J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
INFORMAÇÃO PAROQUIAL 38 SEMANA 25//09 - A 02 //10 - 2016 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO PAROQUIAL 25 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO 2016

 

NOTA – A PARTIR DE SETEMBRO MISSA À SEMANA, Á  TERÇA E SEXTA 19H.

Sexta  30 de Setembro – Outubro dia 7 - NÃO HÁ MISSA ÀS 19H.

 

01. Terço do Centenário de Fátima- Encontra-se á venda no Cartório e na Sacristia da Matriz.

 

02. TENDA DA AMIZADE – Evento na Tenda da Amizade com a Zona de Ramalde e Souto

*      Domingo, dia 25 de Setembro, refeições Take Away até às 12 horas: 

*      Almoço na Tenda da Amizade a partir das 12horas

 

03. As Irmãzinhas dos Pobres do Pinheiro Manso – Lar Idosos - Este fim de semana, dias 24 e 25 de Setembro, estarão no final  das Eucaristias da Matriz, para fazer recolha de ofertas para os pobres.

 

04. Bênção da Mãe e Filho Após Parto – Este Domingo dia 25 de Setembro, na Eucaristia das 11h na Igreja Matriz.

 

05. PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

A Exemplo de Anos anteriores a Confraria S. Cosme e Damião Nossa Senhora do Rosário informa que já poderão passar no estabelecimento da Funerária S. Cosme de Gondomar, de João Barbosa, no Souto. Todas as crianças podem e devem integrar a Procissão do Rosário, vestidas de Anjinho. Assim acompanham os Andores. Sendo o seu custo da responsabilidade da Confraria. Inscrevam-se já.

        

Festa em Honra dos nossos Padroeiros S. Cosme e S. Damião e do Concelho – Senhora do Rosário

 

 

*      Dia dos Padroeiros S. Cosme e S. DamiãoMissa Solene: Dia 26 de Setembro, Igreja Matriz às 21:30h.

 

*      Conferência dos Padroeiros “ Uma Mente Sã em Corpo São” No Auditório  do Hospital de Gondomar – com o orador Dr. Moutinho de Carvalho – Dia 28 de Setembro, às 21:30h.

 

*      Dia de S. MiguelMissa Solene dia 29 de Setembro na Igreja Matriz, às 21:30h.

 

                     Horário Missas Nas Festas do Rosário.

Sábado, Dia 01: 19.00h – Não há Missa 16:30h

Domingo, Dia 02

*          - 07:30h e 09:30h, Na Capela da Ressurreição.

*          - 11:00 na Igreja – Missa Solene preside D. Gilberto Délio Goçalves Canavarro Reis,

                                         Bispo Emérito de Setúbal. - 19:00h – Missa

*          Segunda, Dia 03: 10h , Missa Solene em Honra dos nossos Padroeiros. Preside D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.

 

*          PROCISSÃO –SEGUNDA, DIA 03 – 16h  – Procissão solene, como é habitual. Colchas nas Varandas e Janelas… Crianças na Rua a lançar Pétalas a Nossa Senhora, todos a participar com todo o respeito e dignidade.

 

A PROCISSÃO É UM ATO LITÚRGICO BELO E QUE EXIGE TODA A DIGNIDADE NO VESTIR E COMPROTAMENTO E NO SILENCIO RESPEITOSO DE QUEM ASSISTE À PASSAGEM. Mantém-se prática, muito antiga, do Casaco e Gravata para todos os que participam na Procissão.

 

*          Quarta , dia 05 Outubro(feriado Nacional): 10h, - Missa Solene  preside P. Alípio Barbosa

 

 

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

 

06.   Rosário no Mês de Outubro na Matriz – Todos os dias, a partir dia 4 Outubro, às 21:30h; excepto Sábado e Domingo que é às 18:15h . Com Maria, Renovai-vos nas Fontes da alegria!

 

07. Batismos – Reunião de Pais e Padrinhos  dia 4 Outubro, às 21:30h no Salão Paroquial.

 

08. SPEC(Secretariado Paroquial Educação Cristã) – Reunião dia 4 de Outubro às 21:30h em Aguiar.

 

09. EPM(Escola Paroquial Musica) – Reunião com a Direção Escola Paroquial de Música – Dia, 6 de Outubro, às 21:30h na Matriz.

 

10. CAE(Conselhos Assuntos Económicos) – Reunião dia 11 de Outubro às 21:30h na Matriz.

 

11.  Monte Crasto – Missa de Ação de Graças  dia 13 de Outubro às 08:30h - Rosário às 21:30h. Orienta M. Mensagem de Fátima, na Matriz.

 

12. EPM(Escola Paroquial Musica)- Reunião com os Pais dia 14 de Outubro às 21:30h na Matriz.

 

13. CRISMA PARA ADULTOS, COM 21 ANOS OU MAIS: Abertas as Inscrições para receber o Sacramento do Crisma ou Confirmação. Sem o Crisma não têm a Iniciação Cristã completa. O Crisma é necessário. Podem inscrever-se na Matriz(Sacristia ou Cartório).

 

14. Ser Escuteiro – Uma Educação para a vida, uma Formação de Adultos felizes e integrados. Estão abertas as Inscrições para os Meninos.

 

15. Quem pensa Batizar, ser Padrinho ou preparar o seu Matrimónio apareçam sempre com muita antecedência. Casamentos em 2017: vão aparecendo para uma preparação adequada. Já marcámos.

 

16. Pode acompanhar a nossa Comunidade Paroquial no FACEBOOK, Carregando AQUI.

 

17. Desafios à verdade e fidelidade da Igreja Católica, num Mundo relativista e em profunda transformação: Nova Era, ou Nova Vaga–é necessário conhecer e aplicar o Documento da Santa Sé Redemptionis Sacramentum – O Sacramento da Redenção.

 

18. QUE MÚSICA PARA O MATRIMÓNIO? – Pode-se cantar tudo no Sacramento do Matrimónio? E pode-se pôr qualquer Texto em lugar da Palavra de Deus, da sagrada Escritura?. Saiba tudo carregando AQUI.

 

19. A Liturgia: “é a obra da redenção e a redenção realizou-se de uma vez por todas na cruz”(Pedro Ferreira, Director do SNL). A verdade e Beleza da Liturgia, na nossa Fé católica, requerem toda a Dignidade. Mas que Música executar na Liturgia, para louvar o Senhor? 

 

20. Responde o sábio e Mestre P. António Cartageno

 

21. PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2016-2017 – Foi apresentado no passado dia 15 de Julho, em Vilar. E iniciamos o Ano no dia 09 de Setembro – Festa da Dedicação da Igreja Catedral

 

22. SECRETARIADO DIOCESANO DAS MISSÕES – NA  DIOCESE DO PORTO – Em fase de consolidação. Pedimos e agradecemos a Oração e interesse de todos.

 

23. Formação do Povo de Deus no Centro de Cultura Católica, Torre da Marca: http://ccc.diocese-porto.pt/ . Veja bem.

 

24. CASAIS ATÉ CINCO ANOS DE MATRIMÓNIO – Um Convite: Dia 25 de Setembro, com os Casais que nos acompanharam no CPM, temos Encontro Familiar com o nosso Bispo, em Vilar. Vejam AQUI

 

C E M    A N O S    D E    F Á T I M A

2016 –Centenário das Aparições Anjo Portugal, Anjo da Paz, Anjo de Fátima;

  2017 - Aparições de Nossa Senhora do Rosário

OUTRAS INFORMAÇÕES OPORTUNAS

LITURGIA DA PALAVRA NESTE DOMINGO  - XXVI Domingo Comum C

LEITURA 1 - Am. 6, 1ª.4-7;  Sal 145(146), 7.8. 9. 10  -  -  - LEITURA 2 - 1 Tim 6, 11-16

EVANGELHO Lc 16,19-31.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo são Lucas

 Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: «Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, jazia junto do seu portão, coberto de chagas. Bem desejava saciar-se do que caía da mesa do rico, mas até os cães vinham lamber-lhe as chagas. Ora sucedeu que o pobre morreu e foi colocado pelos Anjos ao lado de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na mansão dos mortos, estando em tormentos, levantou os olhos e viu Abraão com Lázaro a seu lado. Então ergueu a voz e disse: ‘Pai Abraão, tem compaixão de mim. Envia Lázaro, para que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nestas chamas’. Abraão respondeu-lhe: ‘Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado. Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de modo que se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, ou daí para junto de nós, não poderia fazê-lo’. O rico insistiu: ‘Então peço-te, ó pai, que mandes Lázaro à minha casa paterna – pois tenho cinco irmãos – para que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento’. Disse-lhe Abraão: ‘Eles têm Moisés e os Profetas: que os oiçam’. Mas ele insistiu: ‘Não, pai Abraão. Se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão’. Abraão respondeu-lhe: ‘Se não dão ouvidos a Moisés nem aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos’».  Palavra da salvação. 

 

Olá, Caros Amigos,estimados Casais cibernautas, MigranTes e Irmãos de Língua Portuguesa:

Bom Domingo. Bom Outono.  

Estamos na Festa dos nossos Padroeiros: S. Cosme e Damião, de S. Miguel e do Rosário. No Centenário do grande Dom de Deus à Igreja e à Humanidade: Fátima, 2016 – Cem Anos das Manifestações do Anjo.

Na santa Eucaristia no encontramos todos em Jesus Cristo, síntese e convergÊncia de todo o Universo, Paz e União de todos os Homens. Bom Rosário.

O Pároco:  P. Alípio Barbosa

 

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol