J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Lançamento da Campanha para as Obras: 19-01-2003 Imprimir EMail

Sessão Solene - Capela da Ressurreição – Domingo, 19-03-2003, 16,30H

Palavra do Pároco

Saudação às Autoridades presentes…
Ex.mo e Revmo. Senhor D. Armindo, nosso Bispo
Senhor Major Valentim Loureiro, Presidente da Câmara do nosso concelho de Gondomar

Exmas. Autoridades civis e representantes das Colectividades da nossa terra
Senhor Vigário da Vara
Membros do Conselho da Fábrica da Igreja e Comissão de Obras,
Presidentes e representantes das Estruturas paroquias de S. Cosme de Gondomar,
Representantes dos sete Centros da Paróquia,
Senhor Arquitecto Sarabando,
Caros Paroquianos e amigos

Encontramo-nos aqui hoje para um acto simbólico que é também uma «profissão de fé» e total confiança no futuro.

É visível e todos sentimos como é urgente e necessário criarmos as necessárias estruturas físicas para cumprirmos a nossa missão na nossa Cidade de Gondomar. Esta Comunidade precisa de espaços capazes e actualizados: como Cartório Paroquial, Salas de Catequese aqui no Centro da Matriz, Casa Paroquial, sede de Escuteiros, um anfiteatro e um salão polivalente e lugar para a actividade das Confrarias, Vicentinos e outros Movimentos que temos ou iremos ter.

Desejamos assim, dotar a Paróquia de instalações bastantes e capazes, para um serviço Pastoral e Cultural a prestar a toda a Comunidade de S. Cosme e por inerência e centralidade geográfica a todo o concelho, recuperando e ampliando a Casa da Quinta da Igreja e do terreno disponível e outro que venha a conseguir-se.

Temos, portanto, consciência da enorme urgência em arrancarmos com o Centro Paroquial.

Nesta fase é simplesmente o Centro Paroquial.

Daqui a momentos o Sr. Arquitecto João Carlos Sarabando vai apresentar-nos o Ante-projecto do que acabo de dizer. Neste momento é ainda um ante-projecto.

Parece que os tempos não são favoráveis. Mas a necessidade e o atraso que levamos impelem-nos contra ventos e marés.

Esta é uma aposta da Comunidade cristã: logo da fé, da esperança e do amor feito partilha do ser e do ter.

Metermo-nos a uma Obra desta envergadura, só é mesmo confiantes: na total mobilização da Comissão Fabriqueira, de toda a Comissão de Obras, numa partilha generosa e numa acção persistente e dinamizadora de todas as famílias católicas.

Esta, como qualquer Paróquia, é uma Instituição de Serviço e reconhecida Utilidade Pública. Sempre temos contado com o natural apoio, apreço e cooperação da Câmara Municipal e demais Entidades. É que a sua finalidade não é outra senão o BEM COMUM, A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS E UM PROGRESSO SUSTENTADO, HUMANA E ESPIRITUALMENTE, dentro duma cosmovisão e antropologia cristã, que fundamenta e promove a dignidade da pessoa humana.

Por isso hoje mais que nunca apelamos ao senhor Presidente para que seja o primeiro e principal apoiante deste Projecto.

Igualmente ao senhor Bispo pedimos não só a bênção que vai dar-nos mas também todo o apoio que viremos a precisar.

Como o senhor Bispo muito bem sabe encontro-me aqui há 9 meses. Têm sido árduos …

Temos consciência de que a Paróquia presta importantes serviços de ordem cultural, espiritual e humanitária, sobretudo a nível da instituição familiar, da formação da Juventude, da Infância, na formação e educação humanas, e principalmente na prevenção, contribuindo para uma sã convivência e melhoria da qualidade das relações entre as pessoas.

Todas as cidades, vilas e aldeias, preservam a sua Zona Histórica, como marco indelével da história, memória do passado, lição para o futuro e elo de união entre as gerações.

Cremos firmemente que o Complexo Paroquial, com as várias épocas históricas e arquitectónicas expressas na Igreja Matriz, sua talha e esculturas, na Capela da Ressurreição e na Casa da Quinta da Igreja que será aproveitada e integrada no Centro Paroquial, são uma mais valia para a Cidade e todo o Concelho e que configuram uma Zona Histórica a merecer todo o apoio das Entidades Públicas.

Queremos, assim, dar o nosso contributo, no que nos é específico, para o verdadeiro progresso da nossa terra.

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol