IMACULADA CONCEIÇÃO - PADROEIRA DE PORTUGAL, Em II Domingo Advento A - Liturgia completa e exata |
Dia 08 de Dezembro 2013-11-26
Solenidade da
Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria
Padroeira de Portugal
E
II Domingo do Advento A
Tendo surgido dúvidas sobre a liturgia da solenidade da Imaculada Conceição que coincide com o segundo domingo do Advento, o Cónego João Peixoto, do Secretariado Diocesano da Liturgia emite as seguintes indicações:
“1. Em princípio, os Domingos de Advento têm precedência sobre todas as solenidades. Por isso, segundo a regra, no dia 8 de dezembro de 2013 deveria celebrar-se a Liturgia do 2º Domingo de Advento.
2. Atendendo a que a Senhora da Conceição é também a Padroeira de Portugal e porque a correspondente celebração se integra bem no espírito deste tempo litúrgico, em Portugal está autorizada a celebração da Solenidade da Imaculada Conceição.
3. Entretanto, deverão fazer-se alguns ajustamentos no que se refere às leituras da Missa e às preces.
A s s i m :
· A 2ª leitura deverá ser a prevista para o 2.º Domingo de Advento A, e não a da Solenidade;
· Deve fazer-se menção do 2.º domingo de Advento na homilia;
· A oração conclusiva da oração universal deverá ser a oração coleta do 2.º Domingo de Advento”.
IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA – PADROEIRA PRINCIPAL DE PORTUGAL 8 Dezembro 2013 - No Domingo II do Advento A – 2013-12-08
Nota Histórica
Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53). Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento. Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal. Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado. Assim como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflecte o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53). Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal.
IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA
Missa
ANTÍFONA
DE ENTRADA Is 61, 10 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos Irmãos: Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela paciência e consolação que vêm das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e com uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. Pois Eu vos digo que Cristo Se fez servidor dos judeus, para mostrar a fidelidade de Deus e confirmar as promessas feitas aos nossos antepassados. Por sua vez, os gentios dão glória a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: «Por isso eu Vos bendirei entre as nações e cantarei a glória do vosso nome». Palavra do Senhor.
Diz-se o Credo.
ORAÇÃO UNIVERSAL DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA:
Celebrante: Irmãs e irmãos caríssimos: Bendigamos a Deus, que nos enviou a grande bênção prometida a nossos pais e, por intercessão da Virgem Imaculada, nossa Padroeira, peçamos (ou: cantemos), com alegria:
R. Interceda por nós a Virgem Imaculada. Ou: Interceda por nós a Virgem cheia de graça.
1. Pela santa Igreja, presente em toda a terra, para que não se deixe enganar pelo Demónio e seja esposa de Cristo, santa e imaculada, oremos, por intercessão de Maria.
2. Pelo Papa N., pelos bispos e presbíteros, para que Deus, que os chamou e os escolheu, lhes dê a graça de serem sempre bons pastores, oremos, por intercessão de Maria.
3. Pelos fiéis cristãos do mundo inteiro, para que reconheçam na Virgem Imaculada o sinal prometido por Deus aos nossos primeiros pais, oremos, por intercessão de Maria.
4. Pelos governantes e autoridades da nossa terra, para que pensem sobretudo nos mais pobres e sirvam o bem comum dos cidadãos, oremos, por intercessão de Maria.
5. Pelas mulheres que estão prestes a ser mães, para que saibam acolher e agradecer o dom da vida que Deus entrega em suas mãos, oremos, por intercessão de Maria.
6. Pelos que cederam à tentação do Inimigo e por todos os que vivem em pecado, para que se arrependam e recebam o perdão, oremos, por intercessão de Maria.
(Outras intenções). Oração Conclusiva da Oração Universal(A Coleta do Domingo II do Advento): Celebrante:
Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, Que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo Para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, Mas que a sabedoria do alto Nos leve a participar no esplendor da sua glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
|
< anterior | Seguinte > |
---|