J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
34-Informação Paroquial de 30 de Setembro a 07 de Outubro 2012 Imprimir EMail

 

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 30 DE SETEMBRO A 07 DE OUTUBRO 2012

1.     FESTAS N.Sª. SRª. DO ROSÁRIO – Festa em Honra de São Cosme e Damião – Padroeiros de Gondomar, dos Médicos e Farmacêuticos, intercessores nas doenças graves – e de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Outubro, mês do Rosário. Crianças, Jovens e Casais visitem a nossa Igreja Paroquial, participem na Missa Solene com o Sr. Bispo, D. Pio Alves, na Procissão e nos diversos atos sociais, recreativos e culturais. Todas as Crianças da Catequese ou não, os Adolescentes e Jovens venham participar nas Celebrações e Procissão. Também podem figurar como Anjinhos ou Figuras alegóricas. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos saúde, trabalho e paz.

2.     A FÉ HOJE – CAMINHO DE ESPERANÇA. Vai a nossa Comunidade de Gondomar iniciar uma Formação Cristã de Adultos – A começar no Dia 21 de Outubro, às 21,30h, no Salão Paroquial. Precisa de Inscrição prévia, na Paróquia. As Inscrições decorrem de 15 a 30 de Setembro na Matiz. Todos estão convidados.

3.     Quem não está crismado, não tem a Iniciação Cristã, precisa urgentemente celebrar o Sacramento da Confirmação. Devem inscrever-se rapidamente, para iniciar muito em breve a preparação.

4.     DIREITOS PAROQUIAIS – Estamos no S. Miguel, ocasião para todas as Famílias cumprirem o seu dever anual de contribuir com um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

5.     Leitores da Paróquia – Reúnem, Segunda, Dia 1 de Outubro, 21,30h.

6.     SPEC(Secretariado Paroquial da Catequese) – Reúne Terça, Dia 2 em Aguiar, 21,30h.

7.     Confissões da Primeira Sexta feira, em Honra do Coração de Jesus – Quarta, Dia 3 às 15h.

8.     MISSA PELOS ROMEIROS DE S. COSME E DAMIÃO E PELOS NOSSOS MIGRANTES – Sexta, Dia 5 de Outubro, às 10h.

9.     Quem pensa batizar, ser Padrinho, Casar, marcar as suas Bodas de Ouro ou Prata, apareçam sempre com muita antecedência. Já fazemos Marcação de Casamentos para 2013. Convém aparecer para uma adequada Preparação espiritual e CPM.

10.  Batismos, sempre com antecedência, no mínimo três meses. Padrinhos de Batismo: serão pessoas idóneas, com mais de 16 anos, crismados, cristãos conscientes e com a vida paroquial em ordem. Não podem ser Padrinhos: casados civilmente, a viver em pública mancebia ou a viverem em união de facto. Marcação de Batismos: Quem pensa Batizar, ou ser Padrinho, venha com muita antecedência, para uma frutuosa preparação pastoral.

11.  Outubro mês das Missões. Vamos viver na nossa Paróquia uma Quinzena missionária, com os Missionários da Consolata. De 15 a 28 de Outubro, estarão entre nós, com Vigilias, Participação na Eucaristia, Catequese e contacto com os Jovens e Adolescentes. Vamos acolher esta graça do Senhor e participar.

REUNIÕES IMPORTANTES PARA TODOS IREM RESERVANDO

    1. Coordenadores de todos os MOCP(Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais)  – 14 de Novembro, 21,30h – Salão
    2. Assembleia Paroquial – 30 de Novembro, 21,30h – Salão
    3. Coordenadores de todos os MOCP(Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais) – 16 de Julho 2013, 21,30h – Salão
    4. Coordenadores de todos os MOCP(Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais) – 08 de Novembro 2013, 21,30h – Salão
    5. Assembleia Paroquial – 29 de Novembro 2013, 21,30h – Salão

 

Caros Visitantes deste Sítio Oficial da Comunidade de Gondomar/S. Cosme e S. Damião. Saudações para todos vós, nesta quadra rica e festiva na nossa Comunidade. Nestes dias com maior fervor e devoção nos confiamos ao Senhor, por intercessão de sua Mãe a Senhora do Rosário e dos seus Servos, Irmãos e Médicos, Cosme e Damão. Especialmente às Famílias de luto recente, com esse problema de trabalho, saúde ou relacionamento, confiamos ao Pai por intercessão dos nossos santos Padroeiros, S. Cosme e S. Damião. Recomendamos a sua Novena, conforme está neste Sítio.

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

Palavra por entre palavras, neste Domingo, XXVI – do Tempo Comum B

http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM – B

30-09-2012

Evangelho segundo S. Marcos  9,38-43.45.47-48

Naquele tempo, João disse a Jesus:

«Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome

E procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco».

Jesus respondeu:

«Não o proibais; porque ninguém pode fazer milagres em meu nome e depois dizem mal de

Mim. Quem não é contra nós é por nós.

Quem vos der a beber um copo de água, por seres de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.

Se alguém escandalizar algum destes pequeninos

Que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar.

Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga.

E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida  do que ter os dois pés e ser lançado na Geena.

E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga».

Palavra da salvação

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Nota com indicações pastorais

para o Ano da Fé

Continuação

INDICAÇÕES

III. A nível diocesano

1. Deseja-se uma celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão do mesmo a nível de cada Igreja particular, ocasião para “confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro”[28].

2. Será oportuno organizar em cada Diocese do mundo uma jornada sobre o Catecismo da Igreja Católica, convidando especialmente os sacerdotes, as pessoas consagradas e os catequistas. Nesta ocasião, por exemplo, as Eparquias orientais católicas poderiam preparar um encontro com os sacerdotes para testemunhar a sensibilidade específica e a tradição litúrgica próprias ao interno da única fé em Cristo; assim as jovens Igrejas particulares nas terras de missão poderão ser convidadas a oferecer um testemunho renovado daquela alegria na fé que tanto as caracterizam.

3. Cada Bispo poderá dedicar uma sua Carta pastoral ao tema da fé, recordando a importância do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica levando em conta as circunstâncias pastorais específicas da porção de fiéis a ele confiada.

4. Deseja-se que em cada Diocese, sob a responsabilidade do Bispo, sejam organizados momentos de catequese, destinados aos jovens e àqueles que estão em busca de um sentido para a vida, com a finalidade de descobrir a beleza da fé eclesial, e que sejam promovidos encontros com as testemunhas significativas da mesma.

5. Será oportuno controlar a assimilação (receptio) do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica na vida e na missão de cada Igreja particular, especialmente em âmbito catequético. Neste sentido se deseja um empenho renovado por parte dos Ofícios catequéticos das Dioceses, os quais – com o apoio das Comissões para a Catequese das Conferências Episcopais ; têm o dever de providenciar à formação dos catequistas no que diz respeito aos conteúdos da fé.

6. A formação permanente do clero poderá ser concentrada, especialmente neste Ano da Fé, nos Documentos do Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica, tratando, por exemplo, de temas como “o anúncio do Cristo ressuscitado”, “a Igreja, sacramento de salvação”, “a missão evangelizadora no mundo de hoje”, “fé e incredulidade”, “fé, ecumenismo e diálogo interreligioso”, “fé e vida eterna”, “a hermenêutica da reforma na continuidade”, “o Catecismo na preocupação pastoral ordinária”.

7. Os Bispos são convidados a organizar, especialmente no período da quaresma, celebrações penitenciais nas quais se peça perdão a Deus, também e particularmente, pelos pecados contra a fé. Este Ano será também um tempo favorável para se aproximar com maior fé e maior freqüência do sacramento da Penitência.

8. Deseja-se um envolvimento do mundo acadêmico e da cultura por uma renovada ocasião de diálogo criativo entre fé e razão por meio de simpósios, congressos e jornadas de estudo, especialmente nas Universidades católicas, mostrando “que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas, embora por caminhos diferentes, tendem para a verdade”[29].

9. Será importante promover encontros com pessoas que, “embora não reconhecendo em si mesmas o dom da fé, todavia vivem uma busca sincera do sentido último e da verdade definitiva acerca da sua existência e do mundo”[30], inspirando-se também nos diálogos do Pátio dos Gentios, organizados sob a guia do Conselho Pontifício para a Cultura.

10. O Ano da Fé poderá ser uma ocasião para prestar uma maior atenção às Escolas católicas, lugares próprios para oferecer aos alunos um testemunho vivo do Senhor e para cultivar a sua fé com uma referência oportuna à utilização de bons instrumentos catequéticos, como por exemplo, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ou como o Youcat.

CONTINUA

O CENTRO DE CULTURA CATÓLICA, NA NOSSA DIOCESE DO

PORTO

O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, do Curso Complementar de Formação de Catequistas e da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos), juntam-se duas propostas específicas:

1) O currículo do Curso Básico de Teologia integra este ano uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano que, como todas as outras, também pode ser frequentada isoladamente.

2) Foi programado um ciclo de conferências sobre a Fé, estruturado a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, com uma conferência por mês de novembro de 2012 a fevereiro de 2013.

As informações, os folhetos e os boletins de inscrição encontram-se disponíveis nos seguintes apontadores:

- Curso Básico de Teologia: Folheto; Boletim de inscrição.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Folheto; Boletim de inscrição.

- Cursos de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas, Músicos para a Liturgia): Folheto; Boletim de inscrição.

As inscrições nos Curso decorrem até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. No dia 29 de setembro, às 9.30 horas, realiza-se o teste admissão para os candidatos ao Curso de Música Litúrgica.  Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

 Como forma de divulgação do trabalho realizado e apresentação do que podemos e queremos continuar a realizar nos âmbito da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, foi disponibilizado recentemente na página web o registo áudio de algumas das intervenções do Concerto dos alunos do Curso de Música Litúrgica, realizado em Junho passado, em Amarante. Fica o convite a passar pela página.

 Agradecendo a melhor divulgação das propostas formativas anteriormente referidas, estou disponível para os esclarecimentos necessários.

 Cumprimentos,  P. Adélio Abreu

 

50ª Aniversário do II Concílio do Vaticano

no Centro de Cultura Católica

 

Em 11 de outubro de 2012 celebra-se o cinquentenário da abertura do II Concílio do Vaticano (1962-1965). A data, por vontade do papa Bento XVI, marca também o início do Ano da Fé. Para assinalar o cinquentenário, o Centro de Cultura Católica do Porto (CCC) vai levar a cabo três iniciativas:

- Em 9 de outubro, terça-feira, às 21 horas, será exibido o documentário O Concílio: História do Vaticano II, da autoria do historiador italiano Alberto Melloni, secretário da Fundação para as Ciências Religiosas João XXIII, de Bolonha, e coordenador da edição italiana da Storia del Concilio Vaticano II, dirigida por G. Alberigo. Em perto de duas horas, este documentário de elevado interesse e qualidade, recorrendo a abundantes imagens da época, contextualiza e percorre o Concílio, desde o seu anúncio e preparação até às várias fases do seu desenvolvimento.

 

- Em 20 de outubro, sábado, às 14.30 horas, o Cón. Arnaldo de Pinho, professor da Faculdade de Teologia da UCP-Porto, pronunciará uma conferência subordinada ao tema Concílio Vaticano II: Novidade e Receção. A conferência decorrerá no âmbito da Sessão solene de início do ano letivo do CCC, em que também serão entregues os diplomas aos alunos que concluíram os seus cursos no ano letivo passado.

 

- A partir de 12 de Outubro e até janeiro, às sextas-feiras, das 19 às 19.50 horas, será lecionada pelo P. Arlindo Magalhães Cunha, professor da Faculdade de Teologia da UCP-Porto, no âmbito do Curso Básico de Teologia, uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano II. Esta disciplina pode também ser frequentada isoladamente. O programa desta disciplina pode ser consultado na página web do CCC.

 

As duas primeiras iniciativas são de entrada livre. A frequência da disciplina sobre O II Concílio do Vaticano exige inscrição prévia no CCC (Rua D. Manuel II, 286, Porto; Tel. 226094639; ; ccc.diocese-porto.pt).

 

Fica o convite para estas iniciativas e o agradecimento pela divulgação das mesmas.

Cumprimentos, P. Adélio Abreu

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol