J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Informação Paroquial - 36 - 18 a 18 de Setembro 2016 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO PAROQUIAL 11  A  18 DE SETEMBRO 2016

 

MISSAS DOMINICAIS E Á SEMANA NA NOSSA IGREJA MATRIZ  RETOMAM O HORÁRIO NORMAL

  

SETEMBRO:

  

SÁBADO: 16;30H   E   19;00H

  

DOMINGO: 07;30H;   09;30H;    11:00H  E   19;00H

  

EXCEPÇÃO: 

DOMINGO DIA 18 DE SETEMBRO POR CAUSA DA PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA  

SÓ HAVERÁ A MISSA DAS 0:930H.

 

Assim Domingo da PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA NÃO MISSA ÀS 07,30H, ÀS 11H E ÀS 19H = NÃO HÁ

 

NOTA– A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO MISSA À SEMANA, NA TERÇA E SEXTA 19H.

Sexta 18 e 30 de Setembro – NÃO HÁ MISSA ÀS 19H.

 

01. Festa Nossa Senhora das Dores: Dia 10 Sábado, Rosário Recitado às 18:15h, pela Confraria do Rosário na Matriz – Missa Solene de Acção de Graças a Nossa Senhora das Dores, Domingo dia 11 de Setembro, às 11:00h na Igreja Matriz. Haverá Sermão em Honra de N. Senhora das Dores.

 

02. Monte Crasto – Merend`ouro com Ranchos Folclóricos do Conselho dia 10 e 11 de Setembro.

 

03. Monte Crasto – Missa de Ação de Graças dia 13 de Setembro, 08:30h– Na Matriz Rosário às 21:00h.

 

04. CAE (Conselho Assuntos Económicos) – Reunião dia 13 de Setembro, às 21:30h, na Matriz.

 

05. MOVA( Movimento Vida Ascendente) – Reunião dia 14 de Setembro às 15:30h na Matriz.

 

06. GEOP(Grupo Executivo Obras Paroquiais) – Reunião dia 14 de Setembro, às 21:30h na Matriz.

 

07. MEC(Ministros Extraordinários da Comunhão) de Toda a Paróquia – Reunião com todos Ministros Extraordinários da Paróquia dia 14 de Setembro,às 21:30h no Salão Paroquial(Matriz).

 

08. EPB(Equipa Paroquial Batismos) – II Encontro com as Familias do Batismo: 15 Setembro às 21:30h .

 

09. Terço do Centenário de Fátima- Encontra-se á venda no Cartório e na Sacristia da Matriz.

 

10. CATEQUESE NA  MATRIZ – Inicio com a Peregrinação a Fátima dia 18 de Setembro.

 

11. Peregrinação Paroquial a FátimaEste Ano será dia 18  de Setembro. Vamos visitar os Locais onde há Cem Anos apareceu o Anjo da Paz e agradecer a nossa Senhora a Graça da sua visita a Vigararia de Gondomar, mais precisamente à nossa Paróquia de S.Cosme e Damião. Foram momentos de grande Felicidades e riqueza espiritual para todos nós.

 

12. Capela do Calvário – no dia 18 de Setembro a Missa não será no horário habitual, mas sim no dia 17 de Setembro às 17h, para todos irem à Peregrinação Paroquial a Fátima, Domingo 18.

 

13. Bênção da Mãe e Filho Após Parto – Dia 25 de Setembro, às 11h na Matriz.

 

14. Festas em Honra de S.Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário 2016Peditório por toda a Paróquia Iniciou dia 27 de Agosto. Os irmãos da Confraria do Rosário, estão a realizar a visita às Famílias, levando o Programa, convidando para a Festa e recolhendo as ofertas, para a Festa Nossa Senhora do Rosário, S. Cosme e S. Damião. Dentro das nossas possibilidades, sejamos bons acolhedores. A Sra. Rosário e os nossos Padroeiros, alcancem para todos os Bens temporais fundamentais, como trabalho, saúde e a Graça do Senhor para todas as nossas Famílias.

 

15. Equipa Paroquial de Baptismos – Reúne Dia 20 de Setembro, 21,30h - Salão

 

     ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

  

           Festa em Honra dos nossos Padroeiros S. Cosme e S. Damião

 

Ø  Concerto dos Padroeiros S. Cosme S. Damiãocom a Orquesta Portuguesa de Guitarras e Bandolins - -Dia 21 de Setembro às 21:30h, no Auditório Municipal de Gondomar.

 

Ø  Conferência “ A Educação para a Paz” – No Auditório ACIG Org. Clube Gondomarense – com D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Timor, dia 23 de Setembro às 21:30h.

 

Ø  Dia dos Padroeiros S. Cosme e S. DamiãoMissa Solene: Dia 26 de Setembro, Igreja Matriz às 21:30h.

 

Ø  Conferência dos Padroeiros “ Uma Mente Sã em Corpo São” No Auditório  do Hospital de Gondomar – com o orador Dr. Moutinho de Carvalho – Dia 28 de Setembro, às 21:30h.

 

Ø  Dia de S. MiguelMissa Solene dia 29 de Setembro na Igreja Matriz, às 21:30h.

 

§  Horário Missas Nas Festas do Rosário.

§  Sábado, Dia 01: 19.00h – Não há Missa 16:30h

§  Domingo, Dia 02

§  - 07:30h e 09:30h, Na Capela da Ressurreição.

§  - 11:00 na Igreja – Missa Solene preside D. Gilberto Délio Goçalves Canavarro Reis, Bispo Emérito de Setúbel. - 19:00h – Missa

§  Segunda, Dia 03: 10h , Missa Solene em Honra dos nossos Padroeiros. Preside D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.

§  PROCISSÃO –SEGUNDA, DIA 03 – 16h  – Procissão solene, como é habitual. Colchas nas Varandas e Janelas… Crianças na Rua a lançar Pétalas a Nossa Senhora, todos a participar com todo o respeito e dignidade.

§  A PROCISSÃO É UM ATO LITÚRGICO BELO E QUE EXIGE TODA A DIGNIDADE NO VESTIR E COMPROTAMENTO E NO SILENCIO RESPEITOSO DE QUE ASSITE À PASSAGEM. Mantém-se prática, muito antiga, do Casaco e Gravata para todos os que participam na Procissão.


 

  16. Rosário no Mês de Outubro – Todos os dias, a partir de 4 Outubro, às 21:30h; excepto Sábado e Domingo que é às 18:15h na Matriz. Com Maria, Renovai-vos nas Fontes da alegria!

 

17. CRISMA PARA ADULTOS, COM 21 ANOS OU MAIS: Abertas as Inscrições para receber o Sacramento do Crisma ou Confirmação. Sem o Crisma não têm a Iniciação Cristã completa. O Crisma é necessário. Podem inscrever-se na Matriz(Sacristia ou Cartório).

 

18. Ser Escuteiro – Uma Educação para a vida, uma Formação de Adultos felizes e integrados. Estão abertas as Inscrições para os Meninos.

 

19. Quem pensa Batizar, ser Padrinho ou preparar o seu Matrimónio apareçam sempre com muita antecedência. Casamentos em 2017: marcamos a partir de 01 de Setembro.

 

  20. Pode acompanhar a nossa Comunidade Paroquial no FACEBOOK, Carregando AQUI.

   

21. Desafios à verdade e fidelidade da Igreja Católica, num Mundo relativista e em profunda transformação: Nova Era, ou Nova Vaga–é necessário conhecer e aplicar o Documento da Santa Sé Redemptionis Sacramentum – O Sacramento da Redenção.

 

22. QUE MÚSICA PARA O MATRIMÓNIO? – Pode-se cantar tudo no Sacramento do Matrimónio? E pode-se pôr qualquer Texto em lugar da Palavra de Deus, da sagrada Escritura?. Saiba tudo carregando AQUI.

 

23. A Liturgia: “é a obra da redenção e a redenção realizou-se de uma vez por todas na cruz”(Pedro Ferreira, Director do SNL). A verdade e Beleza da Liturgia, na nossa Fé católica, requerem toda a Dignidade. Mas que Música executar na Liturgia, para louvar o Senhor? 

 

24. Responde o sábio e Mestre P. António Cartageno

 

25. PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2016-2017 – Foi apresentado no passado dia 15 de Julho, em Vilar. E iniciamos o Ano no dia 09 de Setembro – Festa da Dedicação da Igreja Catedral

 

26. JORNADAS MISSIONÁRIAS – 17 E 18 DE Setembro 2017 – Em Fátima.

 

27. SECRETARIADO DIOCESANO DAS MISSÕES – NA  DIOCESE DO PORTO – Em fase de consolidação. Pedimos e agradecemos a Oração e interesse de todos.

 

28. Formação do Povo de Deus no Centro de Cultura Católica, Torre da Marca: http://ccc.diocese-porto.pt/ . Veja bem.

 

29. CASAIS ATÉ CINCO ANOS DE MATRIMÓNIO – Um Convite: Dia 25 de Setembro, com os Casais que nos acompanharam no CPM, temos Encontro Familiar com o nosso Bispo, em Vilar. Vejam AQUI

 

C E M    A N O S    D E    F Á T I M A

2016 –Centenário das Aparições Anjo Portugal, Anjo da Paz, Anjo de Fátima;

  2017 - Aparições de Nossa Senhora do Rosário

OUTRAS INFORMAÇÕES OPORTUNAS

LITURGIA DA PALAVRA NESTE DOMINGO  - XXIV Domingo Comum C

L1 – Ex. 32, 7-11. 13-14; - - Sal: 50 (51), 3-4. 12-13. 17 e 19
L2 – 1Tim. 1, 12-17
Ev Lc. 15, 1-32 ou Lc 15, 1-10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento. Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda até a encontrar? Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida’. Eu vos digo: Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa. Jesus disse-lhes ainda: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai repartiu os bens pelos filhos. Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía, numa vida dissoluta. Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra, que o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Então, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus trabalhadores’. Pôs-se a caminho e foi ter com o pai. Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’. E começou a festa. Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. O servo respondeu-lhe: ‘O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque ele chegou são e salvo’. Ele ficou ressentido e não queria entrar. Então o pai veio cá fora instar com ele. Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo’. Disse-lhe o pai: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’».

Palavra da salvação.

 

  Olá, Boa Semana,

Continuação de Bom Verão. Aproximamo-nos de S. Cosme e Damião, deS. Miguel e lgo do Rosário. No Centenário do grande Dom de Deus à Igreja e à Humanidade: Fátima, 2016 – Cem Anos das Manifestações do Anjo.

Prezados Casais Novos, quantos fazem anos de Casamento, Batismo, Crisma ou Vida, uma saudação. Para vós queridas Famílias, neste regresso ao trabalho e às Aulas, tenhamos presente a vida e exemplo dos Pastorinhos.

Na santa Eucaristia no encontramos todos em Jesus Cristo, síntese e convergÊncia de todoo Universo, Paz e União de todos os Homens.

Bom Domingo, Boa Semana.

E para si, estimada/o Irmã/o Migrante, mais perto ou mais longe,

Caríssimos internautas, de qualquer País – um Abraço de Comunhão em Cristo Jesus. Obrigado pela atenção.

Saibam todos que todos os Domingo, temos uma Santa Missa por todo o Povo! E vós estasis sempre muito presentes.

Para o Senhor – toda a Honra e Glória; d’Ele nos vem a Alegria e a Paz.

O Pároco:  P. Alípio Barbosa

 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol