J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
20-InformaçãoParoquial de 13 a 20 de Maio 2012 Imprimir EMail

            INFORMAÇÃO PAROQUIAL

DE 20 A 27 DE maio 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA: 20 a 27 de Maio 2012

 

 

1.     Hoje – Ascenção do Senhor – É o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, sob o tema: SILÊNCIO E PALAVRA

2.     MÊS DE MAIO – MÊS DO ROSÁRIO – Em todos os centros da Paroquia, há a recitação do Terço todos os dias.

3.     SPAB – Secretariado Paroquial de Animação Bíblica – Reúne dia 21 às 21.30H, na Matriz.

4.     Todos os Casais de 10, 25, 50 3 60 Anos que se inscreveram para o Jubileu das Famílias com o Sr. Bispo, no próximo dia 03 de Junho, virão fazer a sua preparação: no Salão Paroquial, dia 21, às 21,30h.

5.     CAE – Conselho para os Assuntos Económicos – Reúnem dia 22 às 21.30H, na Matriz.

6.     Celebração do Envio para os Adolescentes do 10 Ano da nossa Paróquia: O Juvenis do 10.º Ano de toda a Paróquia, vão viver um momento muito feliz e de grande significado. Em Ano da Família e Juventude, após 10 Anos de Catequese, são enviados à Comunidade, onde se integram para um ano de serviço e preparação mais intensa rumo à Confirmação ou Crisma. Esta Celebração Paroquial do Envio, em Dia do Espírito Santo, acontece na Matriz, dia 26, na Eucaristia das 19h00.

7.     TENDA DA AMIZADE – Convívios na Tenda da Amizade. O ser cristão também passa pela alegria e pela relação de uns com os outros. Procuremos todos participar. A partir das 16h, Merenda e Jantar a partir das 19h. Também há refeições para a hora do Almoço, podem levar a refeição para Casa, TAKE-WAY. Próximo Jantar-Convívio: fica a cargo da Confraria do Rosário. Além duma sã alegria e convivência, estamos a angariar fundos para as obras da Capela da Ressurreição e conclusão do Centro Pastoral.

8.      PREGRINAÇÃO DOS FRAGEIS – Dia 27 em Vila D’ Este (Vila Nova de Gaia). Partida da Matriz de Gondomar/S. Cosme às 13.00H. será uma tarde de convívio entre todos na Companhia do Sr. Bispo.

9.     VISITADORES DE DOENTES – Reúnem dia 28 às 21.15h, na Matriz

10.  CONFISSÕES MENSAIS – DIA 30 ÀS 15.00H, as habituais confissões para a primeira sexta-feira de cada mês, na Matriz.

11.   RTP – Exibe mais um belíssimo Documentário dobre Fátima: Comunicações Sociais: RTP 1 exibe o terceiro episódio da série «Fátima e o Mundo». Fátima, O terceiro episódio da série audiovisual «Fátima e o Mundo» é exibido na RTP 1, dia 24 deste mês, às 22:15, anuncia o serviço de imprensa do Santuário. Depois de os dois primeiros episódios focarem a Europa, este episódio “destaca a realidade da devoção a Nossa Senhora de Fátima no Brasil e em outros países sul-americanos como a Venezuela e a Argentina”, refere a nota enviada à Agência ECCLESIA. O filme segue o mesmo fio condutor que os anteriores e dá destaque às histórias e testemunhos pessoais de conversão e de devoção e também às ligadas ao nascimento e desenvolvimento de alguns dos inúmeros locais de culto a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, neste caso na América do Sul. É notório neste episódio “o grande amor que os portugueses emigrantes têm por Nossa Senhora de Fátima, tornando-se arautos desta devoção nos locais para onde emigram”, refere.

 

«Fátima e o Mundo» é um projeto da autoria do escritor português Manuel Arouca, desenvolvido com o apoio institucional do Santuário de Fátima, que sente esta iniciativa como uma importante forma de informação e difusão sobre a história e a mensagem de Fátima. MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ESTE PROJETO

ACONTECERÁ PROXIMAMENTE, para toda a Comunidade

 

ENCERRAMENTO SOLENE DO MÊS DE MAIO, MÊS DO ROSÁRIO: Dia 31, ÀS 21.30, na Matriz, será o Encerramento Solene do mês de Maria. Vamos levar uma flor, sinal do nosso amor, devoção e compromisso de Consagração à Mãe da Igreja.

PEDITÓRIO PARA A FESTA DO SENHOR DOS AFLITOS (CALVÁRIO). O Centro do Calvário pede para avisar a todos os Paroquianos que vai dar inicio ao peditório para a festa do Senhor dos Aflitos. O peditório começa no dia 02 de Junho. A Comissão de Calvário vem por este meio agradecer a todos que contribuem anualmente para o peditório.

PEDITÓRIO PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DA ATALAIS E DOS REMÉDIOS (AGUIAR). A Comissão do centro de Aguiar pede para avisar os Paroquianos que irão dar inicio ao peditório para a festa de Nsª da Atalaia e dos Remédios. O peditório começa nos dias 2 e 3; 7,9 e 10 de Junho e vai estender-se pela Freguesia. A Comissão de Aguiar vem por este meio agradecer a todos que contribuem anualmente para o peditório.

ENCONTRO MUNDIAL DE FAMILIAS EM MILÃO: De 30 Maio a 03 de Junho, em Milão.

50.º CONGRESO EUCARISTICO INTERNACIONAL – de 10 A 17 de Junho, em Dublim, na Irlanda.

OBRAS NA CAPELA DA RESSURREIÇÃO – Como está patente, a Capela da Ressurreição necessita de obras, necessárias e urgentes. Todos os Paroquianos devem estar informados e sensíveis para este investimento. Assim, neste Ano 2012, o Conselho dos Assuntos Económicos com a Confraria das Almas e o GEOP (Grupo executivo das Obras Paroquiais), o Bar da Amizade e toda a campanha dos eventos da Tenda da Amizade, com o apoio de Benfeitores e Entidades, com a cooperação de todos os paroquianos iremos canalizar todas as Receitas para este fim. Terminadas e pagas as Obras da Capela da Ressurreição, neste ano, como prevemos, retomamos a nossa caminhada para a Conclusão do Centro Pastoral Paroquial.

Semana de Férias para pessoa com deficiência - 2012 O Santuário de Fátima oferece, pela sétima vez, um tempo de repouso aos pais. Durante uma semana os pais de pessoas com deficiência podem dedicar-se a outras áreas da sua vida, deixando os seus filhos entregues aos cuidados do Santuário de Fátima. A atividade visa proporcionar um momento de quebra de rotina e de descanso aos pais que cuidam dos seus filhos com deficiência em suas casas ao longo de todo o ano (a iniciativa não é destinada a pessoas que frequentam instituições).

Festa Final da Catequese da Matriz – Como vem sendo habitual, teremos o Encerramento da Catequese da Matriz, numa Festa de Família e Juventude, próximo Dia 16 de Junho. Após a Missa das 16,30h, na Tenda da Amizade.

Matrículas na Catequese Paroquial. Em Maio e Junho são todas as Matrículas da Catequese – Os adultos ainda não crismados devem inscrever-se. Os Meninos que em 2012 completam Seis anos, matriculam-se na Catequese. Os que já andam renovam a matrícula. Na Infância os Pais ou Encarregados de Educação e nos mais velhos, eles e os pais sempre que possível.

Educação Moral e Religiosa Católica – Os Pais cristãos matriculam os seus filhos na disciplina de Educação Moral Religiosa Católica. É uma oportunidade para a sua formação humana e cristã. Não substitui nem é substituída pela Catequese: completam-se no processo de crescimento integral das Crianças e Jovens. Os Pais ao matricular os seus filhos, não esqueçam assinalar o pedido de Educação Moral Religiosa Católica.

Catequese ou Formação cristã de Adultos – No próximo Ano Pastoral iremos ter uma formação sistemática de Adultos. Em breve haverá toda a Informação.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL – No dia 8 de Julho, na Sé do Porto às 16.00h será ordenado presbítero o nosso Diácono Estagiário Pedro Miguel Rodrigues, A Paroquia de S. Cosme convida a estarem presentes na ordenação. No dia 21 de Julho celebra a Missa Nova em S. Cosme às 17.00h. No final haverá jantar e convívio na Tenda da Amizade. Todos são convidados. Para garantirmos bom acolhimento e evitarmos desperdícios, solicitamos uma inscrição prévia. Quem desejar partilhar alguma oferta para manifestar a nossa gratidão ao futuro Padre Pedro, pode fazê-lo, numa lista de subscrição ou anonimamente. Podem fazê-lo em qualquer sacristia dos Centros ou na Matriz.

 

CONCERTO ESPIRITUAL NA MATRIZ, NO ÂMBITO DA CAMINHADA SACERDOTAL – Dia 09 de Julho, 21,30h – Na Nossa Igreja Paroquial de Gondomar/S. Cosme. Com o coro dos Pequenos Cantores belgas, Colégio de S. Pedro, de Bruxelas

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em: http://www.facebook.com/pages/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar/172450266187252

 

 

DOMINGO 20 DE MAIO DE 2012

DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL ANO – B

 

LITURGIA DESTE DOMINGO VII DO TEMPO PASCAL.

 

L 1, Act, 10, 25-26.34-35. 44-48; Sal 97

         L 2, Jo 15, 9-17

        

                  

Evangelho segundo S. Marcos 16,14-20.
N
aquele tempo, Jesus apareceu aos  Onze
E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.
Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado.
Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas,
apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.»
Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.
Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

PALAVRA DA SALVAÇÃO

 

 

 

IGREJA VIVA

 

ENCONTRO DA FAMILIA, TRABALHO E FESTA 2 DE JUNHO

A Diocese do Porto realizará no dia 2 de Junho, das 14h30 às 18h30, na Casa de Vilar, o seu Encontro Diocesano - Família, trabalho e festa

Ao mesmo tempo que decorre, em Milão, o VII Encontro Mundial das Famílias, vão realizar-se no Porto, as Jornadas Diocesanas sobre a Família e Juventude. Um dos eventos destas jornadas será o Encontro Diocesano sobre a Família, Trabalho e Festa, o mesmo tema do Encontro Mundial. Será um momento de comunhão com a Igreja Universal e de reflexão diocesana sobre a tão importante problemática da Família nos nossos dias.

A Família, verdadeiro património da humanidade, tem de ser colocada em cima da mesa como primeira e grande escola de virtudes e de afetos. O bem precioso que as famílias humanas constituem para todos nós precisa de ser muito acarinhado e apoiado, mormente nestes tempos de crise, tempos em que muitas famílias passam por sérias dificuldades, não só financeiras, mas também de identidade.

Temas do Encontro e Programa:

14h00 - Acolhimento

14h30 - Abertura - sessão musical com alunos da Escola EB23 de Vila d´Este (Vila Nova de Gaia)

14h45 - Tema 1: Família e estilos de vida

Intervenção orientadora - Padre Manuel Mendes

Testemunhos

15h45 - Sessão musical com Família Trigueiros - Paróquia de Ramalde

16h00 - Tema 2: Família e trabalho

Intervenção orientadora - Maria do Rosário Carneiro

Testemunhos

17h00 - Sessão musical com Jovens Gaudete, da Paróquia de Cucujães

17h15 - Tema 3: Domingo, festa das famílias

Intervenção orientadora - Daniel Serrão

Testemunhos

Intervenção final - D. Manuel Clemente

18h15 - Claudine Pinheiro

VIGILIA – 02 DE JUNHO

Gostaríamos de saber o número aproximado de jovens que marcarão presença neste GRANDE EVENTO DA DIOCESE DO PORTO -  Jornadas Diocesanas da Família e Juventude.
O SDPJ Porto está a tentar providenciar a hipótese de alojamento onde os jovens participantes na Vigília (Igreja da Trindade 21h30) que sejam de muito longe e tenham dificuldades com os horários de regresso a casa possam dormir na noite do dias 2 para 3 de Junho. Em princípio, este alojamento será feito num pavilhão/espaço amplo, o mais próximo possível do centro da cidade do Porto.

MISSA DAS FAMILIAS – 03 DE JUNHO

Integrado nas “Jornadas Diocesanas da Família e Juventude”, a terem lugar nos dias 1, 2 e 3 de Junho.

No dia 3, Festividade da Santíssima Trindade, a celebração do Jubileu Matrimonial das Famílias, com acolhimento a começar às 09.30 e Eucaristia às 11.00 horas, seguida da entrega das bênçãos personalizadas.

Esta celebração não é somente paras as famílias, mas para todos aqueles que queiram viver o espírito de comunhão no Pavilhão Rosa Mota (11h).

DEVEM PRENCHER A FICHA QUE VEM ANEXA AO PROGRAMA, QUE ESTÁ NO SITE DA DIOCESE DO PORTO.

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol