J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
10-Informação Paroquial de 04 a 11 de Março 2012 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE 04 a 11 DE março de 2012

 

ACONTECE ESTA SEMANA: 04 a 11 de Março 2012

 

1-     CURSO BIBLICO NOS CAPUCHINHOS – De 05 a 09 de Março, às 21,15h. O Tema é muito sugestivo e oportuno: Páscoa – Vida Nova em Cristo. Participem.

 

2-    VIA – SACRA – TODAS AS TERÇAS, NA MATRIZ. Estamos no Tempo da Quaresma, por isso vai começar como de costume a Via-Sacra. Dia 6 às 21.30h na Matriz, a Cargo da Catequese (Família e Juventude) Aproveitemos estes momentos para participarmos com alegria e Oração para recebermos a Páscoa do Senhor.

 

3-    SPEC – Secretariado Paroquial da Educação Cristã - Reúne dia 06 às 21.30h na Matriz.

 

4-    MOVA – Movimento de Vida Ascendente – Reúne dia 7 às 15.30h na Matriz.

 

5-    JORNAL CAMINHANDO – Reúne dia 7 às 21.30h.

 

6-    COMPASSO (Visita Pascal) – A Comissão Organizadora do Compasso, reune dia 7 às 21.30h.

 

7-    SPAB – Secretariado Paroquial de Animação Bíblica – Reúne dia 8 às 21.30h na Matriz.

 

8-    DADORES DE SANGUE – Assembleia Geral de Dadores de Sangue de Gondomar vão reunir dia 10 às 21.00h no Salão Paroquial.

 

9-    DIA VICARIAL DO CATEQUISTA – Dia de Formação e Convívio, para todos os Catequistas de Gondomar. Em Baguim, Dia 10 de Março, das  09,30h – às 18h. O Tema é:NOVA CATEQUESE? Coordenará os trabalhos o P. António Vasco Gonçalves, de Viana do Castelo. 

 

10- COMFRARIA DAS ALMAS – Reune dia 12 às 21.30h.

 

11- MISSA NO MONTE CRASTO – Como têm sido habitual todos os dias 13 de cada mês, têm missa às 08.30h na Capela do Monte Castro.

 

12- ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES – Dia 13 têm na Matriz às 21.00h Oração pelas Vocações Orientada pelo Grupo do Movimento da Mensagem de Fátima, e de seguida têm Via-Sacra.

 

13- CAE – Conselho para os Assuntos Económicos – Reune dia 13, às 21.30h

 

14- ATIVIDADE VICARIAL DA FAMILIA. Mais uma vivencia vicarial da Família, neste Ano. Via-sacra, com Família e Juventude, na Igreja Paroquial, Dia 06 de Março, 21,30h. Todos estão convidados. Haverá Oração igual em todas as Paróquias de Gondomar, neste mesmo dia, numa corrente de Família Vicarial.

 

 

 

A Liturgia deste Domingo:      

 

 A Palavra de Deus – é farol semanal

 

L 1- Gen 22, 1-2.9a. 10-13. 15-18;

Sal-115,10 e15.16-17.18-19;

L2- Rom 8,31b-34

 

A NOSSA COMUNIDADE - Nos Acontecimentos de todos:

 

VÉSPERAS – QUARESMA – Vai continuar nos tempos fortes a Oração de Vésperas. Todos os Sábados durante a Quaresma às 18.30h na Matriz.

 

 

A RENÚNCIA

PARA O CONTRIBUTO PENITENCIAL

NA DIOCESE DO PORTO

 

2012

«…No que à Diocese respeita,

 complementemos as outras exercitações quaresmais com a renúncia material, que continuará a destinar-se ao Fundo Social Diocesano, com que correspondemos a tantas solicitações que nos são feitas (com o recebido, o Fundo Social Diocesano distribuiu desde a última Quaresma 182 500 euros, especialmente através das Conferências de São Vicente de Paulo e da Cáritas Diocesana, contemplando ainda diversas instituições de solidariedade).

Com tudo isto vos desejo uma Feliz Quaresma, da autêntica felicidade da Cruz, em que a vida se ganha na oferta!»   +   Manuel Clemente, Bispo do Porto

Na nossa Paróquia de Gondomar, faremos a recolha Final das Renuncias para oContributo Penitencial – NO FIM DE SMANA DOS RAMOS: 31 de Março e 01 de Abril

DIREITOS PAROQUIAIS – O CAE (Conselho para os Assuntos Económicos) /Comissão Fabriqueira, está a fazer uma campanha de informação e sensibilização em ordem aos Direitos Paroquiais de 2011 e anteriores. Lembrando os Preceitos da Igreja, que ensinam qual é a missão de todas as Famílias.Nos Envelopes, que estão no fundo da Igreja, colocarão os Direitos Paroquiais, que entregarão na Sacristia da Matriz ou no Cartório. Podem pedir o respectivo recibo para deduções fiscais. Basta colocar NIF – N. Identificação Fiscal, nome e morada exactos.

 

Reunião com todos os Pais do Terceiro Ano da Catequese Paroquial de S. Cosme – Dia 23 de Março, às 21,30h – Nos Capuchinhos.

 

CONFISSÕES QUARESMAIS NA IGREJA PAROQUIAL, MATRIZ – Dia 27 de Março, às 21,30h. O Pároco atende de Confissão sempre que solicitado, e de Terça a Sexta, no Final da Missa, das 09,15h, até às 10h.

Preparemos o Ano da Fé, na alegria e gratidão deste tempo pós Visita Pastoral, segundo o lema na nossa Igreja diocesana, para este Ano: Família e Juventude – Viver em Comunhão, Formar para a Comunhão.

O Pároco saúda a todos vós, caros Leitores, em nome de toda a nossa Comunidade Paroquial de Gondomar/S. Cosme e S. Damião. Às Famílias enlutadas, com problemas difíceis de saúde ou outros, desejamos a força do Pai e que a Paz e Amor do Senhor, os confortem nesta quaresma, melhorando as suas vidas. Cumprimentos de sentida comunhão e amizade por todos. Pároco: P. Alípio Barbosa

 

DOMINGO 04 DE MARÇO DE 2012

 

DOMINGO II DO TEMPO DA QUARESMA ANO – B

Evangelho segundo S. Marcos 9,2-10.

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles.

As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim.

Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele.
Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.»
Não sabia que dizer, pois estavam assombrados.

Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.»
De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos.
Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos.

PALAVRA DA SALVAÇÃO

 

 

I G R E J A      V I V A

HINO DA QUARESMA

 

Benigno Criador, ouvi clemente

As nossas orações e o nosso pranto;

Neste sagrado tempo da Quaresma,

Compadecido olhai-nos, ó Deus santo.

 

Justíssimo juiz das nossas almas,

Vós conheceis a enfermidade humana:

Voltando para Vós arrependidos,

Pedimos vossa graça soberana.

 

Confessamos que somos pecadores,

Mas, em vez do castigo, perdoai-nos.

Por vosso nome santo e vossa glória,

Da nossa vil miséria libertai-nos.

 

Aceitai o jejum e a penitência

Que em nossa própria carne suportamos;

Por eles, nossas almas se libertem

Dos erros e misérias que choramos.

                

           Estas nossas humildes oferendas

Aceitai, ó Santíssima Trindade,

E levai-nos, no amor purificados,

Ao esplendor da vossa eternidade.

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol