J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
26-Informação Paroquial de 01 a 08 de Julho 2012 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 1 a 08 DE julho 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA:

de 1 a 8 de Julho de 2012

 

1.     LEITORES DA MATRIZ – Reúnem dia 2 de Julho às 21.30h

 

2.     SPEC – Secretariado Paroquial da Catequese – Reúne dia 02 de Julho às 21.30h, no Centro do Calvário

 

3.     CONFISSÕES NA MATRIZ – Dia 04 de Julho temos as habituais Confissões para a primeira Sexta-Feira de cada mês, às 15.00h.

 

4.     SPAB – Secretariado Paroquial de Animação Bíblica – Reúnem dia 05 de Julho às 21.30h

 

5.    PROXIMO CONVIVIO NA TENDA DA AMIZADE: Sábado, Dia 07 de Julho, a cargo da Zona da Gandra. Há convívio e Jantar para todos os Paroquianos para acudirmos às Obras da Capela da Ressurreição.

6.     ORDENAÇÃO PRESBITERAL – Dia 08 de Julho na Sé Catedral do Porto às 16.00h, vai ser ordenado (Padre) o Diácono Pedro estagiário na nossa Paroquia pelo nosso Bispo Diocesano D. Manuel Clemente. Estão todos convidados a participar.

 

ACONTECERÁ PROXIMAMENTE,

para toda a Comunidade

 

MISSAS NA MATRIZ 

HORÁRIO DE VERÃO

 

MISSAS EM JULHO

Ø  SÁBADO:

o   16;30H  E  

o   19;00H

 

Ø  DOMINGO:

o   07;30H

o   09;30H

o   11;00H

NÃO HÁ MISSA ÀS 19;00H

 

MISSAS EM AGOSTO

Ø  SÁBADO:

o   19;00H  E 

o   21;30H

 

Ø  DOMINGO:

o   07;30   E

o   09;30H

NÃO HÁ MISSA ÀS 11H, NEM ÀS 19H

 

           

CONCERTO ESPIRITUAL NA MATRIZ, NO ÂMBITO DA CAMINHADA SACERDOTAL – Dia 09 de Julho, 21,00h – Na Nossa Igreja Paroquial de Gondomar/S. Cosme. Com o coro dos Pequenos Cantores belgas, Colégio de S. Pedro, de Bruxelas. Pede-se às Famílias de toda a Paroquia que tiverem possibilidades de acolher um ou mais adolescentes em suas casas neste fim-de-semana, dormida e pequeno-almoço.

 

OBRAS NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO – Como está patente, a Capela da Ressurreição necessita de obras, necessárias e urgentes. Todos os Paroquianos devem estar informados e sensíveis para este investimento. Assim, neste Ano 2012, o Conselho dos Assuntos Económicos com a Confraria das Almas e o GEOP (Grupo executivo das Obras Paroquiais), o Bar da Amizade e toda a campanha dos eventos da Tenda da Amizade, com o apoio de Benfeitores e Entidades, com a cooperação de todos os paroquianos iremos canalizar todas as Receitas para este fim. Terminadas e pagas as Obras da Capela da Ressurreição, neste ano, como prevemos, retomamos a nossa caminhada para a Conclusão do Centro Pastoral Paroquial.

 

Semana de Férias para pessoa com deficiência - 2012 O Santuário de Fátima oferece, pela sétima vez, um tempo de repouso aos pais. Durante uma semana os pais de pessoas com deficiência podem dedicar-se a outras áreas da sua vida, deixando os seus filhos entregues aos cuidados do Santuário de Fátima. A atividade visa proporcionar um momento de quebra de rotina e de descanso aos pais que cuidam dos seus filhos com deficiência em suas casas ao longo de todo o ano (a iniciativa não é destinada a pessoas que frequentam instituições).

 

Matrículas na Catequese Paroquial. Em Maio e Junho são todas as Matrículas da Catequese – Os adultos ainda não crismados devem inscrever-se. Os Meninos que em 2012 completam Seis anos, matriculam-se na Catequese. Os que já andam renovam a matrícula. Na Infância os Pais ou Encarregados de Educação e nos mais velhos, eles e os pais sempre que possível.

 

Educação Moral e Religiosa Católica – Os Pais cristãos matriculam os seus filhos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica. É uma oportunidade para a sua formação humana e cristã. Não substitui nem é substituída pela Catequese: completam-se no processo de crescimento integral das Crianças e Jovens. Os Pais ao matricular os seus filhos, não esqueçam assinalar o pedido de Educação Moral Religiosa Católica.

 

Catequese ou Formação cristã de Adultos – No próximo Ano Pastoral iremos ter uma formação sistemática de Adultos. Em breve haverá toda a Informação.

 

 

MISSA NOVA EM GONDOMAR/S. COSME – No Dia 21 de Julho, às 17h, temos a Missa Nova do agora Diácono Pedro, futuro padre. Toda a Comunidade paroquial está convidada para este momento belo e tão feliz para a Igreja. Especialmente não faltarão os Jovens dos sete Centros e os Catequizados da Adolescência dos Sete Centros. Para melhor acolhimento, organização e evitar desperdícios ou faltas, pede-se a todos a fineza de se inscreverem para o Convívio na Tenda, após a Missa. Os que desejam colaborar e manifestar ao futuro sacerdote a nossa amizade e felicitação com uma oferta, podem fazê-lo. A Comunidade agradece. Na Sacristia de cada Centro há listas para o Jantar e a Prenda. Na Matriz e só aí, está a lista do Autocarro para a Trofa.

 

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

DOMINGO 01 DE JULHO DE 2012

DOMINGO XIII DO TEMPO COMUM ANO – B

 

Evangelho segundo S. Marcos 5,21-43.

Naquele tempo, depois de Jesus ter atravessado, no barco, para a outra margem, reuniu-se uma grande multidão junto dele, que continuava à beira-mar.

Chegou, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo, e, ao vê-lo, prostrou-se a seus pés e suplicou instantemente: «A minha filha está a morrer; vem impor-lhe as mãos para que se salve e viva.» Jesus partiu com ele, seguido por numerosa multidão, que o apertava.
Certa mulher, vítima de um fluxo de sangue havia doze anos,que sofrera muito nas mãos de muitos médicos e gastara todos os seus bens sem encontrar nenhum alívio, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-lhe, por detrás, nas vestes, pois dizia: «Se ao menos tocar nem que seja as suas vestes, ficarei curada.» De facto, no mesmo instante se estancou o fluxo de sangue, e sentiu no corpo que estava curada do seu mal. Imediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: «Quem tocou as minhas vestes?».Os discípulos responderam: «Vês que a multidão te comprime de todos os lados, e ainda perguntas: 'Quem me tocou?’» Mas Ele continuava a olhar em volta, para ver aquela que tinha feito isso. Então, a mulher, cheia de medo e a tremer, sabendo o que lhe tinha acontecido, foi prostrar-se diante dele e disse toda a verdade. Disse-lhe Ele: «Filha, a tua fé salvou-te; vai em paz e sê curada do teu mal.» Ainda Ele estava a falar, quando, da casa do chefe da sinagoga, vieram dizer: «A tua filha morreu; de que serve agora incomodares o Mestre?» Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: «Não tenhas receio; crê somente.» E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e a gritar. Entrando, disse-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.» Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia. Tomando-lhe a mão, disse: «Talitha qûm!», isto é, «Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!» E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados.
Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina. Palavra da salvação

 

IGREJA  VIVA

PROGRAMA 2012/2013- CENTRO DE CULTURA CATÓLICA (CCC)

 


O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, doCurso Complementar de Formação de Catequistas e daEscola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos), Juntam-se duas propostas específicas:

1) O currículo do Curso Básico de Teologia integra este ano uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano que, como todas as outras, também pode ser frequentada isoladamente.

2) Foi programado um ciclo de conferências sobre a Fé, estruturado a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, com uma conferência por mês de Novembro de 2012 a Fevereiro de 2013.

As informações, os folhetos e os boletins de inscrição encontram-se disponíveis nos seguintes apontadores:

- Curso Básico de Teologia: Folheto; Boletim de inscrição.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Folheto; Boletim de inscrição.

- Cursos de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas, Músicos para a Liturgia): Folheto; Boletim de inscrição.

As inscrições nos Curso decorrem até 31 de Julho e de 3 a 28 de Setembro. Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

 

CARTA DO NOSSO BISPO e seus Bispos Auxiliares, a toda a Diocese,

 

OBRAS NA CAPELA

 

DA RESSURREIÇÃO

 

 

Caríssimos Paroquianos e Amigos da nossa Comunidade

 

Apresentamos-lhes saudações, com o desejo de todo o Bem, para vossa Família.

 

A Capela da Ressurreição edificada nos anos 80 do século passado, tem prestado ao longo destes quase 30 anos um relevante serviço à Comunidade de S. Cosme.

Local para muitos amargos, pois nela muitas vezes vivemos a nossa profunda interrogação existencial, pela perda de entes queridos, continua no entanto com uma arquitectura muito digna, que pela beleza contida na simplicidade eficiente dos seus espaços, alberga o conforto necessário às suas funções.

 

Funções que passam para além do velório dos falecidos, mas também a dimensão espiritual que a morte, mais que qualquer outra ocorrência na nossa vida, nos faz reflectir e enfrentar a nossa simplicidade de mortais com a transcendência que a vida eterna nos pode garantir.

 

Por todas estas razões, o Conselho de Assuntos Económicos da Paroquia entende como necessárias a realização de obras de reabilitação do edifício por forma a dota-lo de condições técnicas e funcionais consentâneas com a realidade actual.

 

Tais condições são fundamentalmente de natureza económica, pela necessidade de uma mais eficaz gestão energética do edifício e também de higiene e salubridade, pela dotação de um mais eficaz comportamento térmico do edifício.

 

As actuais regras de higiene e salubridade nos espaços desta natureza obrigam-nos a tomar medidas desde já, para que não se venham a colocar problemas de saúde publica, fruto da desadequação às características físicas que os espaços desta natureza requerem, cada vez mais.

 

Estimados Amigos e dedicados benfeitores da nossa Paróquia.

Sucintamente se poderá descrever as obras a realizar, de acordo com levantamento de patologias e projecto efectuado, nos trabalhos seguintes:

 

- Substituição integral da cobertura, hoje em fibrocimento e em mau estado de conservação, por nova cobertura com isolamento térmico.

 

- Revestimento de todas as fachadas do edifício, pelo exterior, com poliestireno expandido, para melhor comportamento térmico.

 

-  Substituição de vidros simples por duplos, em vãos exteriores, para o mesmo efeito.

 

-  Arranjos gerais, interiores e exteriores, em todo o edifício.

 

- Introdução de sistema de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) para potenciar todas as necessidades de controlo térmico do edifício.

 

-  Remodelação total do sistema de drenagem de águas pluviais.

 

Para conseguir este desiderato foi feito um concurso limitado a 6 empresas para a realização dos trabalhos, tendo sido escolhida a proposta de valor mais baixo. Prevê-se um valor de empreitada global de 165 000 euros, quantia importante para as sempre minguadas contas da Paroquia.

 

Perante a atual situação de míngua, esta Obra, necessária e já com anos de atraso, só será possível, com a usual generosidade de muitas Famílias gondomarenses. Assim vimos apelar ao amor e partilha da vossa Família para as Obras da Capela da Ressurreição.

 

Hoje, na reabilitação, como ontem, na construção, a Comunidade Paroquial de S.Cosme, não deixará por mãos alheias a generosidade e empenho nos sucessos da Paroquia, que sempre lhe foi reconhecida.

 

Em consonância com este objetivo, necessário e urgente, está a Confraria das Almas e o GEOP, em comunhão com todos os outros organismos e zonas da Paróquia.

Com votos de frutuosa e solidária campanha, o CAE agradece desde já a todos o seu esforço, garantindo o seu apoio e participação em tal realização.

 

Invocando sobre todos as melhores bênçãos e graças do Senhor, com a intercessão de Nossa Senhora do Rosário e os nossos Padroeiros S. Cosme e Damião,

 

 

 

Gondomar/S. Cosme, 25 de Maio de 2012

 

P’lo CAE(Conselho dos Assuntos Económicos),     P’la Confraria das Almas

 

 

O Pároco:                               O Secretário:              O Presidente:

 

 Alípio Barbosa Porfirio Rocha António Correia                   

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol