J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Testemunho do Frei Hermano Filipe Imprimir EMail
TESTEMUNHO
«Sei em quem acreditei!»


No dia 9 de Setembro passado, o jovem Frei Hermano Filipe* fez a sua Profissão perpétua na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos. No final da Celebração deu este testemunho público:

Com o final desta celebração tem inicio uma nova etapa na minha vida. Não que se prevejam grandes mudanças no meu dia – a – dia, mas porque agora ele terá necessariamente de ser vivido à luz de uma aliança com carácter definitivo, a apontar para a eternidade. E tudo começou com o baptismo e com a formação humana e cristã que os meus maravilhosos pais me deram. Fui crescendo e experimentando o que é próprio da juventude, mas a semente estava lá e aos 24 anos aconteceu o encontro de duas liberdades: a de Deus que chamou e a minha que respondi. Alegria de ter sido surpreendido pelo Amor levou-me a deixar tudo para ficar com o único necessário Deus e o seu Reino. Integrei uma família que não era formada por gente frustrada, mas feliz; uma Fraternidade de Irmãos Felizes que procuravam, acima de tudo, cumprir a vontade de Deus, como resposta ao seu Amor. E depois de uma caminhada de alguns anos, sempre acompanhado de irmãos com um grande espírito fraterno e de Igreja, fiz hoje, voto de viver por todo o tempo da minha vida, em castidade, obediência e pobreza. Estes três votos ou «conselhos evangélicos» são-nos dados por Deus como dom; não são um fim em si mesmos; são meios muito válidos e necessários para eu viver a minha consagração. Por mim mesmo seria incapaz de viver a Regra que hoje professei. Por isso peço que rezeis por mim, para que eu possa ser sempre fiel ao Senhor e testemunhar às pessoas de hoje a alegria de sermos filhos de Deus. Digo-o e sei-o, pois «sei em quem acreditei» (2Tm1,12).


 

* Filho de José Hermano Alves Rodrigues e de Carolina Leonor de Jesus Duarte da Silva Rodrigues, nasceu no Porto a 16 de Abril de 1977. Quando frequentava o 3º ano do curso de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e após um tempo de Aspirantado familiar entre Setembro de 2001 e 16 de Abril de 2002, nesta data iniciou o Postulantado, fazendo depois o Noviciado em Cabanas de Viriato no ano 2002-2003. Após a Profissão simples, em 31 de Agosto de 2003, integrou a primeira Fraternidade dos Capuchinhos que partiu para Laleia (Timor) em 1 de Outubro de 2003, ficando lá até 10 de Agosto de 2004. Na Fraternidade do Porto, iniciou os estudos de Teologia na Universidade Católica desta Cidade em 2004-2006, partindo novamente para Timor, desta vez para a nova Fraternidade de Díli, em cujo Seminário frequentou o 3º ano de Teologia. Agora vai concluir este curso na Universidade Católica de Braga, integrado na Fraternidade de Barcelos.

Com a devida vénia, transcrito da
Revista Bíblica, N.º 313 – Dezembro 2007
< anterior   Seguinte >

Noticias da Actualidade

Estatísticas desde JAN/05

Visitantes: 21892265

Utilizadores Online

Temos 116 anónimos online
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol