacional de Liturgia

O Pároco de Gondomar/S. Cosme e S. Damião saúda a todos os visitantes deste sítio. Feliz Advento com S. Mateus, a caminho do Natal de Jesus. Possam na Oração em Família e na santa Missa, encontrar o conforto e ânimo que desejam e o Senhor Jesus nos oferece. Boa semana. O Pároco: P. Alípio Barbosa

 

ADVENTO 2013 – TEMPO DE RE-ENCONTRO COM JESUS,

FONTE DA NOSSA ALEGRIA E ESPERANÇA

 

Transcrevemos, com a devida vénia, uma abordagem do Advento, pelo Mestre de Liturgia, o Reverendo Padre Leão Cordeiro:

 

1.Como se formou o Tempo do Advento

O Tempo do Advento (TA) só se encontra nos livros litúrgicos oci­dentais. Nenhuma família litúrgica oriental o possui. Porém, na liturgia romana, é por ele que começa o Missal, o Leccionário e a Liturgia das Horas.

As suas origens encontram-se na Gália e na Espanha, e remon­tam ao século IV. Mas ainda se lhe não chamava então TA. Na Gália, por volta do de 360, Santo Hilário, Bispo de Poitiers, referia-se a um período de preparação de três semanas para a Epifania, com início no dia 17 de Dezembro e termo no dia 6 de Janeiro. Em Espanha, no ano 380, o concilio de Saragoça determinava: "ninguém deve faltar à igreja nas ­três semanas que precedem a Epifania". Por que razão falam esses dois testemunhos de Epifania e não de Natal? Porque ainda não se celebra­va o Natal, festa que viria a nascer em Roma só por volta do ano 375, e demorou alguns anos a ser acolhida por todas as Igrejas do Ocidente.

Como instituição litúrgica, o Tempo do Advento só se formou nos finais do século VI. Consistia então em seis semanas de preparação para o Natal. Foi São Gregório Magno (590-604) que o reduziu a quatro semanas, duração que ainda mantém.

Hoje, quando o TA começa, sente-se que estão próximas as fes­tas com que os cristãos celebram, todos os anos, o nascimento de Jesus.


2. Os dois Adventos de Cristo

A palavra advento significa vinda ou chegada. Escrevendo a Tito, Paulo refere-se, nestes termos, aos dois adventos ou vindas de Cristo: Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os ho­mens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, e a viver no mundo presente com toda a sobriedade, justiça e piedade (1ª. vinda), aguardando a bem-aventurada esperança e a manifestação gloriosa do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo (2ª. vinda).

Na sequência da doutrina da revelação ensinada por Jesus e lembrada pelo Apóstolo, S. Cirilo de Jerusalém explicava, no século IV, aos seus neófitos: "Anunciamos o advento de Cristo. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino. No seu primeiro advento, Cristo foi envolvido em faixas e deitado num presépio; no segundo, será revestido com um manto de luz. No primeiro suportou a Cruz, sem recusar a ignomínia; no segundo, aparecerá glorioso, escoltado pela multidão dos Anjos. Por esse motivo, afirmamos na nossa profissão de fé, tal como a recebemos por tradição, que acreditamos naquele que subiu aos Céus e está sentado à direita do Pai e que há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim"(LH, vol. I, p. 135-136).

É precisamente dessas duas vindas de Cristo e da preparação para elas pela catequese e pela penitência que falam as orações e leituras do TA, o que dá a este período litúrgico características algo semelhantes às da Quaresma. …

                                                        Continua no próximo Número



< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol