J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
09-Informação Paroquial de 02 a 09 de Março 2013 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE 03 A 10 DE MARÇO 2013

 

01. Dia da Cáritas Portuguesa-Ofertório em todas as Missas e Peditório de Rua – este Fim de Semana. Dia 01 a 03 de Março. A Cáritas é o Organismo da Igreja Católica para a Caridade, juntamente com os Vicentinos. Na Diocese do Porto existe e trabalha a Caritas, ao serviço de todos

02. Dia Paroquial da Bíblia, em Gondomar/S. Cosme –Este fim de semana Dia 2 e 3 de Março, com a Festa da Palavra do Quarto Ano de toda a Paróquia.

03.  Dia 3 de Março na Eucaristia às 19:00h - Meio ano do falecimento da Irmã Zélia.

04.  GEOP- Reunião com Zonas e Organismos Paroquiais, que animam Eventos da Tenda durante o ano – Para planificar o ano 2013 e seus eventos- dia 4 de Março às 21:30h

05.  Leitores-Reúnem dia 4 de Março, 21:30h

06.  Direção do nosso Agrupamento Escuteiros 278 Gondomar – Dia 04 de Março, 21:30h.

07.  SPEC-(Secretariado Paroquial Educação Cristã)-Reúne, dia 05 às 21:30h, na Matriz.

08.  Acólitos da Matriz—Reúnem dia 6 de Março 21:30h.

09.  Via Sacra na Matriz- Todas as Sextas Feiras da Quaresma, às 21:30h.

10.  Comissão Organizadora do Compasso e Responsáveis das Cruzes – Reúnem dia 8 de Março, às 21:30h.

11.  Reunião Animadores Meios Comunicação Paroquial – Dia 07 de Março, 21,30h.

12.  Assembleia Geral Dadores de Sangue de Gondomar – Reúne dia 9 de Março às 21:00h,Salão Paroquial.

13. Marcação de Bodas de Ouro e Prata – ano 2013 – Já podem fazer a marcação, na Sacristia da Matriz, ou no Cartório Paroquial. Atendimento: De Terça a Sexta, das 17h às 19,30h.

14.  BATISMO – Primeiro Momento da Iniciação Cristã. Todos os que pensam batizar, ou ser Padrinhos, devem aparecer sempre com muita antecedência: no mínimo três meses. Para uma adequada preparação pastoral. As Famílias cristãs da Paróquia começam logo na Bênção das Mães Grávidas a preparar nomes cristãos, os Padrinhos e o batismo dos Filhos. PADRINHOS DE BATISMO: Os Padrinhos devem, conjuntamente com os Pais, apresentar a criança ao Batismo, velar por que o seu afilhado leve uma vida cristã digna do seu Batismo e cumpra fielmente os seus deveres de cristão. Condições para serem Padrinhos de Baptismo:

·         Que tenham maturidade suficiente;

·         tenham completado 16 anos de idade;

·         tenham sido iniciados pelos três sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia,

·         e leve vida de acordo com a fé e a função que vai desempenhar;

·         sejam casados catolicamente, solteiros ou viúvos,

·         e que possam servir de exemplo de vida cristã para a Criança a batizar.

·         Haja um só Padrinho ou uma só Madrinha, ou então um Padrinho e uma Madrinha, pertença à Igreja Católica e não esteja impedido, pelo direito, de exercer esta função. Segundo as circunstâncias pode fazer-se um Batismo sem Padrinhos: os Pais e a Comunidade assumem a Educação cristã da Criança a batizar.

Os Padrinhos não residentes na Paróquia de S. Cosme, deverão apresentar uma Declaração de Idoneidade, passada pelo pároco da Paróquia onde residem.

15. Destino da Renuncia/Contributo Penitencial 2013, na Diocese do Porto. «Ouvido o Conselho Presbiteral, continuaremos a entregar a renúncia quaresmal que fizermos ao Fundo Social Diocesano, que a aplicará a várias necessidades, sobretudo no campo da salvaguarda e promoção da vida em todas as suas fases, da conceção à velhice. Desde a Quaresma de 2012 até ao presente, o Fundo Social Diocesano distribuiu 239 605 euros, designadamente através da Sociedade de São Vicente de Paulo, a Cáritas Diocesana, a Obra Diocesana de Promoção Social, a Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina e a Vida Norte»(D.MC, Bispo do Porto-Homilia Cinzas-2013). Na nossa Paróquia faremos a recolhas das Renúncias no Fim-de-semana dos Ramos/23 e 24 de Março.

 

                                               ACONTECE PROXIMAMENTE

                          Para ir registando e reservando disponibilidade

 

01  Reuniões: Confraria Almas e também CAE- Reúnem dia 11, Matriz, 21.30h

02  Monte Crasto- Missa dia13 às 8:30h

03  Encontro de todos os Pais do 3º ano Catequese – Dia 15 às 21:30h, na Matriz- Neste dia a Via sacra será na Capela da Ressurreição.

04  Ciclo de Conferências – A Fé, Caminho de Esperança – neste Ano da Fé. Próxima é Dia 16 de Março, as 21,30h, na Igreja de S. José de Cimo da Serra.

05  Dia 19 de Março – Dia do Pa i – Na Igreja de S. José de Cimo da Serra Eucaristia às 21:30h

06  CONFISSÕES QUARESMAIS: Na Matriz, dia 20 de Março, às 15:00h, para os Anciãos. 21:30h para todos

07  Homenagem ao Beato João Paulo II- Musical da Fé Alegria a luz, a beleza de ser discípulo do Senhor- No Coliseu do Porto, Domingo 24 de Março às 16horas. Autoria Pe. Francisco de Jesus-Organização: Jovens. Podem adquirir bilhetes nestes locais: Coliseu, Missionários Boa Nova, Paulinas, Voz Portucalense e SDPJ No da Diocese do Porto. reserva de BI. Tel:93 766 90 43 : email: .

08  Dia Paroquial do Doente – 14 de Abril, às 15h, na Igreja Paroquial.

09  Próxima Bênção das Mães Grávidas – Primeiro Domingo de Maio – Dia da Mãe – 05 de Maio, 19h, na nossa Igreja Paroquial.

10  Ano 2017 Centenário da Senhora do Rosário de Fátima. Tema do próximo Ano 2013: «Não tenhais medo»

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

 

DOMINGO III DA QUARESMA C

EVANGELHO LC 13, 1-9

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus, juntamente com o das vítimas que imolavam. Jesus respondeu-lhes: «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito homens, que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante. Jesus disse então a seguinte parábola: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’. Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano». Palavra da salvação.

CARTA RECEBIDA DA COLÔMBIA(mais exatamente da fronteira do Perú com a Colômbia,

Do Jovem Casal missionários: Vivi e Copi.

Aqui fica a sua palavra, que neste contexto de Quaresma, Sede Vacante e questões intrincadas da Igreja, eles vivem, amam e servem o Senhor nos Pobres, oferecendo a sua Lua de Mel, em 4 Anos de Missão.

Obrigado, caros Amigos Vivi e Copi.

 

«Caro P. Alípio,

esperamos que este email o encontre bem e renovado pela presença do Emanuel que, cada ano, nasce no coração de todos aqueles que o recebem.

Escrevemos este email para agradecer o apoio que a Paróquia de São Cosme nos brindou particularmente durante o ano 2012, e ao mesmo tempo pedimos-lhe que testemunhe à comunidade que nos encontramos bem, animados por essa força que é o Espírito Santo e que torna o trabalho missionário mais fácil, mesmo quando parece difícil.
A comunidade de Soplín Vargas - Perú, continua o seu caminho de crescimento na fé, na comunhão e na esperança de uma vida melhor. A nossa presença tem dado os seus frutos, e cada pequeno passo já é uma bênção de Deus. Por esse motivo nos sentimos abençoados por partilhar a vida com esta comunidade, um privilégio que o Senhor colocou nas nossas vidas.

O projeto Maloca para Todos já iniciou com a recolha da areia para a futura construção, mas outros avanços se seguirão, avanços esses que só serão possíveis devido à grande caridade e oração que a vossa Comunidade Paroquial nos tem doado: Bem hajam todos e que Deus os recompense em dobro.

Nós continuaremos fieis ao mandato missionário que recebemos, procurando ser canais para que Deus opere na vida de todos aqueles que se cruzam connosco.

Despedimo-nos pedindo que o Senhor derrame todas as suas bênçãos a si e a toda a comunidade paroquial.

Na certeza que continuaremos unidos a nós através da oração,

Copi e Viviana, Leigos Missionários da Consolata».

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol