J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
P. Ricardo Celebrou Missa Nova em S. José Imprimir EMail

MISSA NOVA NA NOSSA PARÓQUIA, NO CENTRO DE S. JOSÉ

O Padre Ricardo José, dos padres Dehonianos, celebrou a sua Missa Nova em Gondomar

 

Após a ordenação na Sé do Porto, no passado dia 08 de Julho (única ordenação presbiteral na diocese, nas primeiras ordenações de D. Manuel Clemente como Bispo do Porto) a Paróquia de S. Cosme e S. Damião – Gondomar, encheu-se de alegria e no Centro de Cimo da Serra, na Capela de S. José, a 22 de Julho foi celebrada a Missa nova do Padre Ricardo José Teixeira.

O padre Ricardo José, nasceu a 28 de Dezembro de 1980 e foi baptizado a 26 de Março de 1981.Cresceu e fez a caminhada Catequética, neste Centro Comunitário, onde o Senhor o Chamou.

Entrou no seminário Padre Dehon, onde esteve desde 1991 e 1999. Frequentou várias casas da Congregação. Fez os seus primeiros votos em Setembro de 1999. Licenciou-se em Teologia e ultimamente foi educador na obra ABC de Rio Tinto.

Ao saber do seu desejo, de celebrar a Missa Nova em S. Cosme, onde fez a sua catequese, o Pároco e toda a paróquia acolheram com muita alegria tal vontade.

Formada a Comissão, com o Centro de S. José de Cimo da Serra, criaram-se várias Equipas: Liturgia, Acolhimento, Coros, Ornamentação e Tapete e Serviço às mesas.

O então diácono Ricardo foi dando o seu testemunho em várias Missas, Movimentos e Catequese da paróquia. Na semana da Missa Nova, na Capela de S. José, houve Missa diária seguida de um programa orientado pelos padres Dehonianos, com reflexões destinados aos jovens, famílias e agentes pastorais, terminando com uma Vigília vocacional.

No passado dia 22 de Julho o Padre Ricardo saiu de sua casa em digna procissão para a capela de S. José, e esta encheu-se de familiares, amigos, paroquianos e muitos Sacerdotes, Benfeitores e Amigos Dehonianos.




Na sua primeira homilia, como presbítero, conduzido pelo Espírito Santo, entregou-se às Palavras de Deus, actualizadas com o seu testemunho e percurso vocacional, até aos serviço aos Rapazes da Obra ABC.

Chegar aqui, reconhecia o Jovem Sacerdote, “ não é uma meta, mas um caminho que se fez e se faz caminhando pleno de confiança n`Ele e no Seu Amor por nós”.

Parabéns ao P. Ricardo, aos seus Pais e Família. A Mãe participou do Céu… Felicidades, feliz missão, assim como para toda a congregação dos padres Dehonianos, que são os Capelães que acompanham e assistem a Capela de S. José há mais de vinte e cinco anos.



As palavras do nosso Bispo, D. Manuel Clemente, na Homilia na sua ordenação estavam presentes: «Cada um de vós descobriu já e assumiu decerto a convicção de Paulo – “ longe de mim gloriar-me a não ser na Cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” – Cada um de vós descobriu nessa cruz a verdade das vidas definitivamente entregues e, só assim definitivamente salvas»(sic,  Sé do Porto, 08-07-2007).

Terminado tão belo acontecimento, a santa Missa, com a Igreja apoteoticamente repleta, todos os presentes, foram saudar e felicitar o neo-presbítero, beijando as suas mãos ungidas, recebendo a sua bênção. Toda a comunidade com a sua hospitalidade e empenho, presenteou o Padre Ricardo, todos os convidados e visitantes com um lanche ajantarado na cripta da Capela. Mais um dia memorável no historial desta Capela, um marco eclesial e vocacional na nossa Família Paroquial de Gondomar. O P. Ricardo continuará perto de nós, na Formação do Seminário dos padres Dehonianos, na Portelinha. Muitas felicidades, Amigo Ricardo.

Agradecidos, continuamos a contar com a sua presença, testemunho e missão na Paróquia que o acolheu.

 

E vós Jovens cristãos, já decidistes o que fazer da vossa vida e para toda a vida? Só um grande Ideal, numa grande aventura de Missão, saciará a vossa sede de beleza, aventura radical e de doação e conquista de muitos corações para Cristo, o único que dá sentido pleno à nossa vida. (Equipa Paroquial das Missões/Vocações)

Caso pretenda ver as fotos da Celebração, clique aqui.

  

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol