J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Terço Jovem em Comunhão Vicarial Imprimir EMail

JOVENS DA VIGARARIA DE GONDOMAR REZAM O TERÇO

COM E PELAS FAMÍLIAS


NUMA NOITE DE UNIDADE

 
04.05.2007

 

Introdução – Rezar a Maria é rezar os espaços da nossa vida em que Ela está presente; é rezar o vazio de nós e da vida, donde Ela está ausente; é rezar a nossa fé de irmãos e de filhos dessa Mulher, cujo coração palpita e se consome por nós.

Rezar a Maria é dizer a nossa necessidade de A sentirmos ao nosso lado e de nos sentirmos crentes e comprometidos com o Deus de Maria e com os homens que esse Deus ama.

Assim, neste jeito de rezar a nossa vida, de rezar Maria e de rezar a Maria, peçamos, nesta noite à Mãe que nos torne mais conscientes dos nossos deveres de cristãos e de filhos.

1º Mistério: Senhora, não te conheci menina, mas sei como foste Mãe e és ainda. Nesta certeza que trago em meu coração de criança, eu sei que Tu me amas, eu sei que amas todos os meninos e meninas do mundo, porque o Teu coração de Mãe, não se esvazia de amor.

Mãezinha, quero pedir-te uma coisa: anda pelos nossos caminhos de crianças, para aprendermos a ser crescidos. E um dia, Mãe, quando não formos, já, estes meninos de agora, dá-nos a Tua mão carinhosa para caminharmos contigo os Teus caminhos e crescermos homens e mulheres alegres, santos e servidores.

Pedimos por todas as crianças do mundo, principalmente pelas que sofrem as guerras e as violências.

2º Mistério: Maria, Amiga e Mãe, Tu sabes como é grande o nosso desejo de ser jovens! Desce connosco, Maria, aos nossos lugares de vida, que são, tantas vezes, os nossos lugares de envelhecimento antecipado, e no Teu jeito amoroso, ensina-nos a ser jovens deste tempo, que é o nosso e que tem necessidade da nossa juventude. Alegra-te, Maria, eternamente jovem, porque sempre que Tu desces aos nossos lugares de vida, reaprendemos, contigo, a JUVENTUDE.

Pedimos por todos os jovens para que saibam dar-se a Deus e viver a sua juventude em plenitude.

3º Mistério: Avé Maria, Senhora. Grandeza de todas as mulheres! Neste dia de graça eu Te bendigo e humildemente Te peço : Senhora, ensina-me a ser mulher ! Mulher, ensina-me a ser senhora! Contigo quero aprender a estar no mundo sem me deixar esmagar por ele; a ser livre, sem deixar de ser feminina; a ser esposa, sem me fazer escrava; a ser mãe de coração amante, sem perder o sentido da justiça.

Pedimos por todas as mães para que saibam transmitir aos seus filhos o amor com que Deus nos ama a todos.

4º Mistério: Senhora – Mulher – Esposa, neste momento, queria ser a voz de todos os homens, maridos e pais. Quero pedir-te que nos ajudes a crescer no amor e que seja autêntica a confiança que pomos nas nossas esposas. Que saibamos olhá-las e olhar todas as mulheres com dignidade e respeito e que o nosso lar seja o espaço único do nosso amor de maridos.

Pedimos por todos os pais para que sejam na família um exemplo de vida para os filhos.

5º Mistério: Mãe querida, já os nossos dias vão declinando e vemos aproximar-se o sol posto da vida. Ajuda-nos, Maria! Ajuda-nos a entender esta realidade. Ensina-nos a cantar louvores ao nosso Deus por esta maravilha a que chamamos VELHICE.

Mãe… deixa-nos de novo ser meninos!... Deixa-nos repousar em Teu regaço, nossa cabeça cansada, cheia de cabelos brancos e de sonhos mortos! Deixa-nos adormecer serenos, no calor do Teu regaço e contentes, sentir os Teus dedos carinhosos, passando em nossos cabelos cansados enquanto a Tua voz nos diz, serena: “ – meu filho!...” e voltaremos, Maria, a ser meninos. E, por Teu Filho, nascerá em nós a força nova da vida.

Pedimos por todos aqueles e aquelas que sentem a vida a declinar, para que confiem as suas vidas nas mãos de Deus que é Pai e os ama ternamente.

Oração Final

Oração pela familia
Deus, de quem provém toda a paternidade no céu e na terra.
Pai, que és amor e vida,
faz que cada família humana se torne sobre a terra,
mediante o teu Filho, Jesus Cristo, nascido de mulher,
e mediante o Espírito Santo, fonte de vida e caridade,
um verdadeiro santuário da vida e do amor
para as gerações que sempre se renovam.
Faz com que a tua graça
guie os pensamentos e as acções dos casais
para o bem das suas famílias
e de todas as famílias do mundo.
Faz com que as novas gerações encontrem na família
um forte apoio para a humanidade
e o seu crescimento na verdade e no amor.
Faz que o amor,
reforçado pela graça do sacramento do matrimónio,
se mostre mais forte do que qualquer fraqueza
ou qualquer crise,
através das quais por vezes,
passam as nossas famílias.
Faz por fim, te pedimos pela intercessão de Maria,
que a Igreja no meio de todas as nações da terra
possa cumprir frutuosamente a sua missão
na família e através da família.
Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor,
na unidade do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Nota: A oração final pode ser substituída pela Consagração a Nossa Senhora. Os cânticos são escolhidos por cada grupo.

< anterior
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol