J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
O Centro Paroquial-Do Sonho à Realidade construída Imprimir EMail

CENTRO PAROQUIAL: DO PROJECTO À REALIDADE CONSTRUÍDA

 

O PROJECTO

Quando referimos o termo “projecto”, considerámo-lo como princípio da concretização de um sonho, não de uma pessoa, mas sim de toda uma comunidade. É pois neste contexto que pode ser entendida a movimentação de grande parte da comunidade paroquial de S. Cosme gerada desde a apresentação do projecto do Centro Paroquial em 2003 até ao início das obras em Junho deste ano de 2007.

Durante quatro anos houve uma congregação de esforços assente num acto de fé no futuro, concretizado nas diversas ofertas e nos eventos realizados e que foram testemunho da crença de muitos no meio das dúvidas e do “esperar para ver” de alguns.

O PORQUÊ

Já desde os tempos do saudoso Sr. Padre António Vaz se vinha discutindo sobre a necessidade urgente de dotar o espaço envolvente à Igreja Matriz e designado por “Quinta da Igreja” com os equipamentos necessários para se dar resposta às necessidades da paróquia, criando um pólo de acolhimento, formação e convívio no qual a evangelização seria fermento de uma comunidade solidária, crente e missionária.

Coube ao actual Pároco Sr. Padre Alípio Barbosa, em comunhão com os seus paroquianos o desafio de avançar para a construção do Centro Paroquial o que tem constituído para ele e para a Paróquia de S. Cosme uma resposta difícil mas plena de perseverança e fé a este chamamento do Senhor e da comunidade.

A QUEM RESPONSABILIZA

Cabe a toda comunidade paroquial de S. Cosme a responsabilidade de levar esta obra até ao fim. Isto significa que todos, a começar pelos que estão mais envolvidos nas actividades pastorais, devem ser agentes activos deste processo.

Significa ainda, que o esforço de cada um deve ser expressão da atitude de alguém que sendo cristão vive a fé que proclama e como cidadão se empenha no progresso e melhoria das condições socio-culturais da sua terra.

Significa por último que a acção e responsabilidade que cabe a cada um de nós não é só dádiva mas também obrigação, não é apenas colaboração formal mas sim dedicação em esforço e entusiasmo.

Assim, a responsabilização colectiva da nossa paróquia estará no assumir da proposta que a construção do Centro Paroquial implica.

A QUEM SE DESTINA

Não seria serviço ao Senhor e à paróquia se a construção do Centro Paroquial resultasse num edifício monumental mas de nula funcionalidade.

Quando visualizamos o Centro Paroquial temos em mente a necessidade de:

-Espaços para a catequese nos quais as crianças se sintam acarinhadas e bem instaladas.

-Instalações apropriadas para os grupos de jovens e escuteiros.

-Salas para reuniões que dêem resposta às necessidades das várias áreas da pastoral e que também sejam úteis à comunidade civil.

- Espaços para celebrações, convívios e actividades culturais e lúdicas onde toda a comunidade possa ser acolhida e promovida.

-Instalações condignas para o Pároco onde usufrua de condições para realizar o seu múnus espiritual e humano num apostolado da proximidade e disponibilidade.

A CONCLUIR

O centro Paroquial está em construção; para se chegar á sua conclusão ainda há muito a fazer. Até lá há que assumir em pleno três atitudes a nível da acção comunitária:

·                     Acreditar que o Centro Paroquial de S. Cosme será uma realidade a breve prazo.

·                     Ter consciência que só uma paróquia unida à volta do seu Pároco será condição necessária para a sua concretização.

·                     Gerar o envolvimento das instituições públicas e privadas nesta acção no pressuposto de que o Centro Paroquial é uma obra que estará ao serviço de toda a comunidade.

 

O GEOP(Grupo Executivo das Obras Paroquiais)

In: Caminhando – Ano XIV, N.º 105, Maio-Agosto 2007

< anterior   Seguinte >

Noticias da Actualidade

cURL error 7: Failed to connect to www.agencia.ecclesia.pt port 80: Connection refused

cURL error 7: Failed to connect to www.news.va port 80: Connection refused

Estatísticas desde JAN/05

Visitantes: 11595441

Utilizadores Online

Temos 95 anónimos online
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol