J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
16-Informação Paroquial de 22 a 29 de Abril 2012 Imprimir EMail

 

            INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE 22 a 29 DE abril 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA: 22 a 29 de Abril 2012

 

1.     PEDITÓRIO PARA A FESTA EM HONRA DE SANTO ANTÓNIO – A Confraria das Almas pede para avisar a todos os Paroquianos, que vai dar inicio ao habitual peditório para a festa de Santo António. O Peditório começa no dia 21 até ao dia 31 de Maio e percorre todos os lugares da freguesia.

2.      Comissão das Festas Sacerdotais – Reúne dia 23 de Abril, às 21,30h, para prepararmos espiritualmente este tempo sacerdotal, a começar já pela Ordenação Presbiteral e Missa Nova do Diácono Pedro no próximo 08 e 21 de Julho respectivamente.

3.     CONFISSÕES – PRIMEIRA COMUNHÃO – Dia 23 às 18.30h na Matriz

4.     VISITADORES DE DOENTES – Reúnem dia 23 às 21.15h na Matriz

5.     CAE (Conselho dos Assuntos Económicos), o GEOP (Grupo Executivo das Obras Paroquiais) e a Confraria das Almas reúnem com todos os Organismos Promotores de Eventos na Tenda, Preparando a época 2012 no próximo Dia 24 de Abril, 21,30h, no Salão Paroquial.

6.     ORAÇÃO DO ROSÁRIO – TERÇO – Dia 25 às 21.30h na Matriz. Orientam os Grupos do CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio). Todas as famílias e os jovens podem e devem associar-se e participar. Em Maio teremos todos os Dias o Rosário, em comunhão com Fátima e a nossa Diocese do Porto.

7.     VELADA – ESCUTEIROS – Dia 27 às 21.30h na Igreja Matriz. A Velada insere-se na Preparação para as Promessas dos Escuteiros que será no dia 28 às 19.00h. Todos podem associar-se e participar.

8.     Semana de Oração pelas VocaçõesAs Vocações, Dom do Amor de Deus. De 22 a 29, celebra-se em toda a Igreja a Semana das Vocações. Também nós faremos a Vigília da Quinta – 26 de Abril – diante de Jesus Eucaristia solenemente exposto, pelas Vocações.

9.     Próximo Domingo – Dia do Bom Pastor. Dia Mundial de Oração pelas Vocações de especial Consagração. Em todas as Igrejas o Ofertório é para a Obra das vocações.

10.  A Maior Festa dos Cristãos – A Páscoa da Ressurreição do Senhor, que se celebra desde a Vigília pascal até ao Pentecostes – Cinquenta Dias, como um só Dia de Grande Aleluia. Tivemos a Visita Pascal, com a beleza, ordem e encanto de sempre. Toda a Comunidade está de parabéns, por mais uma vez realizar tão belo e feliz evento. O Pároco, em nome de todos os fregueses católicos, saúda todas as Famílias, nesta quadra. Agradece a quantos tão generosamente montaram e executaram esta operação bem exigente. E tudo com dignidade, generosidade, de forma gratuita e alegre. O nosso Obrigado muito profundo à Comissão Organizadora do Compasso, aos Responsáveis das Cruzes, a todos os Irmãos componentes do Compasso. Claro, igualmente às Famílias que abriram a “sala de Cima” para o Almoço da Equipa, com tanto esmero e carinho. Deus guarde em sua Paz e dê saúde, trabalho e harmonia, todas as Famílias que franquearam suas portas, receberam aquela embaixada, como a Jesus Cristo e partilharam suas Ofertas. Bem Hajam todos, também os Irmãos dos Coros que tão amável e generosamente trabalharam em unidade de fé e amor. Jesus ressuscitado a todos conforte. Especialmente os que estão hoje de luto ou em provação. Continuemos nesta alegria, até ao Pentecostes, em cada Domingo – Páscoa semanal, ao participarmos na Eucaristia. Feliz Páscoa, vosso Pároco: P.Alípio

 

ACONTECERÁ PROXIMAMENTE, para toda a Comunidade

 

11.  Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, no IV Domingo da Páscoa. Neste Fim-de-semana todos os Ofertórios são para a Obra das Vocações. Toda a Catequese da nossa Paróquia vai escrever ou desenhar uma Carta a Jesus ressuscitado, nosso Bom Pastor. Tal como fizeram na Carta/desenho ao Menino Jesus no Natal.

12.  Matrículas na Catequese Paroquial. Em Maio e Junho são todas as Matrículas da Catequese – Os adultos ainda não crismados devem inscrever-se. Os Meninos que em 2012 completam Seis anos, matriculam-se na Catequese. Os que já andam renovam a matrícula. Na Infância os Pais ou Encarregados de Educação e nos mais velhos, eles e os pais sempre que possível.

13.  Catequese ou Formação cristã de Adultos – No próximo Ano Pastoral iremos ter uma formação sistemática de Adultos. Em breve haverá toda a Informação.

14.  Avaliação das Visitas Pastorais na Vigararia de Gondomar e perspectivas de Futuro. Duas Pessoas de cada Paróquia, coordenadas pelo Vigário da Vara, P. Alvaro Rocha, Pároco de Foz do Sousa, vão reunir no p.f. Dia 30 de Abril ,às 21,30h, na Foz do Sousa. Avaliar e programar, uma Pastoral de Conjunto, para a Nova Evangelização.

15.  Festa da Francesinha na Tenda da Amizade – Dia 05 de Maio, Festa da Francesinha. Para melhor atendimento e evitar desperdícios, pede-se que todos se inscrevam, até 01 de Maio.

16.  Passeio Paroquial de Todos os Catequistas – Dia Um de Maio, a Aveiro.

17.  Direitos Paroquiais – Missão e Obrigação de todas as Famílias cristãs. Além da cooperação habitual, cada Família é chamada a contribuir com um Dia de Rendimento por Ano, para Fundo Paroquial. Daí se fazem todos os pagamentos. Um Obrigado a todas as que já pagaram 2011 e anos anteriores. Aos que ainda o não fizeram, ou os anos mais antigos, farão o favor de o fazer, segundo o mandamento da Igreja.

18.  Todas as Quintas – Temos Adoração eucarística na Igreja Paroquial. O Senhor está exposto das 09.00h até às 22,30h. Tempo de Silêncio, Encontro pessoal, escuta e adoração silenciosa ou em Oração comunitária.

Pode também acompanhar a vida da nossa Comunidade e melhor vir às Celebrações e Eventos, em: http://www.facebook.com/pages/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar/172450266187252

 

DOMINGO 22 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO III DO TEMPO PASCAL ANO – B

 

LITURGIA DESTE DOMINGO III DA PÁSCOA:

 

L 1    Act, 3, 13-15.17-19;  Sal 4, 2. 4.7.9

L 2    1 Jo 2, 1-5a

        

                  

Evangelho segundo S. Lucas 24,35-48.


Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão.

Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito.

Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como Verificais que Eu tenho.» Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.

E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?»

Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles. Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras

e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. Palavra da Salvação

 

 

IGREJA VIVA

 

MENSAGEM DO SANTO PADRE PARA O 49º DIA MUNDIAL  DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

  Amados irmãos e irmãs!

O XLIX Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV domingo de Páscoa – 29 de Abril de 2012 –, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».

A fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor – Deus caritas est –; «quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1 Jo 4, 16). A Sagrada Escritura narra a história deste vínculo primordial de Deus com a humanidade, que antecede a própria criação. Ao escrever aos cristãos da cidade de Éfeso, São Paulo eleva um hino de gratidão e louvor ao Pai pela infinita benevolência com que predispõe, ao longo dos séculos, o cumprimento do seu desígnio universal de salvação, que é um desígnio de amor. No Filho Jesus, Ele «escolheu-nos – afirma o Apóstolo – antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na sua presença» (Ef 1, 4). Fomos amados por Deus, ainda «antes» de começarmos a existir! Movido exclusivamente pelo seu amor incondicional, «criou-nos do nada» (cf. 2 Mac 7, 28) para nos conduzir à plena comunhão consigo.

POVO SACERDOTAL

 POVO SANTO DE DEUS

 

‘TU, VEM E SEGUE-ME’

 

A nossa Comunidade Paroquial de Gondomar/S. Cosme e S. Damião, está a viver uma hora feliz e desafiadora. Um tempo sacerdotal desde 11 de Julho 2011 a 26 de Setembro de 2014.

Às Crianças, Adolescentes e Jovens, diz Jesus: TU, VEM E SEGUE-ME.

 

«A Jesus ressuscitado, Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue, e fez de nós um reino, sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Ámen!»(Ap.1,5-6).

 

 

- 10 de Julho 2011 – Ordenação Diaconal, na Sé do Porto, de Pedro Miguel Amorim Rodrigues.

- 08 de Dezembro 2011 – Ordenação para Diácono Permanente de Adalberto David Oliveira Vieira.

- 27 – 29 de Janeiro 2012 – Visita Pastoral do nosso Bispo, D. Manuel Clemente.

- 08 de Julho 2012 – Ordenação presbiteral de Pedro Miguel Amorim Rodrigues – Sé do Porto, 16h.

- 15 de Julho 2012 – Missa Nova do P. Pedro, na Trofa – 15h.

- 21 de Julho 2012 – Missa Nova do P. Pedro, em Gondomar/S. Cosme – 17h.

 

BODAS SACERDOTAIS em 2013-2014

 

Padre Damião Olindo das Neves Basto – Bodas de Ouro e

Padre Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa – Bodas de Prata

Padre José Nuno Ferreira da Silva – Bodas de Prata em 2014

 

Datas Chave:

- 10 de Julho – Bodas de Prata Ordenação Sacerdotal P. Alípio

- 17 de Julho – Bodas de Prata – Missa Nova em Vila Boa de Quires

- 04 de Agosto – Dia de S. João Maria Vianney – Ordenação Sacerdotal P. Damião

- 15 de Agosto 2013 – Bodas de Ouro P. Damião – Missa Nova em S. Cosme

- 09 de Julho 2014 – Bodas de Prata Ordenação Sacerdotal P. José Nuno

- 23(?) de Julho 2014 – Bodas de Prata  - Missa Nova em S. Cosme

 

Tempo sacerdotal desde 11 de Julho 2011 a 26 de Setembro de 2014:

Às Crianças, Adolescentes e Jovens, diz Jesus: TU, VEM E SEGUE-ME.

 

Tempo de Oração, Reflexão, Conscientização e aprofundamento da Igreja como Povo Sacerdotal – Mistério em ministérios a cada tempo. Do Ministério Ordenado – Diácono, Padre e Bispo – à valorização das Famílias como primeiro Seminário e Fonte de Vocações.

 

Chuva de Ideias a ponderar e articular no tempo e espaço:

1.     Ano da Fé:  De 11 de Outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, a 24 de Novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

2.     Visita ao Seminário

3.     Semana Vocacional em Maio,

4.     Semana Missionária, com Visita às Escolas – Outubro 2014

5.     Semana Cultural … Conferência, Concertos, Exposição, Encenação Bíblica, etc…

6.     Festas de Catequese trabalharem este Tema

7.     As Vigílias Bom Pastor/Vocações, Pentecostes, Missões e Seminários – Normalmente na Quinta dessa semana – serem explicitamente vocacionais.

8.     Na Catequese da Infância, Adolescência, Juventude e Adultos – fazer uma ou duas Catequeses Vocacionais – Segundo o Guião da Semana dos Seminários 2011.

9.      Semana da Vida: de 13 a 20 de Maio 2102. E a primeira vocação é comprometermo-nos com a Causa Primeira: a Vida

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol