J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
25-Informação Paroquial de 24 Junho a 01 de Julho 2012 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 24 de junho A 01 DE julho 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA:

de 24 de Junho a 1 de Julho de 2012

 

1.     VISITADORES DE DOENTES – Reúnem dia 25 às 21.15h na Matriz.

2.     RECITAÇÃO DO TERÇO COM AS FAMILIAS – Dia 25 na Matriz às 21.30h, orienta o Grupo do CPM.

3.     CAE – Conselho para os Assuntos Económicos – Reúnem dia 26 às 21.30h.

4.     MOCP – MOVIMENTOS – ORGANISMOS E CENTROS PAROQUIAS – Reúne dia 27 na Matriz às 21.30h com todos os Coordenadores respectivamente de cada centro. Caso o Coordenador não possa estar presente, faça-se representar por outro elemento.

5.     VIGILIA DE PREPARAÇÃO PARA O CRISMA E VOCACIONAL, PREPARANDO A ORDENAÇÃO DO DIÁCONO PEDRO  – Dia 29 de Junho às 21.30h na Matriz. Esta Vigília insere-se na preparação para o Crisma e Ordenação Sacerdotal. Vai estar connosco D. João Lavrador Bispo Auxiliar do Porto, que vai presidir à Vigília. Grande momento de Comunhão Paroquial. Esta Vigília é para todos, por isso estão todos convidados.

6.     PROXIMO CONVIVIO NA TENDA DA AMIZADE: Sábado, Dia 30 de Junho, a cargo do CAE – Conselho Para os Assuntos Económicos e do GEOP – Grupo de Estruturas e Obras Paroquiais. Há convívio e Jantar para todos os Paroquianos para acudirmos às Obras da Capela da Ressurreição.

 

 

ACONTECERÁ PROXIMAMENTE,

para toda a Comunidade

 

 

  • CONCERTO ESPIRITUAL NA MATRIZ, NO ÂMBITO DA CAMINHADA SACERDOTAL – Dia 09 de Julho, 21,30h – Na Nossa Igreja Paroquial de Gondomar/S. Cosme. Com o coro dos Pequenos Cantores belgas, Colégio de S. Pedro, de Bruxelas. Pede-se às Famílias de toda a Paroquia que tiverem possibilidades de acolher um ou mais adolescentes em suas casas neste fim-de-semana, dormida e pequeno-almoço.
  • OBRAS NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO – Como está patente, a Capela da Ressurreição necessita de obras, necessárias e urgentes. Todos os Paroquianos devem estar informados e sensíveis para este investimento. Assim, neste Ano 2012, o Conselho dos Assuntos Económicos com a Confraria das Almas e o GEOP (Grupo executivo das Obras Paroquiais), o Bar da Amizade e toda a campanha dos eventos da Tenda da Amizade, com o apoio de Benfeitores e Entidades, com a cooperação de todos os paroquianos iremos canalizar todas as Receitas para este fim. Terminadas e pagas as Obras da Capela da Ressurreição, neste ano, como prevemos, retomamos a nossa caminhada para a Conclusão do Centro Pastoral Paroquial.
  • Semana de Férias para pessoa com deficiência - 2012 O Santuário de Fátima oferece, pela sétima vez, um tempo de repouso aos pais. Durante uma semana os pais de pessoas com deficiência podem dedicar-se a outras áreas da sua vida, deixando os seus filhos entregues aos cuidados do Santuário de Fátima. A atividade visa proporcionar um momento de quebra de rotina e de descanso aos pais que cuidam dos seus filhos com deficiência em suas casas ao longo de todo o ano (a iniciativa não é destinada a pessoas que frequentam instituições).
  • Matrículas na Catequese Paroquial. Em Maio e Junho são todas as Matrículas da Catequese – Os adultos ainda não crismados devem inscrever-se. Os Meninos que em 2012 completam Seis anos, matriculam-se na Catequese. Os que já andam renovam a matrícula. Na Infância os Pais ou Encarregados de Educação e nos mais velhos, eles e os pais sempre que possível.
  • Educação Moral e Religiosa Católica – Os Pais cristãos matriculam os seus filhos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica. É uma oportunidade para a sua formação humana e cristã. Não substitui nem é substituída pela Catequese: completam-se no processo de crescimento integral das Crianças e Jovens. Os Pais ao matricular os seus filhos, não esqueçam assinalar o pedido de Educação Moral Religiosa Católica.
  • Catequese ou Formação cristã de Adultos – No próximo Ano Pastoral iremos ter uma formação sistemática de Adultos. Em breve haverá toda a Informação.
  • ORDENAÇÃO PRESBITERAL – No dia 8 de Julho, na Sé do Porto às 16.00h será ordenado presbítero o nosso Diácono Estagiário Pedro Miguel Rodrigues, A Paroquia de S. Cosme convida a estarem presentes na ordenação. A primeira missa nova será no dia 15 de Julho em S. Martinho de Bougado (Trofa) às 16.00h Está disponível um Autocarro para a deslocação até à Trofa, para isso é necessário inscrever-se na sacristia, o custo é de 5 €
  • MISSA NOVA EM GONDOMAR/S. COSME – No Dia 21 de Julho, às 17h, temos a Missa Nova do agora Diácono Pedro, futuro padre. Toda a Comunidade paroquial está convidada para este momento belo e tão feliz para a Igreja. Especialmente não faltarão os Jovens dos sete Centros e os Catequizados da Adolescência dos Sete Centros. Para melhor acolhimento, organização e evitar desperdícios ou faltas, pede-se a todos a fineza de se inscreverem para o Convívio na Tenda, após a Missa. Os que desejam colaborar e manifestar ao futuro sacerdote a nossa amizade e felicitação com uma oferta, podem fazê-lo. A Comunidade agradece. Na Sacristia de cada Centro há listas para o Jantar e a Prenda. Na Matriz e só aí, está a lista do Autocarro para a Trofa.

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em http://goo.gl/TFvOS Experimente o link.

DOMINGO 24 DE JUNHO DE 2012

DOMINGO XII DO TEMPO COMUM ANO – B

 

 

Evangelho segundo S. Lucas 1,57-66.80.
Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz e um filho.
Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela.
Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.
Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar se João.»
Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.»
Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse.
Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram.
Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus.
O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos.
Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.
Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel. PALAVRA DA SALVAÇÃO

IGREJA VIVA

PROGRAMA 2012/2013- CENTRO DE CULTURA CATÓLICA (CCC)

 

 

O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, doCurso Complementar de Formação de Catequistas e daEscola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos), Juntam-se duas propostas específicas:

1) O currículo do Curso Básico de Teologia integra este ano uma disciplina sobre o II Concílio do Vaticano que, como todas as outras, também pode ser frequentada isoladamente.

2) Foi programado um ciclo de conferências sobre a Fé, estruturado a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, com uma conferência por mês de Novembro de 2012 a Fevereiro de 2013.

As informações, os folhetos e os boletins de inscrição encontram-se disponíveis nos seguintes apontadores:

- Curso Básico de Teologia: Folheto; Boletim de inscrição.

- Curso Complementar de Formação de Catequistas: Folheto; Boletim de inscrição.

- Cursos de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas, Músicos para a Liturgia): Folheto; Boletim de inscrição.

As inscrições nos Curso decorrem até 31 de Julho e de 3 a 28 de Setembro. Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

 

CARTA DO NOSSO BISPO e seus Bispos Auxiliares, a toda a Diocese,

Para o Ano da Família

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol