| A FESTA DA SENHORA DO ROSÃRIO EM GONDOMAR |
|
|
|
A FESTA DA SENHORA DO ROSÁRIO EM GONDOMAR
ROMARIA DO ROSÁRIO
A Festa Cristã em Honra de Nossa Senhora do Rosário e S. Cosme e S. Damião
É de felicitar a iniciativa dum compêndio sobre a Romaria do Rosário em Gondomar. Parabéns a todos os promotores: Confraria e Câmara Municiipal. Possa levar mais longe e mais alto, acolher e perpetuar as razões profundas, antropológicas e cristãs, desta Festa concelhia, em Honra de Nossa Senhora do Rosário e de S. Cosme e Damião.
Até podemos viver algum tempo sem Pão, mas sem Festa, sem aquela alegria profunda, que une a todos na mesma comunhão, que congrega todas as gerações, irrompe e interrompe a rotina e o peso do quotidiano, é impossível. A Festa é instante de pura alegria, gratuidade, onde experimentamos na Terra, o que será plenamente a Glória, o Júbilo, a Satisfação total um dia no Céu.
A vida humana foi, é e será sempre difícil, enigma, problema, desafio à auto-superação, à perfeita realização espiritual, humana e cultural. As Festas cristãs, como a Romaria de Nossa Senhora do Rosário e S. Cosme e Damião, são uma experiência do Encontro mais belo de Deus com os Homens, e dos Homens entre si. Momentos de alegria e felicidade, são um apelo à renovação e purificação, à melhoria da nossa condição humana.
Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo, recordamos e vivemos os mistérios da salvação, cujo epicentro, donde tudo irradia e para onde tudo converge, é o Mistério Pascal do Senhor Jesus, o Dom da sua Vida, na Páscoa. Eis a Primeira e principal Festa cristã, renovada todas as semanas no Domingo, Páscoa semanal. É desta fonte de Vida e Amor, de Alegria e Humor que derivam todas as Festas, em honra da Mãe de Deus, Nossa Senhora do Rosário ou dos Santos.
As Festas cristãs, são ocasião de admiração e adoração, acção de graças, de partilha e empenho comum, memória e esperança, conforto e encontro puro, de humor e arte, de beleza e poesia, de música e tradição.
Como a vida esta Romaria é uma verdadeira paleta de cores e matizes: em Cristo e por Cristo vivo, acontece a visita da Confraria às Famílias, a Procissão de velas, esse caminho de luz no meio da noite, do Crasto para a Matriz, na Sexta feira antes do quinze de Setembro. No Domingo mais próximo do quinze de Setembro celebramos a Festa de Nossa Senhora das Dores. Logo a vinte e seis celebramos, com toda a Igreja, a Memória dos santos Médicos, Irmãos e Mártires Cosme e Damião, Patronos do pessoal da Saúde, especiais protectores dos doentes. A vinte e nove, venera-se nesta nossa Comunidade cristã S. Miguel, Padroeiro dos Agricultores. Conferindo a toda a Romaria também uma marca agrária e de Festa das Colheitas.
As nozes, o delicioso caldo de nabos, o vinho doce, o pão de milho fresco, que são se não dons maravilhosos da natureza, a serem acolhidos e partilhados em festa e acção de graças? Verdadeiro espanto e milagre da natureza que premeia o esforço do homem. A sete de Outubro toda a Igreja Católica celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. Em Fátima, a treze de Outubro de mil novecentos e dezassete, a Mãe de Jesus disse: “Eu sou a Senhora do Rosário”. Então no primeiro Domingo de Outubro, celebramos com toda a solenidade Nossa Senhora do Rosário.
Na segunda-feira seguinte é Feriado Municipal no nosso concelho: realiza-se a Missa solene novamente em Honra dos nossos Padroeiros S. Cosme e Damião e de tarde uma Procissão pelas principais artérias da nossa urbe. A festa é de todos e para todos. Com este gesto, cheio de cor, música, arte e milhares de pessoas, invoca-se a Bênção e Protecção do Senhor para toda a Cidade, Famílias e ambientes laborais, escolares, associativos e sócio-culturais.
Anda sempre por aqui o feriado nacional do cinco de Outubro, conferindo maior disponibilidade para o encontro, o descanso, a música, a arte, a legítima distracção e promoção comercial. Neste feriado, são lembrados todos os gondomarenses que emigraram e os que agora imigraram até nós: é a Missa pelos Migrantes, que nunca esquecemos. E no segundo Domingo de Outubro, encerra este longo ciclo, com o Rosarinho ou Rosário pequenino.
Outubro é o mês do Rosário, da Senhora do Rosário de Fátima, da Romaria do Rosário. Desde o século XVI, que a nossa Comunidade venera a Senhora do Rosário e promove o amor cristão, como o atestam a bela imagem e os Estatutos da Confraria de Nossa Senhora do Rosário. Outubro é também mês missionário, como que a desafiar os cristãos e quantos festejam o Rosário, a serem paladinos daquele Amor de Deus por todos os Homens, manifestado no Coração Imaculado de Maria.
Não há festas como as cristãs: nelas convivem o mais profundo e o melhor do humano e o divino. Constroem verdadeira unidade social. A festa do Rosário gera, alimenta e fortalece a coesão social, a identidade sócio-cultural. Eleva e humaniza a cultura, contribuindo assim para o Bem Comum, a Harmonia e Paz Social, num convívio alegre e festivo.
BENTO XVI E O ROSÁRIO Audiência Geral em Roma – 06.10.2010 – Bento XVI encorajou os católicos a rezarem o terço todos os dias: “Este mês do Rosário incita-nos a perseverar na reza diária” daquela oração, disse hoje o Papa na audiência geral semanal proferida no Vaticano. O núcleo do terço, correspondente a uma terça parte do Rosário, consiste na recitação de cinco conjuntos de 10 “ave-marias” O Rosário, invocação “tão querida à tradição do povo cristão”, é uma “arma espiritual”, sublinhou Bento XVI, que fez votos para que “a meditação da vida de Jesus e Maria” proporcionada por aquela oração conduza à “renovação espiritual” e à “conversão do coração”. Antecipando o dia de Nossa Senhora do Rosário, que a Igreja celebra esta Quinta-feira, o Papa apelou à redescoberta do valor daquela prece, “simples mas eficaz”, como caminho para o “encontro pessoal com Cristo”.
E Em Português: «Este mês do Rosário incita-nos a perseverar na reza diária do terço; que, desta forma, as vossas famílias se reúnam com a Virgem Mãe, para aprender a cooperar plenamente com os desígnios de salvação que Deus tem sobre vós. Como encorajamento e penhor de graças, de coração vos dou a minha Bênção Apostólica». 2010 – 2017--- Sete Anos para preparar o Centenário…. Vamos abraçar, em Missão…
COMPROMISSO: Experimentemos rezar o Rosário em Família, por ocasião do dia 13 de Outubro. E ao longo deste mês do Rosário. Pedido de N.Sra. e dos Papas.
|
| < anterior | Seguinte > |
|---|
