J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
44-Informação Paroquial de 03 a 10 Novembro 2013 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL  DE 03  a 10 de NOVEMBRO DE 2013

 

01.  XIV Semana Bíblica de Gondomar de 04 a 09 de Novembro 2013 na Cripta dos Capuchinhos. Vamos todos participar, nesta oportunidade. Ao terminarmos o ano da Fé, aproveitemos. Tema desta Semana: PALAVRA, FÉ E VIDA. Da Palavra de Deus à Fé dos Homens.Obs.todos  os leitores da Matriz,estarão no dia 4 de Novembro,na semana Biblica, nos Capuchinhos

02.  Reunião Mensal – Confraria de Sto. Isidoro NSª SRª da Lapa-Dia 04 de Novembro,21:30h

03.  GEOP (Grupo Executivo das Obras Paroquiais)-Reunem dia 06 de Novembro 21:30h

04.  CAE(Conselho Assuntos Económicos)Reúnem dia 6 ás 21:30h

05.  MOCP(Movimentos Organismos Centros Paroquiais) – Os Coordenadores de todos os Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais – Reúnem dia 8 de Novembro, às  21:30h.

06.  Magusto Paroquial Dia 09 de Novembro – Com a toda a Catequese da Matriz. Aberto a toda a gente. Observação: Missa às 14:30h      Não Há Missa às 16:30h.

07.  Ala Nun’Álvares – Celebra S. Nuno de Santa Maria, Dia 10 Novembro,na Missa das 11h, na Matriz

08.  “TAKE AWAY”-TENDA AMIZADE - Dia 10 de Novembro - Ementa: Feijão á Transmontana e Tripas, à moda do Porto. Faça a sua encomenda

09.  Em todas as Dioceses - Semana dos Seminários de 10 a 17 de Novembro.

10.  Corais D’Ouro 2013 - XlI Encontro de Grupos Corais de Gondomar de 02 a 30 de Novembro: Todos os Sábados de Novembro . Sempre no Auditório Municipal de Gondomar, às 21:30h.

11.  DIREITOS PAROQUIAIS – Estamos no S. Miguel. Ocasião para todas as Famílias cristãs participarem na missão da Igreja, pagando os Direitos Paroquiais. É uma obrigação anual de todas as Famílias. Em Portugal, está indicado a partilha em todas as Eucaristias, nas Campanhas e sempre que solicitados. Além disso os Direitos Paroquiais, para quem puder: um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

   ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

v  SPEC(Secretariado Paroquial Educação Cristã) – Reúne Dia 11.11. às 21,30h, na Azenha.

v  EPB(Equipa Paroquial de Baptismos) -Reunião dia 12 de Outubro às 21:30h.

v  GAC(Grupo de Animação e Cultura) – Reúne 12 de Novembro, às 21,30h.

v  Missa no Monte Crasto – Dia 13 de Novembro, às 08:30h.

v  Todos os Catequistas da Paróquia - Reúnem no Dia 13 de Novembro,ás 21:30h, na Matriz.

v  Direção Escola Paroquial Música -Reúnem dia 1 5 de Novembro,às 21:30h.

v  Catequese 4ºano-Reunião de Pais, dia 15 de Novembro,ás 21:30h na Capela Ressurrreição

v  Proximo Convívio na Tenda da Amizade a cargo da Equipa do CPM, Dia 16 de Novembro, Jantar a partir das 19h.

 

v  ATENÇÃO ESPECIAL AS FAMÍLIAS: No quarto Domingo de cada mês, na Missa da 11h, na Igreja Paroquial: Bênção da Mãe e Filho após o Parto. Normalmente a coincidir com a Bênção aos Noivos, acolhidos nesse mês. Próxima bênção da Mãe e Filho depois do Parto: 27-10 – 11.00h.

 

v  Marcação de Casamentos para 2014 –Já podem fazer a marcação de todos os Casamentos. Agradecemos muito, que façam também a Marcação das bodas de Prata e Ouro para 2014, a partir desta data. Com antecedência para poderem fazer uma bela preparação pastoral.

 

v  Quem pensa Batizar Filhos, ou ser Padrinho/Madrinha, precisa aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo 3 meses. A Bênção das Mães grávidas e depois do Parto, é momento feliz para esta preparação. A Bênção após o Parto, para Mãe e Filho, é também um momento necessário na preparação do Sacramento do Batismo.

 

EM 2013

BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS EM 2013

Em Comunidade, próximo Dia 22 de Dezembro – 11h – Igreja Matriz.

Sempre que solicitadas.

 

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO – Sempre que solicitada.

Em Comunidade – Ao quarto Domingo do mês; às 11h, na Igreja Matriz: 

- 22 de Setembro na Matriz, às 11h;    

- 27 de Outubro na Matriz, às 11h;   

- 24 de Novembro na Matriz, às 11h;  

- 29 de Dezembro na Matriz, às 11h

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

EM 2014

B ê n ç ã o    d a s    M ã e s    G r á v i d a s    e m    2 0 1 4

Sempre que solicitada.

E…

*  19 de Março, 21,30H – Em S. José;      

*  04 de Maio,19H– Na Matriz;            

*  07 de Setembro, 19H – Na Matriz;      

*  21 de Dezembro, 11H – Na Matriz.

 

BÊNÇÃO DA MÃE E DO FILHO, APÓS O PARTO em 2014

Nos seguintes Domingos, na Igreja Matriz:

26/Janeiro=11h;     

23/Fevereiro=11h, na Igreja Matriz;   

23/Março=11h, na Igreja Matriz;   

27/Abril=11h, na Igreja Matriz;      

25/Maio = 19H, na Igreja Matriz;    

22/Junho=11h, na Igreja Matriz;    

28/Setembro=11h, na Igreja Matriz;

26/Outubro=11h, na Igreja Matriz;   

23/Novembro=11h, na Igreja Matriz;   

28/Dezembro=11h, na Igreja Matriz

Agradecemos façam sempre inscrição prévia na Sacristia

ou por mail, para facilitar o acolhimento.

 

Ano 2017 Centenário da Senhora do Rosário de Fátima. Tema do Ano 2013: «Não tenhais medo»

A Paróquia no FACEBOOK: Acompanhe também a vida da nossa Comunidade paroquial e melhor poderá vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

 

DOMINGO XXXl – Tempo Comum C  -   EVANGELHO Lc 19, 1-10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido». Palavra da salvação.

Páginas de apoio litúrgico:

Dehonianos, Sacerdotes do Coração de Jesus E Secretariado Nacional de Liturgia

Saudações a todos os Paroquianos e Visitantes desta página. Hoje tivemos a graça de ouvir e estar com o Sr. D. Manuel Rodrigues Linda, Bispo das Forças Armadas. Sob o tema “A Caridade não acaba nunca”, dissertou num magistral Conferência, no Auditória da Biblioteca Municipal. Tivemos a delícia de  um Intróito e Conclusão com a Harpista Carolina Queirós. Assim se concluiu o Ciclo de Conferências do Ano da Fé: A FÉ – CAMINHO DE ESPERANÇA, abordando as Quatro Constituições do Vaticano II.

Ao iniciarmos um Novo Ano Pastoral, após as Festas do Rosário, louvamos e agradecemos ao Senhor todos os Paroquianos de Gondomar/S. Cosme, que discreta, humilde e eficazmente, se dão a Deus e aos Irmãos. Seja a Confraria de S. Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário, Esposas, Filhos e Netos todos a trabalhar com amor em unidade paroquial e em perfeita sintonia com a Paróquia, pois não há outro caminho; sejam os generosos Irmãos do GEOP, Bar e Tenda da Amizade, todos os agentes da Liturgia, as dedicadas Funcionárias, ou os Servidores da Caridade nos Doentes e Pobres, fazem de cada dia e mês do Ano, tempo feliz e fecundo de Missão por dentro. Graças a Deus por todos. O Pai a todos recompense, cem por um, como só Ele sabe e gostas de fazer. O Pároco, em nome de toda a Paróquia, expressa viva alegria e gratidão a todos sem exceção. “Deus lhes pague”, como diz o Povo simples mas sábio. Continuação de bom mês de Outubro. O Pároco: P. Alípio Barbosa.

Um belo mês de Outubro: do Rosário e das Missões. Abraço em Cristo.

 

Fim de Semana de Todos os Santos e de Todos os Fiéis Defuntos. Momento de profundo significado antropológico e cristão.

Que os cristãos celebrem a Festa
DE TODOS os Santos
e não fiquem reclamando do Halloween
Entrevista ao Pe. Andrea, fundador dos Sentinelas do amanhã, um dos pioneiros, há seis anos, do HOLYween, festa que a cada ano faz mais sucesso  -  Por Redacao

ROMA, 30 de Outubro de 2013 (Zenit.org) – Decorria o ano de 834, quando o papa Gregório IV decidiu mudar a festa do Dia de Todos os Santos do 13 de Maio para o  1 de Novembro. Foi uma escolha pensada. O objetivo era, de fato, o de purificar e elevar os restos do paganismo de alguns povos que culminavam justamente na noite do 31 de Outubro, com o ano novo Céltico. A festa pagã chamava-se «All Allows Even», ou seja, que tudo é permitido, até mesmo que os mortos retornassem à vida.

Hoje, séculos depois desse gesto de Gregório IV, parece que o paganismo voltou com toda a força, maquilhado, modernizado, mas por isso mesmo mais macabro e tétrico, quanto desumano e degradante. O mau gosto, o horripilante, o excesso triunfam com a festa de Halloween, que nada mais é do que uma reproposição em chave moderna e consumística das degenerações do ano novo celta.

Parece novamente necessário dignificar, derrubar estes costumes macabros – sobretudo com Crianças – consagrando a primeira noite de Novembro aos Santos em vez das Abóboras, das bruxas, vampiros e zumbis.

Entre nós é bela e profundamente humana, solidária, educativa na caridade evangélica, as Crianças e «Pão por Deus» visitando os vizinhos, com origem no evangelho e na crise de 1775.

Durante anos, Pe. Andrea Brugnoli e a comunidade que ele fundou, os Sentinelas do amanhã, fazem desse desafio uma realidade concreta que adotou o nome de HOLYween. Uma iniciativa direcionada para trazer de volta o rosto dos Santos, expondo as imagens pelas janelas na noite do 31 de Outubro.

ZENIT: Pe. Andrea, qual é o balanço destes 6 anos de atividade da iniciativa HOLYween?

Pe. Andrea Brugnoli: O resultado é mais do que positivo. Parece-me que tenha sido muito difundido a ideia de que os cristãos devam celebrar a sua festa de todos os santos, mais do que ficar reclamando que Halloween está a espalhar-se entre os jovens e adultos. São muitas as paróquias que adotaram essa ideia e organizam todo tipo de iniciativa com este nome: HOLYween. O nosso sítio, onde a cada ano você pode baixar imagens de santos para pendurar nas janelas, foi literalmente invadido: nestes dias temos mais de 10 visitantes por segundo, um número extraordinário. Muitas escolas prepararam atividades educativas sobre os santos e eu acho que ninguém é contrário à beleza de mostrar esses rostos, em lugar dos monstros terríveis dos pagãos. Em suma, o sucesso de HOLYween superou todas as expectativas iniciais.

ZENIT: Qual é a mensagem que o rosto de um Santo transmite para um jovem de hoje?

Pe. Andrea Brugnoli: Os santos são a melhor parte da nossa terra. São pessoas comuns que se comprometeram em deixar o mundo um pouco "melhor e não se resignaram aos problemas das pessoas, que eram tão graves ontem como hoje. Os santos são “belos”, porque têm uma beleza que vem do coração. Colando os seus rostos nas janelas e nas portas de casa, um jovem se rodeia de pessoas belas e isso transmite a mensagem de que também ele pode conquistar esta beleza. Valem as palavras que pronunciou São Bernardo de Claraval: “Se este, se aquele... por que também não eu?”.

ZENIT: Este ano, a iniciativa foi ampliada ainda mais, é verdade?

Pe. Andrea Brugnoli : Sim, de fato , fizemos propostas para as escolas e para as crianças da catequese. Já no ano passado, muitas realidades tinham aderido enviando-nos o seu material fotográfico e as suas crónicas. A fantasia é realmente grande: por exemplo em Milão alguns jovens duma paróquia decidiram levar comida aos sem teto, mas vestidos de santos. Noutros lugares colaram fotografias imensas de santos com mais de 6 metros nas fachadas das Igreja. Esta redescoberta dos santos é realmente a resposta das pessoas à necessidade que temos hoje de redescobrir as nossas melhores raízes.

ZENIT: Em Roma, uma iniciativa semelhante à vossa, chamada “A Noite dos Santos”, teve um grandíssimo sucesso. Mas coisas assim chegam-nos de toda a Itália. É encorajador. Como alimentar esses desejos positivos dos jovens?

Pe. Andrea Brugnoli: Eu acho que todos nós temos que ter muita confiança nos jovens. Não é verdade que são atraídos pelo mal, pelas cabaças vazias, pelo horror… pelo vampirismo, psicose do Zombi. O problema é que não têm outras alternativas. Mas, quando é apresentado para eles um ideal de vida de entrega aos outros, heroicamente dedicado ao bem, como foi no caso dos santos,  eles sentem-se atraídos, porque no coração de cada jovem há uma irresistível paixão por deixar uma marca, por ser um “alguém”. Ainda hoje nós lembramos dos santos – embora bem jovenzinhos – por causa da sua alegria contagiosa. Temos que, portanto, pedir aos jovens muito e propor-lhes uma medida alta de vida cristã.

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol