J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
GRAÇAS A DEUS POR GONDOMAR - 18 anos de Comunidade Imprimir EMail

Ano da Graça – 2020 – 15 de Agosto – Solenidade da Assunção de Maria ao Céu

Senhora da Assunção,

Maria da Visitação, Senhora do Rosário,

Mãe de Jesus, da Igreja, da Humanidade,

Oh senhora minha, ó minha Mãe!

Neste Dia Vos contemplamos no Céu,

gloriosa, vestida de branco, mas sempre Mãe.

Vós sois sinal para o Povo de Deus, sinal de Esperança.

Neste vale de lágrima, os olhos misericordiosos para nós volvei.

Com toda a tradição da Igreja

rezo hoje, com Gondomar e Oliveira do Douro,

profunda e sentidamente…

À vossa proteção nos acolhemos, santa Mãe de Deus!

 

Nesta Hora de Deus e da Igreja, nos meus trinta e dois anos de sacerdócio, após dezoito anos e meio de serviço na Paróquia de Gondomar/S. Cosme e S. Damião, o Senhor continua a chamar e a Igreja me envia para nova Missão: Pároco de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia. Sinais na Fé, Caminhos do Senhor.

Rogo ao Senhor, me faça digno e capaz desta confiança do Bispo e continue a apascentar Gondomar, na pessoa do meu caríssimo Amigo e sucessor Padre José Manuel Macedo. Muita esperança e alegria. Fraternalmente o saúdo e fico feliz pelo seu sim, generoso e promissor. Há coisas que só na fé se entendem bem e são clarividentes, como nos ensina Maria, nossa querida Mãe.

A Paróquia de Gondomar foi extraordinária na cooperação com o Secretariado Diocesano das Missões, verdadeiro “quartel general” para toda a nossa diocese, disponibilizando todos os meios, humanos e materiais.

Os dedicados Paroquianos que frequentam habitualmente a santa Eucaristia dominical, são duma generosidade acima de toda a prova! Maravilhosos! O Senhor a todos recompense pelo imenso Bem que fizeram e sustentaram a missão da Paróquia. Pena e prejuízo que os paroquianos, ausentes da Missa dominical – mais de noventa por cento (?) – praticamente nada partilhem durante o ano. O que sobrecarrega sempre os mesmos para tudo, sendo injusto e reduzindo os meios para a obra da evangelização. Bastava que metade dos paroquianos que não participam na Missa e pouco ou nada cooperam, desse metade daquilo que os fiéis missalizantes dão … Ah!! Já Gondomar teria acabado dois Centros Paroquiais, um Museu Paroquial e Órgão de Tubos, feito um Centro Social com Lar de Idosos e ajudado muitas Paróquias pobres, etc… Enorme desafio de justiça equitativa para o futuro.

Passado, presente e futuro numa Hora de Graça e convergência! Serena continuidade.

Bendito seja Deus, Pastor e Guia do seu Povo!

Graças ao Senhor por tudo e todos os cooperadores, animadores e benfeitores que serviram leal e honestamente em comunhão de fé, amor e unidade paroquial.

A todos vós queridos Meninos e Meninas da Catequese, Jovens, com vossas Famílias… A todos vós, caros amigos paroquianos, felicidades, foi Graça e Dom termo-nos cruzado e conhecido nos caminhos da vida e da missão… Aos que nasceram, aos que morreram, aos que cresceram, casaram, se comprometeram, no Matrimónio, na Vida consagrada, à imensa multidão silenciosa e discreta, mas fiel, aos que envelheceram ou fragilizaram, a todos o Pai de Misericórdia conceda toda a Luz e Vida! Essa Vida que brilha já na nossa Mãe, hoje elevada ao Céu em Corpo e Alma. A Bênção do Senhor para todos!!!

Ontem celebramos S. Maximiliano Maria Kolbe, padre polaco, fundador da Milícia da Imaculada, mártir e grande devoto de Nossa Senhora. Seu lema anima e ilumina caminhos de vida e missão, da “Igreja em saída”, exclamava ele:

“Tudo para a máxima Glória de Deus”. Belo desafio!

O Pároco de Gondomar/S. Cosme e S. Damião em exercício,

P. Alípio Germano do Couto Bessa Barbosa

  

Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol