J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
ECOS DAS JORNADAS VICARIAS DA FÉ EM GONDOMAR Imprimir EMail

 

Jornadas Vicariais da Fé

Gondomar, 23 e 24 de Fevereiro de 2013

 

As Jornadas Vicariais da Fé realizaram-se, em Fânzeres, nos dias 23 e 24 de Fevereiro. Contaram com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, do Bispo Auxiliar responsável pela Vigararia de Gondomar, D. João Lavrador e com o Vigário-Geral, Pe. Américo Aguiar. O programa das Jornadas dividiu-se em três momentos: Sessão de Abertura, Vigília com os Jovens e Eucaristia Solene.

Na Sessão de Abertura, que decorreu no Pavilhão Municipal de Fânzeres, alguns paroquianos tiveram a oportunidade de darem o seu testemunho enquanto cristãos e partilharem as suas experiências de Fé e de Esperança.

D. Manuel Clemente considerou que estes testemunhos de Fé eram a prova viva de que quando se caminha lado a lado com Jesus tudo se torna mais bonito. A beleza dos testemunhos assentou no facto de não se fecharam em si próprios e terem criado mais vidas e ultrapassado problemas. “Não foram vidas egoístas centradas nos desejos de si próprias. Ouvimos coisas de Páscoa, vidas que se ganham quando se oferecem, Reinos que se constroem na entrega, vidas transfiguradas”, referiu.

D. João Lavrador aproveitou a sua intervenção para relembrar que a Igreja está consciente de todos os problemas escolares, familiares e económicos que o país atravessa. Tem Fé que o “Evangelho ilumine os Seres Humanos”. Por isso, considerou que os testemunhos de Fé deveriam ser, antes de mais, um apelo para a reflexão sobre o actual mundo em que vivemos.

O primeiro momento das Jornadas Vicariais da Fé terminou com a actuação conjunta da Escola de Ballet de Rio Tinto e o Coro Infantil Mais Além. A actuação consistiu numa coreografia ao som do hino do Ano da Fé.

 Mais tarde, às 21:30, na Igreja Paroquial de Fânzeres, realizou-se a Vigília com os Jovens. A chegada do Bispo do Porto foi aguardada pelos jovens no adro da Igreja. Apesar do relento da noite, a recepção foi tão agradável que, por breves momentos, todos se esqueceram do frio que se fazia sentir. Mas, não foram só os jovens que compareceram, pessoas de todas as idades quiseram participar. Desta forma, a Igreja tornou-se demasiado pequena para todos os presentes.

D. Manuel Clemente aproveitou a Vigília para nos relembrar que Jesus venceu a morte e continua no meio de nós. Baseando as suas palavras em algumas passagens do Evangelho, explicou-nos de modo se pode transmitir esta mensagem de Fé aos outros e como é possível fazer a Igreja de Jesus Cristo. Terminou a Vigília dizendo: “Quando estamos reunidos a Sua presença é assim e a barca da Igreja singra porque Ele está cá”.

Já no último dia, realizou-se a Eucaristia Solene de Encerramento das Jornadas, no Pavilhão Municipal de Fânzeres. As bancadas encheram-se e alguns Grupos Corais do Concelho entoaram cânticos de Fé pelo pavilhão.

Como estamos na Quaresma, D. Manuel Clemente focou a sua homília no Evangelho da Transfiguração. Referindo que este período deve servir para crescermos com Cristo na “oração, na esmola e na caridade”. Salientou que este é o momento acertado para repensarmos sobre aquilo que achamos mais importante. Para o Bispo do Porto “a Oração é o exercício quaresmal mais importante, por isso, é preciso subirmos ao monte (monte Tabor) todos os dias com Jesus no nosso coração. Devemos olhar para as dificuldades como um momento de mais entrega, mais doação, mais presença, mais trabalho e mais criatividade”. As suas últimas palavras foram: “A Igreja de Jesus Cristo existe neste mundo, hoje e aqui para ver e fazer as coisas com outra luz. Tudo isto é realista e verdadeiro. A luz do Tabor nunca mais se apagará”.

No final das Jornadas, como sinal de gratidão e reconhecimento, a Vigararia de Gondomar ofereceu a D. Manuel Clemente o símbolo do Ano da Fé em filigrana. Uma peça original, única e feita com a mestria dos artesãos do Concelho. Para os interessados, fica aqui a informação de que as Jornadas Vicariais da Fé podem ser acompanhas através da plataforma digital da Diocese do Porto.

Jovem que participou: JAB

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol