J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
ANO DA MISERICÓRDIA - Oração em Família, às Refeições e a santa Missa Imprimir EMail

ORAÇÕES PARA NATAL EM FAMILIA – Proposta

e outras propostas litúrgicas para esta quadra:

Missa Dominical e

Oração para antes e depois da Refeição.

 

 

 

Oração do Ano Santo da Misericórdia(Ver Abaixo)

 

 

VIVER O NATAL EM FAMILIA

 

Na Noite de Natal acende-se a quinta Vela

 

A manifestação do Filho de Deus entre os homens, feito homem em tudo igual a nós, excepto no pecado, é fonte de alegria e de paz. Deus entra nos caminhos dos homens, sem mesmo eles terem disso consciência, e por esses caminhos leva a salvação a todo o mundo. Se não há paz, alegria e felicidade hoje é porque falta a humildade dos pastores para reconhecerem o Salvador. «A nossa esperança é ALGUÉM. A nossa esperança é Cristo... »

 

Na continuação do Advento, chegamos a este dia tão esperado.

 

NASCEU O SALVADOR. Celebremos, com Fé o Natal do Senhor.

NATAL   DO   SENHOR  2015  - VIDA, ALEGRIA e FRATERNIDADE

 

             Imagem a colocar no presépio: JESUS.       Leitores proclamam:

 

 Setecentos anos antes de Jesus, Isaías profetizava:

«Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado».

Setecentos anos depois, Lucas registou no Evangelho:

«Maria teve o seu Filho primogénito. Envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura».

E na Missa do Dia de Natal, S. João diz-nos:

«O Verbo fez-se carne e habitou entre nós».

 

Ø      Cada um pega numa vela acesa.

Ø      Alguém entra com o MENINO, e ergue-o diante de todos.

Ø      Canta-se:            Cristãos, alegria, que nasceu Jesus!

 

A virgem Maria no-lo deu à luz.

Jesus! Jesus! Saudemos Jesus. (bis)

 

A alegria também é uma das características do Evangelho de Lucas. Nele, o Anjo do Senhor diz aos pastores de Belém, na noite de Natal: «Anuncio-vos uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.»

 

Ø      Cantar o refrão: “Gloria in excelsios Deo”. Ou outro…

 

 

ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer esta santíssima noite com o nascimento de Cristo, verdadeira luz do mundo, concedei-nos que, tendo conhecido na terra o mistério desta luz, possamos gozar no Céu o esplendor da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

Evangelho de N. S. J. Cristo segundo São Lucas (Lc 2,1-14)

 

«Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».   Palavra da Salvação

 

Pode cantar-se de novo, enquanto:

 

Ø      Todos beijam o Menino

 

Ø      E dão-se todos, reciprocamente, o ósculo da paz.

 

 

DOMINGO  DA  SAGRADA  FAMÍLIA                                  (27/12/2015)

 

 

Evangelho de N. S. J. Cristo segundo São Lucas (Lc 2,41-52)

 

«Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens».    Palavra da Salvação

 

ORAÇÃO: Senhor, Pai santo, que na Sagrada Família nos destes um modelo de vida, concedei que, imitando as suas virtudes familiares e o seu espírito de caridade, possamos um dia reunir-nos na vossa casa para gozarmos as alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

 

 

ANO NOVO    SANTA   MARIA  MÃE  DE  DEUS   e   Dia  Mundial  da  Paz

 

 

Evangelho de N. S. J. Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 16-21)

 

«Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno».        Palavra da Salvação

 

 

ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

DOMINGO  DA  EPIFANIA:   Manifestação  aos  Magos    (03/01/2016)

 

 

Evangelho de N. S. J. Cristo segundo São Mateus (Mt 2,1-12)

«Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.» Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.»

Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.» Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho».      Palavra da Salvação

 

 

ORAÇÃO: Senhor Deus Omnipotente que neste dia revelaste o Vosso Filho Unigénito aos gentios guiados por uma estrela, a nós que já Vos conhecemos pela fé levai-nos a contemplar face a face a Vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, Nosso Senhor. Ámen.

 

 

DOMINGO  DO  BAPTISMO  DO  SENHOR                  (10/01/2016)

 

Evangelho de N. S. J. Cristo segundo São Lucas (Lc 3, 15-16. 21-22)

 

«Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos baptizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos baptizará no Espírito Santo e no fogo. Quando todo o povo estava sendo baptizado, Jesus também recebeu o baptismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu agrado” ».

Palavra da Salvação

 

 

 

ORAÇÃO: Deus de misericórdia, que enviastes o vosso Filho ao mundo, derramai o vosso Espírito Santo nos co­rações dos homens para que faça nascer neles a resposta ao Dom da fé, de modo que renascendo pelo baptismo para uma vida nova, mereçam fazer parte do vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

 

 

ORAÇÃO DO ANO DA MISERICÓRDIA

 

Senhor Jesus Cristo,

Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste,

e nos dissestes que quem Vos vê, o vê a Ele.

Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos.

O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu

e Mateus da escravidão do dinheiro;

a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura;

fez Pedro chorar depois da negação,

e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido.

Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo

a palavra que dissestes à mulher samaritana:

Se conhecesses o dom de Deus!

Vós sois o rosto visível do Pai invisível,

do Deus que manifesta sua omnipotência

sobretudo com o perdão e a misericórdia:

fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós,

seu Senhor, ressuscitado e na glória.

Vós quisestes que os Vossos ministros

fossem também eles revestidos de fraqueza

para sentirem justa compaixão

por aqueles que estão na ignorância e no erro:

fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles

se sintam esperados, amados e perdoados por Deus.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção

para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor

e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo,

levar a Boa Nova aos pobres,

proclamar a liberdade aos prisioneiros e oprimidos

e restituir a vista aos cegos.

Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia,

a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo,

pelos séculos dos séculos. Ámen.

 

Mensagem do Papa – XLIX Dia Mundial da Paz 01-01-2016:

VENCE A INDIFERENÇA E CONQUISTA A PAZ

 

 

LITURGIA DOMINICAL DESTES DIAS DE NATAL:

 

Liturgia da Véspera de Natal - Vigília

 

 

Liturgia da Dia de Natal – Missa da Meia Noite

 

 

Liturgia do Dia de Natal – Missa da Aurora

 

 

Liturgia do Dia de Natal – Missa do Dia

 

 

Liturgia do Ano Novo – Dia Mundial da Paz

 

 

Mensagem do Papa – XLIX Dia Mundial da Paz 01-01-2016:

VENCE A INDIFERENÇA E CONQUISTA A PAZ

 

 

Domingo da Epifania do Senhor – Reis Magos  -  03 de Janeiro 2016

 

 

Domingo do Batismo do Senhor – 10 de Janeiro 2016

 

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol