Arranjos Exteriores |
PROJECTO DE ARRANJOS EXTERIORES DO CENTRO PAROQUIAL DA FREGUESIA DE S.COSME - GONDOMAR (PROCESSO 6575/03 DA CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR) PARA EFEITO DE CANDIDATURA PARA PARTICIPAÇÃO DE EQUIPAMENTOS URBANOS DE UTILIZAÇÃO COLECTIVA AO ABRIGO DO DESPACHO MCOTA Nº.7187/2003 DE 11 DE ABRIL MEMÓRIA DESCRITIVA 1 - CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL E URBANÍSTICA DO PROJECTO
Este projecto consubstancia um objectivo ambiental muito para além do mero dimensionamento de circuitos de viaturas e pessoas, áreas ajardinadas, vedações e toda a súmula de redes infraestruturais inerentes. Propõe-se requalificar os espaços exteriores do Centro Paroquial de S. Cosme numa perspectiva simbólica - o chamado "Jardim da Existência". Toda a fundamentação ambiental, filosófica e cristã desse objectivo, encontra-se devidamente fundamentada no anteprojecto, oportunamente aprovada pela Paróquia de S. Cosme e Serviços de Tutela da Autarquia, pelo que não se torna necessária a sua repetição. Ainda que não ocupe a totalidade dos 2.700 m2 que constitue a área total da zona de arranjos exteriores, o Jardim da Existência para além da sua vocação anteriormente referida, qualifica definitivamente todo o logradouro, integrando-o urbanística e funcionalmente com o Adro da Igreja, garantindo a este pólo da cidade de Gondomar um equipamento ambiental importante, e restitui a toda a zona envolvente da Igreja Matriz o protagonismo pastoral inerente.
2 - MEMÓRIA CONSTRUTIVA 2.1 - Jardim da Existência a) - Pavimentos
b) - Acessos Auto e Bolsa de Retorno Será realizado em tapete de betão betuminoso, contido perifericamente por lintéis de betão e lancis de 20, preferencialmente em granito.
•c) - Pátio de Serviço do Alçado Poente Para pavimentar a calçadinha sob o coberto, em placas de granito afagado sobre lage, ou relvar em áreas de terra, conforme o projecto. •d) - Povoamento Arbustivo Para além dos canteiros e áreas ajardinadas para relvar identificadas no projecto, estão previstos os seguintes povoamentos:
•e) - Espelho de Água Nas dimensões do projecto, será construído em betão armado, para revestir exteriormente a placagem de granito polido e interiormente a pastilha tipo CINCA Azul Piscina. Será equipado com três repuxos tipo OASE vulcão, referência a especificar, iluminação subaquática e consequentes equipamentos electromecânicos, a definir no projecto de execução.
2.2 - Muretes, Vedações e Similares
a) - Muro de Vedação ao Cemitério Se legalmente possível e socialmente aconselhável, a filosofia do Jardim da Existência propõe a sua demolição parcial. Seria substituído por um gradeamento igual ao do pátio existente, assente num lintel capeado a granito e faceado pelo plano da relva. Trata-se apenas de uma proposta do projecto, a decidir pelas respectivas autoridades de tutela. •b) - Grade de Vedação para a Ala e Via Pública Será executada em grade e portão igual ao do pátio existente. O portão de correr, e executado dentro do mesmo desenho, será equipado com comando manual e automático.
•c) - Pergóla dos Dez Mandamentos e Mural da Fonte Realizados em alvenaria armada, para rebocar a areado fino e pintar à cor do edifício conforme o projecto. O muro da fonte da existência será totalmente revestido a ceramizado azul céu com os dizeres previstos em projecto. A numeração romana a instalar nos óculos dos fustes, serão realizados em ferro fundido para pintar à cor bronze da caixilharia do edifício.
•d) - Portão de Acesso ao Pátio de Serviço e Muros de Vedação no Alçado Poente O portão será metálico e chapeado em ambas as faces. Os muros existentes serão mantidos, com os rebocos e demais patologias construtivas restauradas. Serão novamente rebocados a areado fino para pintar à cor do edifício, e coroado com um gradeamento, dentro da legislação em vigor.
•e) - Redes Infraestruturais Todo este espaço será infraestruturado com as respectivas redes de águas residuais, pluviais, rede de rega automática e iluminação pública e decorativa, a definir em projectos específicos.
2.3 - Mobiliário Urbano Nesta fase do projecto, estão previstos os seguintes:
3 - ACESSIBILIDADES NOS TERMOS DO D.L. 163/2006 DE 8 DE AGOSTO Como é verificável no projecto, a globalidade destes arranjos exteriores serão realizados em terreno plano, contudo sempre que ocorrem transições de cota, os respectivos circuitos de pessoas e viaturas prioritárias, são sempre realizados por rampas com declive e demais dimensionamentos regulamentares.Em tudo o mais que esta memória estiver omissa, será o projecto devidamente completado aquando da elaboração da respectiva fase de execução. Matosinhos, de Outubro de 2007 O Arquitecto |
< anterior | Seguinte > |
---|