J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
INFORMAÇÃO PAROQUIAL - DEZEMBRO 2019 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO PAROQUIAL DE 08 A 15 DE DEZEMBRO 2019

 

·         Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – Dia 8 Dezembro  - Na Missa das 11.00h - Com Confraria do Rosário/mais 1º aniversário de Batismos e Ala Nun’Álvares

 

·         NO INVERNO, NA MATRIZ: Suprimida a Missa das 07:30h na Igreja Matriz, só durante o Mês  de Dezembro.

 

·         Ceia de Natal Paroquial: Dia 14 de Dezembro(Sábado) – às 20:00h na Tenda da Amizade. Inscrições na Sacristia da Igreja Matriz e em todos os Centros. Prazo para inscrição este fim de semana dia 8 de Dezembro – Dia da Imaculada Padroeira de Portugal.

 

·         Ensaio Coro Vicarial – Dia 9 Dezembro às 21:30h na Capela da Ressurreição.

 

·         GMP(Grupo Missionário Paroquial) – Reunião dia 10 Dezembro, às 21:30h na Matriz.

 

·         Movimento Mensagem de Fátima. Reunião dia 11 de Dezembro, 09:30h no Salão Paroquial.

 

·         Monte Crasto – Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora, dia 13 de Dezembro, 8:30h. Rosário às 17.00h na Igreja Matriz – Orientada pelo Movimento Mensagem de Fátima.

 

·         Centro de Aguiar – Rosário dia 13 Dezembro às 21:00h na Capela de Aguiar. Orientam os Irmãos Cursilhistas da nossa Paróquia, MCC(Movimento dos Crusilhos de Cristandade).

 

·         Missionários da Consolata – No fim de Semana 14/15 Dezembro, estarão na Igreja Matriz e Calvário nas Eucaristias os Leigos Missionários Consolata, para dar testemunho e  com  a Venda de Presépios. Colaboremos.

 

·         CORAIS D’OURO 2019 – Encerrou a XVI Edição, no Domingo Dia 1. Maravilhoso certame organizado pelo Coro Paroquial do Senhor dos Aflitos do Calvário. Parabéns. Um dos Coros da Paróquia/Calvário a cumprir a sua missão: Culto e Cultra sempre der mãos dadas.

 

ACONTECE PROXIMAMENTE REGISTE JÁ   E  RESERVE   DISPONIBILIDADE

 

·         Luz da Paz de Belém A partir do Sábado, dia 21 de Dezembro, estará disponivel na Igreja Matriz de S. Cosme esta Luz vinda de Belém é distribuida em toda a Europa pelos Escuteiros. Vamos recebê-la na Missa vespertia das 19h. Cada um traga uma uma vela/Candeia, etc… para a receber e levar  para casa a Luz da Paz de Belém.

 

  Confissões no Advento de Preparação para o Natal:

Ø  Pais e Catequese da Matriz que não possam no dia 20. Pároco estará em atendimento espiritual e Confissões, Dia 16 de Dezembro, das 21:00h às 22h, na Igreja Matriz.

Ø  Confissões para a Catequese da Adolescência e Infância:

dia 17 Dezembro 09:30h na Igreja Matriz.

Ø  Confissões Gerais do Advento, para todos: 20 Dezembro 21:00h na Igreja Matriz. Celebrar e o Perdão e a Paz do Senhor, purificar o coração para receber o Menino e acolher melhor os Irmãos. Importante para todos, mas não faltarão os Servidores da Comunidade: Liturgia, Profecia/Catequese, Caridade e Vida Comunitária.

 

·         A Associação dos Dadores de Sangue de Gondomar, realiza mais uma COLHEITA DE SANGUE EM GONDOMAR/S. COSME:

Ø  Quarta/Dia 18 – Das 15,00h – 19h;

Ø  Sábado/Dia 21 – Das 09h – 12,30h;

Ø  Domingo/Dia 22 – Das 09h – 12,30h; - NO MULTIUSOS DE GONDOMAR

 

·         Próxima BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS: Dia 22 de Dezembro na Eucaristia das 11:00h, na Igreja Matriz de S. Cosme. Agradecemos Inscrição prévia e que estejam pelas 10,30h.

 

·         TEMPO SANTO DE NATAL -  MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DE JESUS, “Deus visitou e redimiu o seu Povo”. Natal=Nascimento e revelação ao Mundo do Senhor Jesus. 

 

MISSAS NATAL - VÉSPERA

Ø  Dia 24 Dezembro Missa Vespertina 16:30h

Ø  MISSA DO GALO – 24 Horas.

 

DIA DE NATAL DO SENHOR

 

·         Dia 25 de Dezembro – Missas 09:30h / 11: 00h e 19:00h C/ toda a Catequese. Não há 07,30h.

 

·         Bênção das Mães e Filhos pós Parto – Dia de Natal, na Missa das 11h

 

·         TIAGO ALEXANDRE DA EIRA PEREIRA – Será Ordenado Diácono dia 27 Dezembro: No Seminário denhoniano de Alfragide/Lisboa - às 11:00h, por D. Manuel Neto Quintas Bispo do Algarve e Missionário Dehoniano.

 

·         CONCERTO SAGRADA FAMÍLIA – Dia 28 de Dezembro – 21:00h na Igreja Matriz. Com o Coro do Mosteiro de Grijó e a nossa Escola Paroquial de Música.

 

·         DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA Dia 29 Dezembro – Convidamos todos os Noivos que vão Casar em 2020, a participar e celebrarem a BÊNÇÃO DOS NOIVOS CRISTÃOS. Na Matriz, Missa das 11h.

 

·         Primeiro Aniversário do Matrimónio – Dia 5 de Janeiro, na Igreja Matriz de Gondomar – às 11h – Renovação e Ação de Graças com todos os Casais que casaram em 2018 e celebraram durante 2019 o seu Primeiro Aniversário de vida em Casal abençoado. Ocasião de reencontro, com Jesus a Comunidade e outros Casais. Momento para agradecer, renovar esse Dom do Amor e pedir ao Senhor toda a força, paz e luz e filhos abençoados no futuro. Todos convidados. Passem a palavra aos colegas. Família abençoada no Matrimónio – Uma Boa Notícia…Um Presente com Futuro!

 

·         Quinto Aniversário do Matrimónio – Dia 12 de Janeiro, na Igreja Matriz de Gondomar – às 11h – Renovação e Acção de Graças com todos os Casais que casaram em 2014 e celebraram durante 2019 o seu Quinto Aniversário de vida em Casal abençoado. Ocasião de reencontro, com Jesus a Comunidade e outros Casais. Momento para agradecer, renovar esse Dom do Amor e pedir ao Senhor toda a força, paz e luz e filhos abençoados no futuro. Todos convidados. Passem a palavra aos colegas. Família abençoada no Matrimónio – Uma Boa Notícia…Um Presente com Futuro!

 

DIA DE ANO NOVO E DIA MUNDIAL DA PAZ – 01 DE JANEIRO DE 20120

 

MISSA VESPERTINA DE ANO NOVO  -  16,30H.  Não há outras à tarde e noite.

 

MISSAS NO DIA DE ANO NOVO:

 

Dia 01 Janeiro 2020 – Missas 09:30h / 11: 00h e 19:00h C/ toda a Catequese. Não há 07,30h.

 

·         Ministros da Esperança” – Caros Paroquianos ou Amigos Leitores – O Senhor convida-nos a formarmos na Paróquia um Grupo de Pessoas que, em conjunto com a Confraria das Almas, se façam presentes às Famílias na hora do luto e solidão. É de grande alcance a proximidade cristã às pessoas de luto, por vezes vivendo uma terrível solidão interior. “Ministros da Consolação e da Esperança” – Inscreva-se para iniciarmos a formação com a Cáritas, logo que haja um grupo razoável. “Enterrar os mortos” e “Rogar a Deus pelos vivos e defuntos”, são duas Obras de Misericórdia: Corporal e Espiritual. Conhece vizinho, amigo ou familiar que pode fazer este grande serviço? Convide.

·          

·         Movimento Fé e Luz – Movimento de Famílias com filhos de necessidades especiais. Caros Paroquianos ou Amigos Leitores – O Senhor convida-nos a sermos Comunidade aberta, inclusiva e fraterna, ao jeito de Jesus, que deve oferecer espaço e encontros especiais a estas Famílias. Vamos formar cá um Grupo com estas Famílias…Movimento Fé e Luz. Tem alguém assim? Vizinhos, amigos? Compareça e convide. O Senhor conta consigo!

 

CÔNGRUA PAROQUIAL

 

Embora esta prática paroquial seja cada vez menos valorizada

nos meios urbanos, a Paróquia não a extingue em definitivo, mas esforça-se

por mantê-la como sinal e ligação dos paroquianos coma sua Comunidade.

 

A Côngrua, com efeito, é óbulo ou oferta voluntária que cada paroquiano partilha

para a sustentação da vida Paroquial. Em boa formação cristã, cada família católica deve colaborar para a sua Igreja. Cada vez mais, as pessoas, mesmo cristãs, e mais os jovens, vão perdendo o sentido de comparticipação na vida pastoral e económica da Paróquia. A Côngrua, de acordo com as posses de cada um, é um “dever” de todos os católicos, sem a qual torna-se muito dificil a Comunidade exercer a sua missão aos Irmãos.

 

·         Quem pensa baptizar, ser Padrinho, Casar, marcar as suas Bodas de Ouro ou Prata, apareçam sempre com muita antecedência. Aparecer para uma adequada Preparação espiritual e CPM(Centro Preparação para o Matrimónio). Em cima da hora, poderemos não ter condições para garantir nas datas pretendidas. E ficam privados da preparação espiritual, base necessária para acolher melhor e frutificar a Graça de Deus e feliz crescimento.

 

·         Advento para o NATAL DO SENHOR: Caros Paroquianos, estimadas Famílias, na Oração, Confissão, na Missa e Comunhão, numa atenção e comunhão maior com os membros da nossa Família, com os nossos vizinhos, faremos deste Natal um tempo de Amor e Paz, de feliz convivência e conforto, apesar de todas as adversidades, lutos, ou da velhice ou solidão, nas Casas, Lares e Bairros ou Blocos.

 

Apesar de tanto barulho, comezainas e luzes… quanta distância e fragmentação, separação e ausência nas Famílias!... Belo e tão pacificador dos corações e Famílias – A Confissão dos Casais e Famílias no Advento…Uma Noite por Semana, a Família jejua à Televisão e toda a Multimedia, para dialogarem, conviverem, rezarem juntos e partilharem como está cada um e todos. Á volta de Jesus, do Presépio.

 

O Pároco a todos saúda e deseja Bom Advento, na espera e acolhimento de Jesus, nas nossas Famílias e vizinhanças. Abraço no Senhor, estimadas Famílias, Pároco: P. Alípio

COMENTÁRIO À LITURGIA DIÁRIA:  http://www.dehonianos.org/portal/

MESA DE PALAVRAS – D. António Couto - https://mesadepalavras.wordpress.com/

ACOMPANHE TAMBÉM: *** - PARÓQUIA NO FACEBOOK – Carregue AQUI

*** - ESCOLA PAROQUIAL DE MÚSICA – Carregue AQUI

 - SECRETARIADO DIOCESANO DAS MISSÕES DO PORTO – Carregue AQUI

 

DOMINGO II DO ADVENTO - IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA,  Ano A.

L 1 - Gen 3, 9-15. 20; Sal 97, 1. 2-3ab. 3cd-4

L 2 - Rom 15, 4-9

Ev - Lc 1, 26-38

Segundo a ordem de precedência indicada na tabela dos dias litúrgicos, os Domingos do Advento têm precedência sobre todas as solenidades, devendo aquelas que ocorrem nesses domingos ser transferidas para a segunda-feira seguinte. É o que deveria acontecer este ano com a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Porém, pelo significado desta solenidade em Portugal, a Comissão Episcopal de Liturgia obteve da Congregação do Culto Divino permissão para a celebrar no dia próprio, 8 de Dezembro, com as seguintes condições: 1) «que, na Missa, a II Leitura seja a do domingo II do Advento; 2) que se faça menção deste domingo na homilia; 3) que a oração conclusiva da oração dos fiéis seja a oração colecta do mesmo domingo».

EVANGELHO Lc 1, 26-38

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo,o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David.O nome da Virgem era Maria.Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe:«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».Maria disse então:«Eis a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra». Palavra da salvação.

LIGAÇÕES MUITO ÚTEIS PARA TODOS:

TODOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS – Uma Diocese em Missão – Pode consultar:

www.facebook.com/missoes.porto

https://missoesporto.wordpress.com 

http://www.opf.pt/

http://www.opf.pt/infancia/index.html

 

SITES DE MUITO INTERESSE:

01. https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-de-S-Cosme-de-Gondomar-172450266187252/

 

02. https://www.facebook.com/pg/epmgondomar

 

03. https://www.youtube.com/channel/UCFuOMigG5Oo1kB-wwGHTztQ

 

04. https://www.youtube.com/watch?v=thuJqUteoLY&list=RDthuJqUteoLY&start_radio=1&t=18

 

05. http://rotadascatedrais.com/

 

06. http://www.passo-a-rezar.net/

 

07. http://www.lugarsagrado.com/

 

08. www.fatima.pt

 

09. www.ecclesia.pt

 

10. www.diocese-porto.pt

 

11. www.dehonianos.org   

 

12. https://youtu.be/sfo49GBOEa8

 

13. http://www.uf-gvj.pt/index.php?lang=pt

 

14. http://www.cm-gondomar.pt/

 

15. http://w2.vatican.va/content/vatican/pt.html

 

16. http://www.ecclesia.pt/programa/

 

17. http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/

 

18. http://www.anuariocatolicoportugal.net/

 

19. http://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/

 

20. https://padrepauloricardo.org/

 

21. – https://www.youtube.com/watch?v=4HbYyr9h2sw

 

22. https://www.youtube.com/user/ChoirOfKingsCollege

 



 

Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol