CASAMENTO NA IGREJA - INFORMAÇÕES |
![]() |
![]() |
DECIDIRAM CASAR NA IGREJA
O Casamento na Igreja requer que a vossa escolha seja inteiramente livre, que sejam sempre fiéis um ao outro, que estejam dispostos a ter filhos e a educá-los na fé e que estejam dispostos a assumir estes compromissos para toda a vida.
O Sacramento do Matrimónio
Ao celebrar o vosso casamento com fé, no seio da Igreja, realizais um sacramento: O Matrimónio. Através deste Sacramento, Deus dá-se como fonte de amor e propõe-vos que estabeleçam uma relação baseada na confiança. Sonhais um amor belo, uma Família feliz e segura… Aspiração profundamente humana – proposta/oferta de Deus. Os Noivos casam-se porque se amam ou para se amarem? Ireis Crescer e Amadurecer, em Comunidade.
Com o Matrimónio, receberão uma graça e uma missão; ser e dar testemunho do amor de Deus pela sua Igreja, através do vosso amor humano. Sereis, constituídos em “íntima Comunidade de Vida e Amor”.
Logo que possível
F- Marcar, sempre no Cartório Paroquial, com muita antecedência. Começar a ir à Missa dominical.
F- O horário de funcionamento do Cartório Paroquial é das 17:00h às 19:30 h, de Terça a Sexta
F- Casamento no Crasto: é necessário contactar com António Silva – 91 506 56 41 Atendimento pessoal no Crasto: Terça a Sábado das 10h às 12h das 14:30h às 17:30h
F- Nos outros Centros marcar lá também. Em ambos os casos acrescem outras despesas próprias.
Algumas Orientações
A preparação próxima inicia-se com O Acolhimento aos Noivos, por Casais. E a Missa com os Noivos.
I/ Processo de Casamento – Documentos necessários:
A – Processo Civil Cerca de cinco meses, antes, os dois vão ao Registo Civil. Nesta data, o Registo Civil de Gondomar está aberto das 09h às 16h. Dizem que pretendem casar, catolicamente e apresentam:
Ä- Bilhete de Identidade válido na data em que vão ao Civil; Ä- Cédula pessoal de nascimento;
Ä- Logo que pronto o Certificado Civil ou Certidão de Casamento Civil, entregar ao Pároco que está a tratar do casamento.
B – Processo Religioso: habitualmente realiza-se na Paróquia da Noiva Ä- Bilhete de Identidade dos Nubentes; Ä- Cédula pessoal de nascimento (caso não conste na Cédula a data do Baptismo, deverão procurar informar-se, junto de familiares a Paróquia e data de Baptismo).
Noivos Baptizados nas Ex-Colónias
ou Estrangeiro
tragam todos os dados com MUITA antecedência.
Ä- Logo que pronto o Certificado Civil ou Certidão de Casamento Civil, entregar ao Pároco que está a tratar do casamento.
C – Padrinhos Ä- As testemunhas/conhecidas por Padrinhos, têm que ser maiores de 18 anos; e que possam assinar.
O Encontro/Diálogo do Pároco com os nubentes será em data a combinar. Faz parte do Processo Religioso; nesta altura concluem o pagamento de todo o Processo. Neste momento entregam no Cartório: cópia dos B I dos Padrinhos, a morada exacta e completa. E confirmam também se adoptam apelidos e quais. Neste Encontro, os dois Noivos assinam o Processo. Não podem faltar.
II/ Fotografias-Video
Devem os noivos avisar o fotógrafo de que na Igreja há regras a observar. Antes da Celebração os fotógrafos apresentam-se e confirmam autorização do Celebrante.
III/ Flores-Decoração da Igreja
Os noivos podem colaborar na escolha e despesa da ornamentação da Igreja e dos altares, de acordo com as zeladoras e outros noivos que casem no mesmo fim-de-semana. A iniciativa de colocar pequenos arranjos nos bancos da Igreja, está sujeita à aprovação do Pároco ou responsável pela Igreja.
IV/ Casamentos em Tempos Litúrgicos “especiais” (Cf. C.B. – 236ss)
Advento - Os noivos terão em conta que neste tempo a música e as flores devem usar-se com moderação para não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.
Quaresma - Tempo de Caminho para a Páscoa da Ressurreição do Senhor; tempo de penitência e purificação interior. Na Quaresma os noivos tenham em conta a índole peculiar deste tempo. Não há qualquer decoração na Igreja e o toque de instrumentos musicais só é permitido para apoio e suporte do Canto.
V/ Dignidade no vestir dentro da Igreja/ Asseio e Limpeza na Igreja, no final da celebração
Dentro da Igreja requer-se toda a dignidade e decência no vestir. Todos, também Noivos e Leitores. Pede-se aos Noivos que exortem os convidados e familiares a não deitarem arroz e outros materiais dentro da Igreja. Só faz sentido à saída. Se gostamos de entrar numa Igreja limpa, deixemo-la assim quando dela sairmos.
VI/ Coros-Cantores –Música
Fica ao cuidado dos noivos convidar quem cante e/ou toque na liturgia do seu casamento. O programa de cânticos e a Música, será previamente apresentado ao Celebrante. Em primeiro lugar devem convidar os Coros da Paróquia. Se o coro vier de fora da Paróquia trará declaração do respectivo Pároco ou Superior para apresentar juntamente com o Programa, bem a tempo. No Matrimónio, só têm lugar cânticos e música litúrgica ou sacra.
VII/ Sacerdote ou Diácono de fora da Paróquia
Se não for o Pároco a celebrar o Casamento, mas um outro Sacerdote ou Diácono, indicam o nome completo e exacto quando entregam a identificação dos Padrinhos. Pode ser pedida a Cédula Sacerdotal do Celebrante. Os Noivos entregam, a tempo, ao Celebrante a Delegação da Faculdade, passada no Cartório.
VIII/ Celebração fora
A- Casamento noutro local que não a Igreja Matriz: Marcar lá a Celebração com os responsáveis do lugar; as taxas serão diferentes. Logo após a Celebração os jovens Esposos, os Padrinhos e o Oficiante deslocam-se à Sacristia da Igreja Matriz para as assinaturas.
B- Noivos que tenham tratado do processo noutra Paróquia, cerca de vinte e cinco dias antes entregam a Atestação no Cartório de Gondomar e preparam a Liturgia do Matrimónio com o Celebrante.
C- Noivos da Paróquia de S. Cosme que vão casar fora, cerca de vinte e cinco dias antes levantam no nosso Cartório a Atestação que entregarão, de imediato, na respectiva Paróquia onde vai ser o Matrimónio.
IX/ Vivência feliz do noivado
A- A melhor maneira de preparar o Matrimónio será a oração pessoal e a dois; a participação frutuosa na Eucaristia; leitura e meditação da Bíblia, outras leituras e a participação na Comunidade. É momento alto e marcante o CPM. A participação em todos os Encontros é uma experiência feliz. Lembrem-se da partilha.
B- Os Noivos cristãos podem celebrar os esponsais, na intimidade das famílias, com algum rito e oração em comum, previsto no Ritual do Matrimónio. Rito simples e familiar de Bênção aos Noivos, com as duas Famílias.
C- Acolhimento aos Noivos. Numa sexta, no Salão. No Domingo seguinte, a Missa das 11H, na Matriz, é de súplica por estes Noivos, para um noivado feliz.
D- Tenham especial atenção com a PONTUALIDADE; é uma questão de seriedade e respeito; fonte de serenidade e alegria na Celebração. A hora que foi marcada é para estarem os dois Noivos no altar.
X/ A Festa do Perdão e da Reconciliação.
Os noivos confessam-se como preparação próxima para o Casamento. Será de grande proveito espiritual e momento especial do noivado, a celebração tranquila do Sacramento da Confissão e o Exame de consciência.
Estimados Noivos: FELIZ NOIVADO. QUE BELA ESCOLHA… ACEITASTES O CHAMAMENTO DE JESUS QUE VOS ESCOLHEU PARA CASAL E FAMÍLIA CRISTÃ = FELIZ.
Paróquia de Gondomar/S. Cosme – Largo João Paulo II, 95/99 4420 – 167 GONDOMAR Telf: 22 483 43 08 / Fax: 22 464 85 01 E-Mail: - www.saocosme.com - Facebook |