J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
46-Informação Paroqial de 08 a 15 de Novembro 2015 Imprimir EMail

INFORMAÇÃO  PAROQUIAL  DE  08  A  15  DE  NOVEMBRO 2015

 

01.    Corais D’ouro – Encontro todos os Sábados  a partir de 7 de Novembro a 5 de Dezembro às 21:30h, no Auditório Municipal.

 

02.    Memória de S. Nuno de Santa Maria – Liturgicamente é dia 06 de Novembro. Teremos Celebração com a Ala Nun’Alvares, Neste Domingo – Dia 08, na Missa solene às 11h. Em conjunto com a Confraria do Rosário.

 

03.    Grupo dos Peregrinos Menino Jesus de Praga – Convívio Domingo 08, Missa às 11h, comAlmoço na Tenda.

 

04.    Início da Semana dos Seminários – De 08 a 15 de Novembro, acontece a Semana dos Seminários. «Olhou-os com Misericórdia» é o Tema. Dia 14 e 15 todos os Ofertórios são para os nossos Seminários diocesanos.

 

05.    Confraria das Almas – Reunião dia 09 de Novembro às 21:30h, na Matriz.

 

06.    Capela da Ressurreição- Ensaio coro Vicarial dia 09  de Novembro.

 

07.    Equipa Paroquial de Batismos – Reúne Dia 09, 21,30h.

 

08.    GAC( Grupo Animação e Cultura) – Reunião dia 10 de Novembro às 21:30h na Matriz.

 

09.    CAE( Conselho Assunto Económico) - Reunião dia 10 de Novembro, às 21:30h na Matriz.

 

10.    SPEC(Secretariado Paroquial Educação Cristã) – Reunião dia 10 de Novembro às 21:30h no Centro da Azenha.

 

11.    MMF(Movimento Mensagem Fátima)    Reunião  11 de Novembro, 09:30h na Matriz.

 

12.    MOVA(Movimento Vida Ascendente) –Reunião  11 de Novembro,  às 15:30h, na Matriz.

 

13.    Jornal Caminhando – Toda a Equipa reúne Dia 11, 21,30h.

 

14.    Formação para Ministros Extraodinários Comunhão, em S. Mamede de Infesta dia 11 de Novembro, às 21:30h, e no dia 15 de Novembro  na Casa Diocesana de Vilar às 15h.

 

15.  Monte Crasto – Missa de Ação de Graças a Nossa Senhora dia 13 de Novembro às, 08:30h. Neste dia Rosário às 21:00h na Igreja Matriz – Orienta Movimento da Mensagem de Fátima.

 

16.  Benção da Escola Júlio Dinis, em Gondomar - Dia 13 de Novembro, às 16,30h.

 

17.  Tenda da Amizade - Magusto Paroquial com a Catequese da Matriz, todos os Pais e Anciãos: dia 14 de Novembro a partir das 17:30h.

 

18.  Tenda da Amizade - dia 15 de Novembro Take Away na Hora do Almoço, Domingo a partir das 12h.

 

ACONTECE PROXIMAMENTE – REGISTE JÁ E RESERVE DISPONIBILIDADE

 

19.  MOCP(Movimentos Organismos Centros Paroquiais) – Reunião dia 18 de Novembro, 21:30h. No Salão Paroquial.

 

20.  Capela da Ressurreição- Reunião com todos os Pais do 4º ano de Catequese, dia 20 de Novembro às 21:30h.

 

21.  Bênção de Mãe e Filho Pós Parto – dia 22 de Novembro às 11h na Matriz. Pedimos inscrição prévia.

 

22.    PRÓXIMA BÊNÇÃO DAS MÃES GRÁVIDAS: Dia 20 de Dezembro, 10,40h. Pedimos o favor de se inscreverem previamente, para reservarmos lugar para toda a Família

 

23.    Oração do Rosário com as Famílias – Dia 25 de Novembro às 21:30h na Matriz. Orienta o CPM(Centro Preparação para o Matrimónio)

 

24.    GEOP(Grupo Executivo Obras Paroquiais) – Reunião dia 26 de Novembro, às 21:30h, na Matriz.

 

25.    Grupo de Jovens + Além – Reunião dia 27 de Novembro às 21:30h  na Matriz. Domingo 29 de Novembro organizam um Almoço para fora (Takeway) – mediante inscrições-

 

01.  Semana Paroquial da Caridade- 29 de Novembro a 06 de Dezembro. Neste fim de semana 28 e 29, serão distribuídos envelopes em todas as Missas da Paróquia. As Famílias colocarão a sua Oferta e entregam no Ofertório, para o altar do Senhor, no fim de semana 05 e 06  de Dezembro.

 

02.    Paróquia de Fânzeres – Encontro Vicarial do Setor Litúrgico(que tem como tema Celebrar a Misericórdia) – para todos os Membros da Liturgia(Acólitos, Leitores, Coros, Mec, Zeladoras, e outros…) – Domingo 29 de Novembro, das 15h às 17h, no Salão Paroquial de Fânzeres. Levar Merenda para partilhar. Inscrição até dia 22 de Novembro.

 

03.    Abertura do  Ano Pastoral ao Senhor – 29 de Novembro, Matriz, na Missa das 11h, com Representantes de Todos os Movimentos, Organismos e Centros Paroquiais. Iniciamos o Advento – Novo Ciclo Litúrgico C – preparando o Natal de Jesus.

 

04.  Eucaristia em Honra de Sto. Elói, Louvar invocar e contemplar o Santo. Patrono dos Ourives, dia 30 de Novembro às 11h na Matriz.

 

05.  Casamentos para 2016 – Já podem marcar o Matrimónio para 2016. Assim como as Bodas de Prata ou Ouro. No Cartório Paroquial, aberto das 17:00h às 19:30h.

 

06.  ACOLHIMENTO DE FAMÍLIAS REFUGIADAS --PAR - (Plataforma Apoio Refugiados) - http://www.refugiados.pt/ . A nossa Paróquia será Paróquia de Acolhimento. As Famílias que tiverem a coragem e a generosidade de abrir o coração às Crianças e Adultos Refugiados. Podem inscrever-se na Matriz. Ver abaixo todas as Condições. «que cada paróquia, cada comunidade religiosa, cada mosteiro, cada santuário da Europa acolha uma família» pediu o Papa Francisco.

Durante dois Anos teremos também Missas às 19h, na Terça e Sexta, em regime experimental.

 

DOMINGO – XXXI COMUM – B – EVANGELHO Forma Breve MC 12, 41-44

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver»   Palavra da salvação.


Comentário à Liturgia dominical: http://ecclesia.pt/

Fontes de Apoio à vivência da liturgia Diária: Secretariado Nacional de Liturgia.

 

Comentário à Liturgia Dominical e diária: http://www.dehonianos.org/portal/default.asp

 

Meditação Diária - em formato Áudio – sobre a Palavra do Senhor:

http://www.passo-a-rezar.net/

 

Α -------------------------------------------------- M-XP --------------------------------------------------

RUMO AO JUBILEU DOS CEM ANOS DE FÁTIMA

 

NESTA SEÇÃO, IREMOS COLOCANDO ALGUNS ITENS, RELATIVOS A NOSSA SENHORA, FÁTIMA E A VERDADEIRA DEVOÇÃO MARIANA, COMO CAMINHO PARA JESUS, NA IGREJA E NA EUCARISTIA.

E OUTROS SUBSÍDIOS DE VIVÊNCIA E PREPARAÇÃO

NESTE TRIÉNIO 2014-2015-2016.

 

ANO MARIANO 2017: Fátima e Aparecida no Brasil, geminadas

 

·         300  Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Brasil

 

·         100 Anos das Aparições de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima

 

 

«Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2)

 

Caros Paroquianos, bons Amigos leitores do Caminhando:

Como S. Paulo, saudamo-nos, na graça, misericórdia e paz que nos vem de Deus Pai, por meio de Jesus, maternalmente pelas mãos e Coração de Maria, quer dizer: na e pela Igreja. Graça, misericórdia e paz, são os meus votos para todas as famílias da nossa Paróquia, para si e família.

 

Encerramos as Festas do Rosário 2015. Com um entusiasmo especial, que vem desde 2010. O arco de tempo 2010 – 2017 é para nós um tempo muito peculiar, como Terra Consagrada, Terras da Senhora do Rosário.

Viveremos em caminhada intensa e mais profunda, este Tempo do Rosário 2014 ao Rosário 2018(cujo Primeiro Domingo/Festa da Senhora do Rosária – será no próprio Dia 7-10-2017). Tendo como momento alto o Jubileu de 2017: 300 Anos da Aparecida do Norte e 100 Anos da Fátima. Caminhada Feliz, depois da bela experiência de Igreja – Povo de Deus, Povo Sacerdotal.

 

Em comunhão com todos os Missionários e Consagrados, em sintonia de oração e fé com o Sínodo da Família, no âmago da nossa Diocese que vive até 2020 um promissor quinquénio pastoral, como nos propõe o Papa Francisco e o nosso Bispo, senhor D. António, vamos fazer da “Alegria do Evangelho a nossa Missão. Felizes os misericordiosos”. É o nosso lema diocesano 2015/2016.

 

Ano Jubilar da Misericórdia: De 08 Dezembro 2015 a 20 Novembro 2016

No próximo 08 de Dezembro, toda a santa Igreja Católica faz a abertura da Porta santa da Misericórdia. Inaugurando – significativamente no Dia da Imacualda Conceição, Padroeira de Portugal – o Ano Santo da Misericórdia. Jesus – é o rosto da miseircórdia do Pai, que vemos, ouvimos e nossas mão podem tocar. E nós mesmo somos os depositários dessa missão: “Sede misericordiosos como o vosso Pai celeste é misericordioso”. “Bem aventurados os misericordiosos – porque alcançarão misericórdia”(Mt. 5,7). E como o nosso mundo precisa de misericórdia, a Igreja, nós mesmos, nossas Famílias!

Dia 13 de Dezembro, será a abertura da “Porta da misericórdia” nas Igrejas Locais – também na Sé do Porto. E dia 20 Dezembro, será a abertura da “Porta da misericórdia” em todas as Igrejas Jubilares da nossa Diocese do Porto. No Concelho e Vigararia de Gondomar a Igreja jubilar vai ser a Igreja Paroquial de Gondomar/S. Cosme e S. Damião, onde faremos a solene abertura da Porta Santa, às 15h.

 

«Onde abundou o pecado, superabundou a Graça»(Rm 5,20)

O grande mistério, o paradoxo desconcertante de Deus nosso Pai, o seu Amor infinito supera e surpreende sempre a nossa miséria, por maior que seja – com a sua Graça e Misericórdia.

«Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes»(Bula do Papa, MV)

Graça e Misericórdia – a chave e abóbada da Mensagem de Fátima

 

Eis o que nos é oferecida a nós hoje por meio da Igreja: «Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2). Através da Mensagem de Fátima. A abóbada de Fátima é a revelação de Tuy, em 1929, em que a Lúcia diante do Altar e do Sacrário, em Quinta feira, vê e adora este mistério da SSma. Trindade. Onde aparecem estas letras cristalinas: «Graça e Misericórdia». Tudo começou no Batismo dos Pequenitos – Pai, Filho e Espirito Santo – renovado em 1916, nas Aparições do Anjo: Meu Deus eu creio… SSma. Trindade… Eucaristia/Sacrário, Coração Imaculado de Maria e o Corolário desta iluminação da Igreja e do Mundo, dá-se em Tuy, com a Visão da SSma. Trindade: Graça e Misericórdia!

Acolhendo a Graça e Misericórdia – teremos a Paz: «Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2). Nada melhor para vivermos este caminho com a Igreja Universal : Ano Jubilar da Misericórdia, do que prepararmos profundamente o Jubileu de Fátima e o prolongarmos até 2018 conforme o nosso Programa Pastoral diocesano.

 

Queremos viver bem este Quinquénio na nossa Igreja diocesana do Porto, até 2020?

Neste Ano da Alegria do Evangelho – nossa missão, que torna Felizes os misericordiosos?

Sentimos a maravilha que é sermos Igreja do Porto, vivermos o futuro Ano 2017-2018, com o Lema: “A Alegria do evangelho é a nossa Missão – Movidos pelo Amor de Deus, com Maria, Mãe da Igreja!”?

 

Só temos um caminho: «Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2) – Fátima.

 

Sabemos e sofremos porque abunda em nós e no nosso tempo o pecado, esse “mistério da iniquidade”. Mas temos uma certeza muito maior: superabunda o amor de Deus Pai e Mãe, oferecido hoje ao nosso Mundo no Coração da Mulher aos pés da Cruz: Mãe de misericórdia… que volve para nós os seus olhos misericordiosos.

Então só temos um Caminho: «Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2) – que é a Mensagem da Senhora do Rosário de Fátima. Este Caminho, hoje é a Igreja que a Mulher vestida de Branco representa: «O meu Imaculado Coração – conduzir-vos-á até Deus».

 

«E o que é que vosemecê me quer» pergunta cada um de nós à Mãe, à Igreja, ao Senhor.

 

«Graça, misericórdia e paz»(1 Tim 1,2) é a Boa Nova de Jesus para todos os tempos e lugares. É a Palavra amorosa e maternal de Deus Família(Pai, Filho e Espírito Santo) pelos lábios da Mãe. No seu Imaculado Coração encontramos Jesus – Bendito fruto do seu ventre – Rosto da misericórdia do Pai. Quer dizer – na Igreja, nos Sacramentos, especialmente no da Reconciliação e nas Obras de misericórdia – encontramos Graça e Misericórdia e a Paz inundará os corações, as famílias o mundo. Acolher Fátima como os Pastorinhos, viver Fátima como os Bem aventurados Pastorinhos, anunciar a Mensagem da Senhora do Rosário de Fátima, como os Pastorinhos e os Papas, é o caminho que nos conduzirá até Deus. Em Graça e Misericórdia e dará paz.

Feliz Caminhada para todos. Cumprimento fraternal a todos, na comunhão da Igreja nossa Mãe.

 

O Pároco: P. Alípio Barbosa

DE: Editorial – Caminhando N.º 145, Setembro Outubro 2015

 

__________________________________________________________________________

 

 

ACOLHIMENTO DE FAMÍLIAS REFUGIADAS

 

 

PAR - (Plataforma Apoio Refugiados) - http://www.refugiados.pt/

 

Famílias

 

 

O QUE É?

É um projeto de acolhimento e integração de crianças refugiadas e suas famílias em Portugal, em contexto comunitário, diperso pelo país, com o envolvimento de instituições locais (IPSS, Autarquias, Associações, Inst. Religiosas, Escolas,…) que assumam essa responsabilidade face a uma família concreta.

Considera-se, para a presente iniciativa, um conceito abrangente de “refugiado”, em que se incluem também pessoas em busca de proteção humanitária, provenientes de países em crise / guerra (nomeadamente, Síria) ainda que não tenham formalmente o estatuto de “refugiado”.

 

COMO FUNCIONA?

A PAR promove o acolhimento de famílias por instituições. Esta opção prende-se com a complexidade e exigência deste acolhimento, que implica respostas em todas as vertentes como o alojamento, a alimentação adequada, o apoio de saúde, a educação, a aprendizagem do português e a ajuda na integração laboral dos adultos que compuserem o agregado. Não está considerado, por isso, o acolhimento em contexto doméstico.

Constituição do PAR Instituição/Família, garantindo que essa instituição assegura à família em questão, todo o processo de acolhimento e integração ao longo de um ano, com um 2º ano de redução gradual de apoio, face à sua desejada autonomização progressiva.

Acolhimento e integração tendo em vista a autonomia – integração dos adultos no mercado de trabalho e das crianças na escola.

Apoio na aprendizagem de português, na integração na escola da(s) criança(s), no acesso à saúde, na integração no mercado de trabalho.

A PAR tem um Secretariado Executivo que receberá as propostas de instituições anfitriãs e as candidaturas de famílias, fará o encontro do par “instituição/família” e acompanhará posteriormente a instituição anfitriã no que necessitar, nomeadamente em termos de apoio técnico.

Se representa uma instituição que pretende acolher uma família de refugiados, preencha o seguinte formulário:

O QUE É NECESSÁRIO PARA ACOLHER UMA FAMÍLIA ?

Cada Instituição anfitriã deve ser capaz de garantir, através dos seus recursos e com os recursos de parceiros locais que mobilize, os seguintes requisitos para acolhimento de uma família:
– Alojamento adequado, preferencialmente autónomo.
– Alimentação
– Apoio no acesso ao mercado de trabalho
– Apoio no acesso à educação (crianças)
– Apoio no acesso à saúde (Centro de Saúde)
– Apoio na aprendizagem do português

Formalização da oferta, indicando o perfil de família (composição, nº máximo de membros,..)

Estruturação de um protocolo com a PAR, com a formalização do compromisso.

Necessidade de formação / preparação das instituições de acolhimento, nomeadamente para as dificuldades típicas destes processos e de como evitá-las / minimizá-las.

As instituições que queiram acolher uma família devem contactar o Secretariado Executivo da PAR, sedeado no Serviço Jesuíta aos Refugiados.

PAR – Linha da Frente  ---  --- --- APOIO NOS PAÍSES DE ORIGEM

 

O QUE É?

Campanha de recolha de fundos, a lançar brevemente, com o apoio dos media, para o trabalho da Cáritas e do JRS no Médio Oriente (particularmente Síria, Líbano e Jordânia), no apoio a refugiados e deslocados internos.

 

COMO FUNCIONA?

Criação de uma conta bancária específica para o efeito, de gestão transparente, auditada por entidade independente, e com a totalidade dos donativos a reverter para o trabalho na linha da frente no apoio a estas pessoas.

Para a Linha da Frente advogamos a recolha de donativos, em vez da recolha de bens, a serem repartidos na totalidade entre duas instituições credíveis que já estão a trabalhar no terreno: Cáritas MO, JRS-MENA

Advogamos, desta forma, a vontade de responder às necessidades mais urgentes dos refugiados e dos deslocados internos à força, através da promoção da economia e do mercado local.

Desta forma, promovendo a economia e o mercado local, promovemos também uma maior estabilidade e segurança nas relações entre as populações de diferentes origens em zonas de conflito permanente.

Neste sentido que os projetos que venham a ser financiados pela PAR-Linha da Frente serão para todos, independentemente da fé que professem, do país de proveniência, da tribo a que pertençam e do estatuto que tenham (refugiados, idp, população local).

 

COMO AJUDAR?

Através de donativos, por transferência bancária ou via multibanco ou através de outras iniciativas que a PAR venha a considerar adequadas (espetáculos, eventos,..), excluindo unicamente peditórios públicos

 

Está a ser programada para os próximos dias uma  campanha de angariação de fundos que será divulgada a nível nacional

 

 

 

FAMILIA  CANDIDATA     A RECEBER  FAMILIAS DE REFUGIADOS

 Paróquia Gondomar/S. Cosme

 

NOME(Completo)____________________________________________________________

 

Nascimento____ /____ /_______; Fregue.de______________-____________ Nacion. __________

 

Baptismo____/____/_______ Paróquia__________Crisma____/____/_______Paróquia__________

 

SERVIÇO(S) que faz  na PARÓQUIA_________________________________________________

 

HABIL.LITER.____________________; PROFISSÃO_______________; TEL.SERV.__________

 

FORMAÇÃO CRISTÃ (Cursos …)____________________________________________________

 

ASSINA ALGUMA PUBLICAÇÃO ? ______; QUAL(IS) ? _______________________________

 

ESTADO_____________; TELEM______________; EMAIL_______________________________

 

CONJUGE_______________________________________________________________________

 

Nascimento ____ /____ /_______; Fregue.de______________ -  ____________ Nacion. __________

 

Baptismo____/____/_______ Paróquia__________Crisma____/____/_______Paróquia__________

 

SERVIÇO(S) que faz na  PARÓQUIA_________________________________________________

 

HABIL.LITER.____________________; PROFISSÃO_______________; TEL.SERV.__________

 

FORMAÇÃO CRISTÃ (CURSOS…)__________________________________________________

 

ASSINA ALGUMA PUBLICAÇÃO ? ______; QUAL(IS) ? _______________________________

 

ESTADO_____________; TELEM______________; EMAIL_______________________________

 

MORADA_________________________________________________CP_____-____ __________

 

TEL. DA RESID.______________;FAX_______________;    DATA CASAM    ____ / ____ / ______

 

------------------------------------------  XP  ---------------------------------------------

Tem Disponibilidade para Receber:

Uma Família____                                      Várias Famílias: Quantas ______

Com quantos Membros no Agregado Familiar____

Com Alojamento Autónomo:  SIM______; NÂO ______

Concretize a sua opção:

 ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

DATA  ____ / ____ / _______                                                                                 Muito Obrigado

TODA A INFORMAÇÃO AQUI: http://www.refugiados.pt/

 

Pode seguir A NOSSA PARÓQUIA NO FACEBOOK: Ou Carregando: AQUI

 

Saudações do Pároco, Bom Mês de Novembro – mês das almas e meditação na Vida eterna – Bom Verão. Em comunhão consigo caro Internauta,

 

Em Ano da Vida Consagrada,

uma especial saudação de Alegria e Comunhão na Missão a todos os Consagrados, particularmente aos da nossa Vigararia e Paróquia de Gondomar S. Cosme:

Sacerdotes do Coração de Jesus;

Padres Capuchinhos;

Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e

Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus.

 

Bendito seja Deus pelo belo Testemunho, evangélico e escatológico.

 

BOM DOMINGO,

CAROS PAROQUIANOS, IRMÃOS NA FÉ

E NAS ONDAS CIBERNÉTICAS.

ABRAÇO MUITO AMIGO PARA TODOS. FELIZ DIA DE TODOS OS SANTOS.

 

Vosso Pároco: Padre Alípio Barbosa

< anterior   Seguinte >
J.A.T. template series was designed 2006 by 4bp.de: www.4bp.de, www.oltrogge.ws
Patanol