J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
32-Informação Paroquial de 16 a 23 de Setembro 2012 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 16  A  23 de setembro DE 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA:

de 16  a 23 Setembro de 2012

 

1.     FESTAS N.Sª. SRª. DO ROSÁRIO – A Confraria de São Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário, continua a visitar todas as Famílias da Comunidade Gondomarense. Vão cumprimentar, levar o Programa das Festas, receber os Donativos para a linda Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e de São Cosme e São Damião. E convidar as Crianças, Jovens e Casais a visitarem a nossa Igreja Paroquial, a participarem na Missa Solene com o Sr. Bispo, ou na majestosa Procissão. Agradecem a boa colaboração de todos. A seu tempo irão também visitar os Doentes. Convidam também todas as Crianças da Catequese ou não a participarem na Procissão como Anjinhos ou Figuras alegóricas. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos os Bens, aos benfeitores. Vejam bem o Programa Geral das nossas Festas.

2.     CATEQUESE PAROQUIAL – Começa no fim-de-semana, 14-16 de Setembro, em todos os Centros da nossa Paróquia. Se alguém ainda anão está matriculado, no Primeiro Ano ou esqueceu de renovar a sua Matricula, pode fazê-lo nesse momento. Os Meninos que vão iniciar o Primeiro ano, aguardem contacto, para saberem Dia, Hora e Local.

3.     CPM(Centro de Preparação para o Matrimónio) – Reúne a nível diocesano, para preparar os temas. Dia 16, a partir das 14,30h – Em Rio de Moinhos, Penafiel.

4.     ASSEMBLEIAS FAMILIARES VIDA E BÍBLIA – Retomam as Reuniões mensais em Família, Segunda, Dia 17 de Setembro.

5.     Conselho Pastoral Vicarial de Gondomar – Reúne, Dia 18, na Foz do Sousa, às 21,30h.

6.     Bispo D. Henri Teissier, arcebispo emérito de Argel, a convite dos Missionários da Consolata, visita Portugal para uma série de conferências e apresentar o seu livro sobre Christophe Lebreton. O prelado é um dos maiores especialistas nas relações entre cristãos e muçulmanos. Acompanhou de perto o drama dos monges de Tibhirine, assassinados em 1996, na Argélia e conhecidos após a realização do filme «Dos Homens e dos Deuses».

7.     17 de Setembro – fará uma Conferencia no Fórum Cultural de Ermesinde(na Rua da Fábrica da Cerâmica).Às 21h. Entrada Livre.

8.     18 setembro - Conferência no auditório da Universidade Católica do Porto (Foz), às 21,30 horas Lançamento do livro de Henri Teissier, arcebispo emérito de Argel, “Christophe Lebreton”, monge mártir e mestre espiritual para os nossos dias. - Entrada livre

9.     Todos os MEC(Ministros Extraordinários da Comunhão) da Paróquia – Reúnem dia 19, 21,30h, na Matriz.

10.  CAMINHANDO-Reúnem o dia 19, às 21:30h.

11.  CPCM(Conselho de pais Catequese  da Matriz) – Reúnem dia19, às 21:30H.

12.  Aniversário Grupo Polifónico Vida Nova  Celebram o seu 20º aniversário dia 23, na Missa que animam, às 09:30h, na Igreja Matriz. Toda a Comunidade Paroquial rejubila e louva o Senhor por tão dedicados servidores da Comunidade na Liturgia. Muitos Parabéns e fecunda missão.

 

13.  VISITADORES DE DOENTES – Reúnem dia 24, às 21,15h – Na Matriz. Convidam-se todos os que quiserem participar.

14.  Oração do Rosário com as Famílias, Dia 25 Setembro, 21,30h-Orienta CPM. Na Matriz.

15.  A FÉ HOJE – CAMINHO DE ESPERANÇA. Vai a nossa Comunidade de Gondomar iniciar uma Formação Cristã de Adultos – A começar no Dia 21 de Outubro, às 21,30h, no Salão Paroquial. Precisa de Inscrição prévia, na Paróquia. As Inscrições decorrem de 15 a 30 de Setembro na Matiz. Todos estão convidados.

16.  Dia de S.Cosme  e S. Damião – 26 de Setembro, Missa ás 21:30h – neste dia não há Missa às 08:30h.

17.  Dia de S. Miguel, Patrono dos Agricultores–Dia 29. Missa às 19.00h.

18.  Quem não está crismado, não tem a Iniciação Cristã, precisa urgentemente celebrar o Sacramento da Confirmação. Devem inscrever-se rapidamente, para iniciar muito em breve a preparação.

19.  Missas na Igreja Paroquial: Horário Habitual

Sábado, Missa Vespertina - 16:30h e 19:00h

Domingo, 07,30h;  09,30h;  11,00h  e  19,00h.

Durante a Semana – De Terça a Sexta, às 08,30h.

20.  Missa no Monte Crasto Todos os Dias 13 – 08,30h. Se coincidir com Domingo, adia para a Segunda-feira seguinte.

21.  Padre Pedro Miguel, entra ao serviço das Seis Paróquias de Arouca: Já entrou em três. Neste Domingo, inicia o seu Ministério pastoral de Pároco nas outras três:

DOMINGO – DIA 16 DE SETEMBRO

08,30H – Janarde;

10,00h – Cabreiros;

11,30h – Albergaria da Serra

Toda a Comunidade Paroquial de Gondomar estará em Comunhão com o Padre nesta nova Missão.

22.  CONFISSÕES NA MATRIZ: No final da Missa das 08,30h. Também na Quarta feira antes de cada

       Primeira Sexta. E sempre que solicitado o Pároco atende. Próximas Confissões de Advento: 12 de Dezembro: 15h – Anciãos e quem não pode vir à noite; 21,30h – Para todos: Confrarias, MEC, Coros, Leitores e Acólitos, CPM, Jovens e Catequistas, todos os Organismos e Povo em geral.

23.  C O N T A C T O S     E     I N F O R M A Ç Õ E S     GERAIS     DA     PARÓQUIA

 

HORÁRIO DA IGREJA - TODOS OS DIAS

De Terça a Sexta - das 7,30 – às 11 H; das 14 – às 17:30H

Sábado e Segunda – 8h às 11h das 14:30 às 17:30h

HORÁRIO DE ATENDIMENTO NO CARTÓRIO

                De Terça a Sexta das - 17:00 ÀS 19:30H

MATRIZ   -   MORADA DA PARÓQUIA

                                   Igreja Paroquial de Gondomar /S. Cosme

                                   Largo João Paulo II, 95/99

4420 – 167 GONDOMAR

 

                             TELEFONES:  +351 22 483 43 08  -  +351 22 464 43 20

        FAX : +351 22 464 85 01  -  +351 93 840 18 83

 

                 E – MAIL:         www.saocosme.com

 

Paróquia de S. Cosme de Gondomar, no Facebook

 

24. Já fazemos Marcação de Casamentos para 2013. Convém aparecer para uma adequada Preparação espiritual e CPM.

25. Marcação de Batismos: Quem pensa Batizar, ou ser Padrinho, precisa aparecer com muita antecedência. No mínimo três meses, para uma frutuosa preparação pastoral.

26. VISITA AOS DOENTES E SUAS FAMÍLIAS, COM A CONFISSÃO E CELEBRAÇAO DA SANTA UNÇÃO. Informar o Pároco, que fará a Visita. Se o Doente e a Família desejarem, podem também Confessar-se e Celebrar a Santa Unção dos Doentes.

27. Todas as Quintas feirasTodo o dia está o Senhor solenemente exposto na Igreja Paroquial. Convidam-se mais Adoradores, a inscreverem-se para “Vigiar uma Hora com Jesus”(Cf. Mt.26,41-42) «Nem sequer pudeste vigiar uma hora comigo! Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é débil».

28. Jornal Caminhando de Julho-Agosto. Está em distribuição, este Órgão Oficial da nossa Paróquia, sempre com belos Testemunhos e boas Noticias. Este com especial destaque para a Ordenação, Missa Nova e Colocação do nosso Amigo e estagiário Padre Pedro Miguel. Traz uma Entrevista com ele.

29. DIREITOS PAROQUIAIS – Estamos no S. Miguel, ocasião para todas as Famílias cumprirem o seu dever anual de contribuir com um Dia de Rendimento da Família para a Comunidade. Quem não puder, ou precisar de apoio, estará totalmente à vontade propondo a situação.

 

OBRAS NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO – Como está patente, a Capela da Ressurreição necessita de obras, necessárias e urgentes. Todos os Paroquianos devem estar informados e sensíveis para este investimento. Assim, neste Ano 2012, o Conselho dos Assuntos Económicos com a Confraria das Almas e o GEOP (Grupo executivo das Obras Paroquiais), o Bar da Amizade e toda a campanha dos eventos da Tenda da Amizade, com o apoio de Benfeitores e Entidades, com a cooperação de todos os paroquianos iremos canalizar todas as Receitas para este fim. Terminadas e pagas as Obras da Capela da Ressurreição, neste ano, como prevemos, retomamos a nossa caminhada para a Conclusão do Centro Pastoral Paroquial.

 

REUNIÕES IMPORTANTES PARA TODOS IREM RESERVANDO

 

    1. Coordenadores de todos os MOCP – 14 de Novembro, 21,30h – Salão
    2. Assembleia Paroquial – 30 de Novembro, 21,30h – Salão
    3. Coordenadores de todos os MOCP – 16 de Julho 2013, 21,30h – Salão
    4. Coordenadores de todos os MOCP – 08 de Novembro 2013, 21,30h – Salão
    5. Assembleia Paroquial – 29 de Novembro 2013, 21,30h – Salão

 

 

O Pároco, saúdo a todos os Paroquianos, ou visitantes desta página, desejando um feliz mês de Setembro. Cumprimento especial aos que recentemente Casaram catolicamente, batizaram Filhos ou Afilhados. Às Famílias de luto, com dificuldades ou a viver uma provação, confiamos à Senhora das Dores, Mãe de misericórdia e nossa Esperança. Aos Jovens e Meninos que se preparam para iniciar um Novo Ano Escolar e Catequético, uma saudação de alegria e comunhão convosco. Aos prezados Agricultores, boas colheitas e feliz S. Miguel.

 

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

Palavra por entre palavras, neste Domingo, XXIV – do Tempo Comum B

http://www.ecclesia.pt/cgi-bin/comentario.pl?id=624

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Nota com indicações pastorais

para o Ano da Fé

Continuação

INDICAÇÕES

“Eu sei em quem pus a minha fé” (2 Tm 1, 12): esta palavra de São Paulo nos ajuda a compreender que “antes de mais, a fé é uma adesão pessoal do homem a Deus. Ao mesmo tempo, e inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade revelada por Deus[17]. A fé como confiança pessoal no Senhor e a fé que professamos no Credo são inseparáveis, se atraem e se exigem reciprocamente. Existe uma ligação profunda entre a fé vivida e os seus conteúdos: a fé das testemunhas e dos confessores é também a fé dos apóstolos e dos doutores da Igreja.

Neste sentido, as seguintes indicações para o Ano da Fé desejam favorecer tanto o encontro com Cristo por meio de autênticas testemunhas da fé, quanto o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos. Trata-se de propostas que visam solicitar, de maneira exemplificativa, a pronta responsabilidade eclesial diante do convite do Santo Padre a viver em plenitude este Ano como um especial “tempo de graça”[18]. A redescoberta alegre da fé poderá contribuir também a consolidar a unidade e a comunhão entre as diversas realidades que compõem a grande família da Igreja.

I. A nível da Igreja universal

1. O principal evento eclesial no começo do Ano da Fé será a XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Bento XVI para o mês de outubro de 2012 e dedicada à Nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Durante este Sínodo, no dia 11 de outubro de 2012, acontecerá uma celebração solene de inauguração do Ano da Fé, recordando o qüinquagésimo aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.

2. No Ano da Fé devem-se encorajar as romarias dos fiéis à Sé de Pedro, para ali professarem a fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, unindo-se àquele que é chamado hoje a confirmar seus irmãos na fé (cf. Lc 22, 32). Será importante favorecer também as romarias à Terra Santa, lugar que por primeiro viu a presença de Jesus, o Salvador, e de Maria, sua mãe.

3. No decorrer deste Ano será útil convidar os fiéis a se dirigirem com devoção especial a Maria, figura da Igreja, que “reúne em si e reflete os imperativos mais altos da nossa fé”[19]. Assim pois deve-se encorajar qualquer iniciativa que ajude os fiéis a reconhecer o papel especial de Maria no mistério da salvação, a amá-la filialmente e a seguir a sua fé e as suas virtudes. A tal fim será muito conveniente organizar romarias, celebrações e encontros junto dos maiores Santuários.

4. A próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 oferecerá uma ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja.

5. Deseja-se que sejam organizados simpósios, congressos e encontros de grande porte, também a nível internacional, que favoreçam o encontro com autênticos testemunhos da fé e o conhecimento dos conteúdos da doutrina católica. Demonstrando como também hoje a Palavra de Deus continua a crescer e a se difundir, será importante dar testemunho de que em Jesus Cristo “encontra plena realização toda a ânsia e anélito do coração humano”[20] e que a fé “se torna um novo critério de entendimento e de ação que muda toda a vida do homem”[21]. Alguns congressos serão dedicados à redescoberta dos ensinamentos do Concílio Vaticano II.  (Continua).

O CENTRO DE CULTURA CATÓLICA,

NA NOSSA DIOCESE DO

PORTO

O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, do Curso Complementar de Formação de Catequistas e da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos), juntam-se duas propostas específicas:

1) O currículo do Curso Básico de Teologia integra este ano uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano que, como todas as outras, também pode ser frequentada isoladamente.

2) Foi programado um ciclo de conferências sobre a Fé, estruturado a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, com uma conferência por mês de novembro de 2012 a fevereiro de 2013.

As informações, os folhetos e os boletins de inscrição encontram-se disponíveis nos seguintes apontadores:

- Curso Básico de Teologia: Folheto; Boletim de inscrição.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Folheto; Boletim de inscrição.

- Cursos de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas, Músicos para a Liturgia): Folheto; Boletim de inscrição.

As inscrições nos Curso decorrem até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 15 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. No dia 29 de setembro, às 9.30 horas, realiza-se o teste admissão para os candidatos ao Curso de Música Litúrgica.  Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

 

Como forma de divulgação do trabalho realizado e apresentação do que podemos e queremos continuar a realizar nos âmbito da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, foi disponibilizado recentemente na página web o registo áudio de algumas das intervenções do Concerto dos alunos do Curso de Música Litúrgica, realizado em Junho passado, em Amarante. Fica o convite a passar pela página.

 

Agradecendo a melhor divulgação das propostas formativas anteriormente referidas, estou disponível para os esclarecimentos necessários.

 

Cumprimentos, 

P. Adélio Abreu

Rua D. Manuel II, 286 | 4050-344 PORTO

Tel. 22 609 46 39 | Fax 22 543 07 73

| ccc.diocese-porto.pt

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol