J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
15-Informação Paroquial de 10 a 17 de Abril 2016 Imprimir EMail

 

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL DE 10 A 17 DE ABRIL  20

 

01.  Confraria das Almas – Reunião dia 11 de Abril às 21:30h.

 

02.  Confissões 1ª. Comunhão – no Centro de Aguiar – Dia 11 de Abril às 18:30h.

 

03.  Ensaio Coro Vicarial – dia 11 de Abril, às 21:30h, na Capela da Ressurreição.

 

04.  Comissão Vicarial Imagem Peregrina – Reunião dia 11, às 21:30h.

 

05.  CAE (Conselho Assuntos Económicos) – Reunião dia 12 de Abril, às 21:30h.

 

06.  Monte Crasto – Missa de Ação de Graças dia 13 de Abril, 08:30h – Na Matriz Rosário às 21:00h.

 

07.  MOVA( Movimento Vida Ascendente) – Reunião de 13 de Abril às 15:30h na Matriz.

 

08.  Confissões 1ª. Comunhão – no Centro do Calvário dia 13 de Abril às 18:30h.

 

09.  GEOP(Grupo Executivo Obras Paroquiais) – Reunião dia 13 de Abril, às 21:30h na Matriz.

 

10.  Reunião Com os Casais Jubilados(que em 2016 fazem: 10, 25, 50 e 60 Anos de Marimónio) – dia 14 de Abril às 21:30h no Salão Paroquial.

 

11.  Oração Taizé Jovens da Matriz - dia 15 de Maio, às 21:30h na Capela da Ressurreição. Toda a Comunidade está convidada.

 

12.  NOITE DAS SOPAS – Os Escuteiros de Gondomar realizam mais uma Noite das Sopas, na Tenda da Amizade – Dia 16 de Abril.

 

13.  Jubileu dos Frágeis –Domingo, 17 de Abril – 15h, No Europarque de Santa Maria da Feira. Os Ministros da Comunhão, Vicentinos, Mensagem de Fátima e Pastoral Paroquial da Saúde fazem a a Inscrição. Ou na Matriz. Em Ano da Misericórdia, vamos todos à Peregrinação Diocesana com os Frágeis, pelo que não teremos o Dia Paroquial do Doente: é substituído por este  Jubileu dos Frágeis.

 

53.ª SEMANA DAS VOCAÇÕES CONSAGRADAS: http://semanavocacoes2016.blogspot.pt/ - De 10 a 17 de Maio, acontece a 53.ª Semana das Vocações Consagradas: “ A Igreja – Mãe das Vocações”. Domingo, 17 – É o Dia do Bom Pastor: Dia Mundial de Oração pelas Vocações Consagradas. 

 

 

14.  Boa Noticia Pascal: ORDENAÇÃO E MISSA NOVA DE FREI JÚLIO, dos Capuchinhos, de Gondomar. A Ordenação do Diácono Frei Júlio – será na sua Terra Natal, pelo Sr. Arcebispo de Braga – D. Jorge Ortiga – Dia 17 de Abril, às 10h – Em Ribas, Celorico de Basto. E a Missa Nova será – Dia 24 de Abril, às 11,30 – Nos Capuchinhos de Gondomar. Toda a Paróquia de Gondomar/S. Cosme e S. Damião se alegra, dá Graças ao Senhor pela Vocação e Ministério do Frei Júlio, como Capuchinho e deseja as maiores Felicidades na sua vocação e agora sacerdócio. Gondomar conhece bem este Irmão, sempre acolhedor e  tão solícito e lhe está grato, por estes 25 Anos de Vida Consagrada, ao jeito de Francsico de Assis. Felicidades.

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

15.   Catequistas 11º ano (Crisma) – Reunião dia 18 de Abril, 21:30h – Matriz.

 

16.  Adoração Eucaristica – Com todos os Catequistas da Paróquia: Dia 21 de Abril, 21:30h Matriz.

 

17.  Dia Diocesano da Juventude e São Jorge(Escuteiros) – 23 de Abril, Pavilhão Multiusos de Gondomar.

 

18.  Sarau Cultural-Grupo de Jovens RH+ do Centro S. José. Convite a todos em Geral para este Sarau Cultural. Será de música, dança e teatro/ da Juventude para a Comunidade. Dia 23 de Abril,ás 21.00 no Centro de S.José Cimo da Serra.

 

19.  Bênção de Mãe e Filho Pós Parto – Domingo 24 de Abril, às 11h na Matriz.

 

20.  Dia Diocesano da Família – Jubileu da Família: Dia 24 de Abril, no Palácio de Cristal, 15h. Para todos os Casais que durante 2016 fazem 10, 25, 50 e 60 Anos de Matrimónio. Podem começar a Inscrever-se, Sacristia dos Centros e Matriz. O habitual Encontro de Preparação com todos os Casais Jubilados, é no dia 14, às 21,30h na Matriz.

 

21.  Oração do Rosário com as Famílias – Dia 25 de Abril, às 21:30h na Matriz. Orienta o CPM(Centro Preparação para o Matrimónio).

 

22.  CAE(Conselho Assuntos Económicos) – Reunião dia 26 de Abril, às 21:30h na Matriz.

 

A VISITA PASCAL EM GONDOMAR 2016

O Pároco, em nome de toda a Comunidade, agradece publicamente a todas as Famílias que abriram o coração e a casa a Jesus Ressuscitado; aos Irmãos das Equipas que têm uma bela missão, desde as Reuniões, confessando-se – aquela opa branca esvoaçando é sinal da vida nova que nos vem pela Confissão e Eucaristia e se anuncia – às Famílias que ofereceram o Almoço, sempre com tanta alegria e nobreza. A partilha do Folar, tão importante para a vida e missão da Paróquia. Bem Haja a Polícia Municipal, sempre solícitos e muito dedicados. E um apreço especial à Comissão da Visita Pascal, suas Esposas e Filhos, pela gerosa competência como servem a Paróquia. É um esforço que gera vida e une a Comunidade Social. Coros, Zeladoras, Leitores, Acólitos, dedicadas Funcionárias e Voluntários, Amigos que se fazem presentes e Benfeitores anónimos. Para todos o nosso abraço, orações e votos de Paz, Saúde e Amor nas suas Famílias.

 

Em Ano Santo da Misericórdia – e Cem Anos das Aparições do Anjo em Fátima – inauguramos novas Imagens de Cristo Ressuscitado na Visita Pascal, benzidos na Vigilia.

 

Por algo que falhou na Visita Pascal, pedimos muita desculpa agradecendo nos informem para podermos corrigir.

 

Feliz Páscoa, estimados Paroquianos, nesta Caminhada até ao Corpo de Deus, a 26 de Maio. A Alegria do Evangelho é a nossa Missão: Felizes os Misericordiosos. O Pároco: P. Alípo Barbosa

 

Visita de Nossa Senhora à Vigararia de Gondomar- 26 de Abril, Terça-feira

11:30 Chegada da Imagem Peregrina à Igreja de Baguim do Monte

            Celebração de Acolhimento

13:00 Partida em Cortejo solene para a Igreja jubilar Vicarial S. Cosme, em Cortejo solene, acompanhada por Carros de bombeiros do Concelho de Gondomar.  Via Estrada D. Miguel, Rotunda da Touta, Rua Egas Moniz, Rua D. João de França, Largo João Paulo II / Igreja Paroquial.

14:00 Chegada a Igreja jubilar Vicarial S. Cosme.

           Oração do Rosário

15:00 Celebração da Eucaristia com os Anciãos e Frágeis e Consagração a Nossa Senhora

16:30 A Imagem Peregrina desloca-se ao Hospital Fernando Pessoa (escoltada pela Policia Municipal) passando pela frente das Escolas: Júlio Dinis e Escola Secundária de Gondomar, com paragem simbólica na frente de cada uma

Segue este Itinerário:

Partida da Igreja Jubilar/Largo João Paulo II-Av. 25 de Abril-

R. Monte Crasto / Pr. Camões-R. José do Paço-R. Cosme Ferreira de Castro

-Av. Fernando Pessoa

17:00 Chegada ao Hospital Fernando Pessoa, onde permanecerá 50 minutos.

Será transportada do estacionamento ao átrio principal e regresso, pelo pessoal médico e auxiliar.

18:00 Regressa a Igreja jubilar Vicarial (escoltada pela Policia Municipal)

18:30 Escolas da Vigararia visitam N. Sra. E entregam as suas Orações

19:30 Consagração dos Trabalhadores a Nossa Senhora do Rosário de Fátima

21:00 Solene Procissão de Velas pelas ruas da cidade de Gondomar, partindo da Igreja Jubilar, com Passagem simbólica pelo Bombeiros e Câmara Municipal

Segue este Itinerário:

Partida da Igreja Jubilar/Largo João Paulo II-R. Da Igreja

-Lg. De Santo António-R. Bento de Jesus Caraça-R. 25 de Abril

-R. Combatentes da Grande Guerra: Homenagem frente à CMGondomar)

-Praça do Município(Traseiras da Camara)-R.5 de Outubro-R.25 de Abril-L. de Sto António

-R. da Igreja-Lg. João Paulo II (Igreja Jubilar Vicarial)

Procissão termina em frente à Igreja jubilar Vicarial S. Cosme com a oferta das flores feitas pelas Crianças e Adolescentes da Catequese da Vigararia e suas Famílias.

Para esta Procissão de Luz, convidam-se a Acompanhar em Guarda de Honra:

PSP; PM e GNR do Concelho; Acólitos da Vigararia; Meninas e Meninos que o Ano passado fizeram a Primeira Comunhão com traje da Primeira Comunhão; Escuteiros da Vigararia; Universitários da Vigararia trajados; Bombeiros do Concelho;

Ranchos Folclóricos do Concelho; Orfeãos do Concelho;  Todas as Colectividades do Concelho com seu Estandarte(FedereçãoColetividades)

Recolha da Imagem Peregrina à Igreja.

A Igreja permanecerá aberta toda a noite para uma velada nocturna com todo o Povo em Geral, aberta aos Movimentos Marianos. Haverá Confessores a atender.

Quarta-feira 27

07:00 Oração do Rosário.

07:30 Eucaristia

08:30 Despedida da Imagem. Partida da imagem para o Quartel do Carmo/Porto, acompanhada de cortejo automóvel.

NOTAS:

A PROCISSÃO DE VELAS

-Cada paróquia far-se-á representar-se pela Cruz Paroquial, com Duas Lanternas; Um Estandarte mariano da Paróquia – caso não tenha, trazer Estandarte do Padroeiro – comDuas Pessoas às Borlas; todos com Opas Brancas. Todos vestidos dignamente, de Cerimónia, os Homens de Gravata.

OUTRAS INFORMAÇÕES OPORTUNAS

01.  Peregrinação a Fátima 2016 – Reunião com os Responsáveis de: GAC, Confraria Rosário, Confraria do Crasto, Mov.Mensagem Fátima e Comissão do Jubileu. Reunião dia 29 de Abril, às 21:30h. Este Ano a Peregrinação é no Domingo 11 de Setembro.

 

02.  Antigos Alunos da Escola Comercial e Industrial de Gondomar – Fazem o seu encontro anual dia 30 de Abril . Eucaristia, na Igreja Matriz, S.Cosme às 11h.

 

03.  Peregrinação ao Monte da Virgem – dia 01 de Maio, despedida da Imagem Peregrina. Temos Autocarro para lá. Partida da Igreja Matriz às 09:00h, refeição à responsabilidade de cada um. Inscrições abertas até ao dia 23 de Abril, na Matriz.

 

04.  Benção das Mães Grávidas e Envio dos Peregrinos a Fátima a Pé: Dia 01 de Maio, na Missa das 19:00h, na Matriz. Estar às 18,40h. Pedimos e agradecemos sempre Inscrição prévia.

 

05.  SPEC(Secretariado Paroquial Educação Cristã)Reunião dia 03 de Maio, 21:30h na Azenha.

 

DOMINGO III DAPÁSCOA

L1 - Act 5, 27b-32. 40b-41;

Sal - 29 (30), 2 e 4. 5-6. 11-12a e 13b
L2 - Ap 5, 11-14

EVANGELHO – Forma Breve Jo21, 1-14

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Jesus manifestou-Se outra vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa de comer?». Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. O discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam apenas a uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Quando saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes. Esta foi a terceira vez que Jesus Se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos .Palavra da salvação. 

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol